Canais
Eventos
publicado em 28 de abril de 2008 - 14h19

Festa do Pantanal terá de Turismo Pedagógico a Cavalhada

Da Redação

A programação da 15ª Festa Internacional do Pantanal, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal entre 14 e 18 de maio, com o tema “Mato Grosso – Do Pantanal a Amazônia e do Guaporé ao Araguaia” já está fechada e traz muitas novidades. Além do número maior de cidades participantes em relação a 2007, que subiu de 35 para 49, o evento traz também enfoque aos Turismos Pedagógico e de Esporte.

O Pedagógico, conforme explica a coordenadora do evento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Vanessa Ulrich, consiste num momento específico da Festa voltado exclusivamente aos estudantes. “Escolas estaduais e municipais poderão agendar horários nas tardes dos dias 15 e 16 para que os alunos conheçam as dependências da Festa de um modo mais tranqüilo. Nessa ocasião serão exibidos filmes sobre Mato Grosso e mostrados os quatro pólos turísticos”, contou. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam melhor o que há em Mato Grosso para ser conhecido. “As escolas vão trabalhar assuntos ligados ao Turismo mato-grossense em trabalhos com os estudantes. Assim, além de conhecer melhor, eles também podem ajudar a difundir o Turismo mato-grossense ao comentar o que viram com outras pessoas”, pontuou.

No tocante ao Turismo de Esporte a ênfase será dada à Copa de 2014, como forma de envolver mais a população com esse evento grandioso em Mato Grosso. A Festa terá um espaço que abrigará exposição de fotos e camisetas da seleção brasileira além de um histórico das Copas.

Outra novidade é o “Espaço Viaje por Mato Grosso”, que consiste num local exclusivo para as agências de viagem onde serão comercializados pacotes de roteiros turísticos. Portanto, quem percorreu a Festa e viu algum local que lhe interessou, pode, na mesma hora, ir ao espaço e reservar sua passagem para aquele destino sem perder tempo.  

Mas não é só isso. Continuam a fazer parte do evento também os Turismos Rural e Indígena e haverá espaço reservado aos produtos oriundos da Agricultura Familiar. Também está reservado espaço para os amantes da Pesca e Aventura. Este vai concentrar produtos e utensílios dessas duas modalidades para quem quiser conhecer ou já adquirir os apetrechos no local.

Outra área será destinada a quem gosta de rodeio. Quem vai apresentar o que há de mais empolgante no setor é a Federação de Rodeio Mato-grossense, que terá espaço especial na Festa.

Mais novidade vem do setor de gastronomia. Este ano serão 14 boxes oferecendo 14 tipos de comidas regionais sem repetição. Tudo para dar a oportunidade do público variar bastante não só de tipos de Turismo como também de sabores mato-grossenses.

Cursos - E seguindo a linha de capacitação - e não só de lazer - que a Festa tem realizado nos últimos anos, também serão ofertados cursos para fortalecer o setor. Dia 15, a programação traz o curso “Como Buscar Recursos para Projetos Turísticos”; as Mesas Redondas: Idealização de Eventos - Casos de Sucesso e Sustentabilidade dos Povos Indígenas de Mato Grosso e; Rodada de Negócios. O professor Luiz Trigo apresenta a conferência “Novas Tendências do Turismo”.

Será ofertado também o curso “Organize Seu Evento com Excelência” e as Mesas Redondas: Produto Turístico; Turismo Segmentado - Casos de Sucesso e; Sustentabilidade dos Povos Indígenas de Mato Grosso e a conferência “Turismo Mágico”, com o professor Luiz Brambati.

O fim de todos os dias será marcado por apresentações culturais. No encerramento o destaque cultural fica por conta da chegada da Cavalhada de Poconé ao Centro de Eventos Pantanal. (VB)

Veja também:

27/04/2015
Jazz irá embalar Florianópolis
Hotel foi escolhido para receber as jam sessions de músicos que se apresentarão na 5ª edição do Jurerê Jazz Festival.
26/04/2015
Dia 30, Profissionais de Eventos comemoram seu Dia
Líderes da Indústria de Eventos do Brasil se reúnem, a partir desta semana, para promover a quarta edição mundial do Dia do Profissional de Eventos, comemorado em todo país no próximo dia 30.
23/04/2015
Grupo FLUX media bate-papo no Fashion Revolution Day
O evento, que será celebrado em aproximadamente 70 países, propõe uma reflexão sobre a cadeia produtiva da moda através de debates e oficinas.
22/04/2015
Evento discute custo e impacto social da moda no mundo
O Fashion Revolution Day é um movimento internacional que, neste ano, vai promover eventos e ações em 68 países sob o tema “Quem fez minhas roupas?”.
Newsletter
Receba as novidades