Canais
Eventos
publicado em 28 de abril de 2008 - 14h19

Festa do Pantanal terá de Turismo Pedagógico a Cavalhada

Da Redação

A programação da 15ª Festa Internacional do Pantanal, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal entre 14 e 18 de maio, com o tema “Mato Grosso – Do Pantanal a Amazônia e do Guaporé ao Araguaia” já está fechada e traz muitas novidades. Além do número maior de cidades participantes em relação a 2007, que subiu de 35 para 49, o evento traz também enfoque aos Turismos Pedagógico e de Esporte.

O Pedagógico, conforme explica a coordenadora do evento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Vanessa Ulrich, consiste num momento específico da Festa voltado exclusivamente aos estudantes. “Escolas estaduais e municipais poderão agendar horários nas tardes dos dias 15 e 16 para que os alunos conheçam as dependências da Festa de um modo mais tranqüilo. Nessa ocasião serão exibidos filmes sobre Mato Grosso e mostrados os quatro pólos turísticos”, contou. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam melhor o que há em Mato Grosso para ser conhecido. “As escolas vão trabalhar assuntos ligados ao Turismo mato-grossense em trabalhos com os estudantes. Assim, além de conhecer melhor, eles também podem ajudar a difundir o Turismo mato-grossense ao comentar o que viram com outras pessoas”, pontuou.

No tocante ao Turismo de Esporte a ênfase será dada à Copa de 2014, como forma de envolver mais a população com esse evento grandioso em Mato Grosso. A Festa terá um espaço que abrigará exposição de fotos e camisetas da seleção brasileira além de um histórico das Copas.

Outra novidade é o “Espaço Viaje por Mato Grosso”, que consiste num local exclusivo para as agências de viagem onde serão comercializados pacotes de roteiros turísticos. Portanto, quem percorreu a Festa e viu algum local que lhe interessou, pode, na mesma hora, ir ao espaço e reservar sua passagem para aquele destino sem perder tempo.  

Mas não é só isso. Continuam a fazer parte do evento também os Turismos Rural e Indígena e haverá espaço reservado aos produtos oriundos da Agricultura Familiar. Também está reservado espaço para os amantes da Pesca e Aventura. Este vai concentrar produtos e utensílios dessas duas modalidades para quem quiser conhecer ou já adquirir os apetrechos no local.

Outra área será destinada a quem gosta de rodeio. Quem vai apresentar o que há de mais empolgante no setor é a Federação de Rodeio Mato-grossense, que terá espaço especial na Festa.

Mais novidade vem do setor de gastronomia. Este ano serão 14 boxes oferecendo 14 tipos de comidas regionais sem repetição. Tudo para dar a oportunidade do público variar bastante não só de tipos de Turismo como também de sabores mato-grossenses.

Cursos - E seguindo a linha de capacitação - e não só de lazer - que a Festa tem realizado nos últimos anos, também serão ofertados cursos para fortalecer o setor. Dia 15, a programação traz o curso “Como Buscar Recursos para Projetos Turísticos”; as Mesas Redondas: Idealização de Eventos - Casos de Sucesso e Sustentabilidade dos Povos Indígenas de Mato Grosso e; Rodada de Negócios. O professor Luiz Trigo apresenta a conferência “Novas Tendências do Turismo”.

Será ofertado também o curso “Organize Seu Evento com Excelência” e as Mesas Redondas: Produto Turístico; Turismo Segmentado - Casos de Sucesso e; Sustentabilidade dos Povos Indígenas de Mato Grosso e a conferência “Turismo Mágico”, com o professor Luiz Brambati.

O fim de todos os dias será marcado por apresentações culturais. No encerramento o destaque cultural fica por conta da chegada da Cavalhada de Poconé ao Centro de Eventos Pantanal. (VB)

Veja também:

23/05/2015
Lemos Britto, um dos pioneiros do mundo dos eventos, feiras e entretenimento, faleceu
Uma das mais brilhantes trajetórias do setor de eventos e entretenimentos no Brasil, Arthur José de Lemos Britto foi eleito para a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ocupando a Cadeira 22.
21/05/2015
Agência Pepper organiza o II BrazilFoundantion Gala São Paulo
Pelo segundo ano consecutivo, a agência Pepper abraça a causa da BrazilFoundation, organização sem fins lucrativos que em 14 anos já arrecadou 35 milhões de dólares e apoiou mais de 400 projetos sociais no Brasil.
19/05/2015
370 inscritos de oito estados participaram da meia maratona Eventpool
Projeto Visa Divulgar Destinos Para Eventos. Prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, quer incluir evento no calendário oficial da cidade.
19/05/2015
Senac promove mesa redonda com tema "Turismo Gastronômico - estratégia de sucesso para destinos turísticos."
Eventos acontece no próximo dia 20 de maio no CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPOS DO JORDÃO e tem inscrições gratuitas.
Newsletter
Receba as novidades