Flórida Business Fórum é realizado com sucesso em São Paulo

“Esteja preparado para o insucesso, mas trabalhe, principalmente, preparado para o sucesso”, esse foi um dos alertas fornecidos durante a edição do “Flórida Business Fórum: Internacionalizando Tecnologias Brasileiras”, evento realizado pela Brazil Florida Business Council, Inc., na manhã do dia 07, em São Paulo.
Flórida Business Fórum: evento contou com três painéis, sendo o primeiro voltado principalmente para a área jurídica para quem quer se internacionalizar, com a apresentação de Bruno Drummond e Pedro Drummond, sócios-fundadores da Drummond Advisors

O dono da frase é Jorge Fernando Baya, diretor da TOTVS, que, além do conselho, também falou sobre o processo de internacionalização da empresa e os desafios enfrentados, “é difícil explorar um mercado novo, com cultura diferente, mas se a empresa estiver preparada, as coisas andam bem”. Ele participou do segundo painel do dia, junto com Ronald Barcellos, sócio-fundador & CEO da Green Mile, empresa que surgiu no Brasil e rapidamente se expandiu para os Estados Unidos, “nós começamos aqui no Brasil, mas com a vontade de nos posicionarmos nos Estados Unidos, por isso com pouco mais de um ano conseguimos nos instalar na Flórida. Foi um trabalho árduo, mas que valeu muito a pena”, relatou Barcellos.

O evento contou com três painéis, sendo o primeiro voltado principalmente para a área jurídica para quem quer se internacionalizar, com a apresentação de Bruno Drummond e Pedro Drummond, sócios-fundadores da Drummond Advisors. Eles falaram sobre quais as principais etapas que as empresas que buscam internacionalização nos Estados Unidos precisam passar, mas destacaram uma palavra de ordem, “o primeiro passo para quem quer sair do país é planejamento, alias eu diria que planejamento é a chave principal de qualquer negócio tanto dentro, quanto fora do país. Mas para as empresas que querem se internacionalizar, essa é a primeira etapa, se planejar, pois as questões legais e tributárias são completamente diferentes lá fora e é preciso entender isso para alcançar o sucesso”, esclareceu Pedro Drummond. Fechando o evento, um painel sobre as experiências com startups, participaram Camila Costa, sócia-fundadora da Mindset Ventures, Jay Lanners Jr., associado da Amadeus Capital Partners e Sidney Chameh, sócio-fundador da DGF Investimentos. Os palestrantes falaram sobre suas experiências e os mercados que geralmente recebem novos negócios. “Eu fiz o caminho inverso da maioria aqui, vim dos Estados Unidos para o Brasil e posso dizer que o mercado de tecnologia aqui ainda tem muito a ser explorado aqui. Entendo todo mundo que queira sair, mas o mercado aqui ainda é muito bom”, relatou Jay Lanners.

Todos os painéis foram mediados por Guilherme Peres Potenza, sócio da Veirano Advogados. Também participaram do evento, Ronaldo Veirano e Sueli Bonaparte, presidente-fundadora da Brazil Forida Business Council, Inc. Para ela, foi surpreendente o interesse verificado entre os participantes pela temática: “Apesar de técnico, o tema tecnologia é vibrante no Brasil, uma vez que o País é o segundo maior mercado do Hemisfério Ocidental e está crescendo apesar de todas as dificuldades enfrentadas. As empresas inovadoras estão expandindo suas operações no exterior para apoiar seus clientes internacionais, portanto este tipo de debate é muito importante no planejamento estratégico neste processo”, explicou Bonaparte.

Ronald Barcellos, no entanto, concluiu os debates explicando que, em qualquer momento, o processo de internacionalização apresentado pelo Brazil Flórida Business Council é fundamental para o crescimento das empresas e busca por outros mercados, mas nesse momento vivido pela economia brasileira torna-se muito mais importante que em qualquer outra época.