Canais
Eventos
publicado em 16 de novembro de 2016 - 11h10

Instituto Cultural ESPM realiza exposição com os principais ícones da publicidade

Dos colecionadores Giacomo Favretto e Evandro Piccino, as peças que fizeram história e compõem a memória afetiva da população, farão parte da exposição “Ícones que Marcam”, realizada no Centro Cultural Fiesp, e serão retratadas em livro

Da Redação

Quando pensamos em marcas como não lembrar do Homenzinho Azul de Cotonetes; da Galinha Azul da Maggi; do Bibendum da Michelin; e do Frango da Sadia? São ícones que marcam porque ocupam espaço significativo na memória afetiva de pessoas de diferentes gerações.

Com a finalidade de resgatar, qualificar e teorizar o que há por trás destes símbolos, mascotes e personagens, o Instituto Cultural ESPM recorreu às coleções de Giacomo Favretto, fotógrafo, e Evandro Piccino, pesquisador e estudioso. Eles preservam acervos com centenas de ícones e participaram da edição do livro e organização da exposição “Ícones que Marcam”, que ficará aberta para visitação no Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313), entre os dias 17 de novembro e 11 de dezembro, com entrada franca.

A exposição “Ícones que Marcam” é formada por diferentes ambientes, justamente para facilitar a compreensão do visitante: Ícones Clássicos Nacionais e Globais – estão ativos no mercado e/ou presentes na memória afetiva das pessoas; Ícones Atuais – apesar de ativos no mercado, ainda não poderiam ser eleitos para um imaginário ‘Hall da Fama’; e Ícones Clássicos Internacionais – não vieram ao Brasil, mas são reconhecidamente importantes no repertório global do marketing e da publicidade.

Para Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM, apesar de ter apenas quinhentos anos, o Brasil é rico em histórias, porém, o acervo que as conta ainda é muito pequeno. Nossa intensão com o projeto ‘Ícones que Marcam’ é valorizar a importância desse precioso instrumento de marketing”, explica.

Durante a exposição, serão exibidos mais de 140 comerciais de televisão estrelados por personagens marcantes como o Menino dos Cobertores Parahyba, o Tucano da Varig, a Chiquita Banana da United Fruit e a Gang da Bardhal. Também estarão disponíveis seis diferentes minidocumentários, produzidos especialmente para o projeto. Cada um deles traça o perfil de um ícone, tendo como base entrevistas exclusivas com criadores, animadores e profissionais de marketing e publicidade.

A exposição e a publicação do livro “Ícones que Marcam” contam com o patrocínio, através da lei Rouanet, do Bradesco, anunciante que participou ativamente na história dos ícones brasileiros como o Chip, a Turminhado Prev Jovem Bradesco e o robô Link 237.

“Ícones que Marcam” sucede a outras iniciativas inéditas do Instituto Cultural ESPM, como os livros Partituras Publicitárias, Antes do Rádio e Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919, 1923, 1924, lançados em 2013 e 2014, respectivamente. Todos coerentes com a crença da Escola de que há história em seu futuro.

Serviço

Exposição: Ícones que Marcam

Local: Centro Cultural Fiesp – Espaço Fiesp (Av. Paulista, 1.313 – estação Trianon-Masp do Metrô)

Período: de 17 de novembro a 11 de dezembro

Horário: diariamente, das 10h às 20h, com entrada permitida até 19h40

Valor: Entrada franca

Mais informações: (11) 3549-4499


Veja também:

21/06/2017
Marcos Quintela é novo curador do Fórum de Marketing Empresarial
Iniciou sua carreira na área de entretenimento, atuando por uma década no meio musical, com larga experiência na logística de realização de shows.
21/06/2017
Palestras, painéis e Youtubers famosas foram sucesso no “Empreen.der”
Com a presença de mais de 800 inscritos, o evento idealizado por Luigi Rotunno, movimentou a noite de sexta-feira em Porto Seguro (BA).
20/06/2017
1o Forum sobre Dados, Analytcs e Conhecimento do Consumidor 2017 acontece no próximo dia 28 de junho
Visando mostrar como a tecnologia pode ajudar a ser mais eficiente nos negócios e na comunicação das Marcas , o Forum DBM TALKS vai trazer conteúdo de profissionais experientes do mercado no Data Intelligence e como essa ferramenta pode propiciar insights de negócios com base nos diversos sensores de dados disponíveis.
17/06/2017
Destaques no 7º Fórum Costa Brava
Grandes empresas de transporte aéreo e terrestre e seguro viagens são destaques do evento que debaterá mudanças e previsões para o setor de viagens corporativas.
Newsletter
Receba as novidades