Mais de dois milhões participaram de eventos culturais em POA

O ano de 2013 consolidou a capital gaúcha como um importante polo cultural do país.
Show da banda Nenhum de Nós na festa da virada na Usina do Gasômetro



Os eventos na cidade reuniram um público estimado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) em mais de dois milhões de participantes. Além dos eventos, a prefeitura se dedicou à preservação do patrimônio artístico e cultural fazendo obras paradas avançarem e se concluírem: restauração e revitalização do Mercado Público, finalização da nova sede da Pinacoteca Ruben Berta e a requalificação da Usina do Gasômetro, que irá receber uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, a Pinacoteca Aplub.

O fomento direto à cultura se expandiu em 2013, por meio do Sistema Fumproarte, que completou 20 anos e foi rediscutido. Os troféus Açorianos em artes plásticas, teatro, dança e música, juntos, distribuíram mais de R$ 100 mil em prêmios como incentivo à arte.

Em 2013, ainda aconteceu a entrega, ao prefeito Fortunati, pelo Conselho Municipal de Cultura, do Plano Municipal de Cultura e do Plano Municipal do Livro e Literatura. Também, pela primeira vez, se estabeleceu uma Comissão Organizadora do Carnaval e concluiu-se a elaboração do projeto de construção do Complexo Cultural do Porto Seco, que, entre outros equipamentos, prevê a construção das arquibancadas do sambódromo de Porto Alegre.

Entre os eventos produzidos, realizados e custeados diretamente pela Secretaria da Cultura em 2013, estão o Réveillon, o Carnaval, a Semana de Porto Alegre, as 24hs de Cultura, o Acampamento Farroupilha, o 20º Porto Alegre em Cena, os 17 carnavais comunitários descentralizados, a 12ª Feira de Troca de Livros, a Feira do Livro da Tristeza, o projeto Cinema no Bairro, a Festa do Ridículo Infantil, a Festa Cigana e o Natal Solidário Descentralizado, entre muitos outras exposições de arte, peças de teatro, apresentações de canto e dança, espetáculos musicais, oficinas de arte e a projeção de filmes referenciais da arte cinematográfica.

Além destes, a Bienal do Mercosul, a Feira do Livro, o Festival Internacional de Teatro de Rua, a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, a Procissão de São Jorge, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes receberam apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre