Fórum Eventos inova mais uma vez, e em parceria com a MPI Brazil promove Hackathon

O Hackathon foi coordenado pela MPI – Meeting Professionals International e teve a participação de seis equipes que receberam o desafio de desenvolver, em 24 horas soluções em tecnologias para o setor de eventos.

Além do ineditismo na realização de um Hackathon durante um evento do setor, é também a primeira que um Hackathon brasileiro teve membros internacionais em seu júri e também é a primeira vez que as equipes se apresentaram no palco principal do evento para uma plateia de centenas de profissionais que também avaliaram e elegeram o melhor trabalho.

Hackathons são maratonas de programação, voltadas para programadores, designers, mentores de negócios e pessoas focadas em startups que a partir de um desafio lançado por sua organização codan por 24 horas ininterruptas para desenvolver soluções que serão analisados por um júri. Soluções e ferramentas desenvolvidas em Hackathons mundo a fora já resultaram em produtos em uso na área da saúde, energia, acessibilidade, agronegócio e agora eventos.

Campeão do júri popular: 99 Staff, com 44,79% dos votos
O campeão do júri técnico foi a equipe Interact.

Os trabalhos aconteceram durante o Fórum Eventos 2017, e contaram com a participação de cerca de 40 profissionais, a maioria da geração Y, mas também por baby boomers, que formaram seis equipes, sendo que duas equipes venceram o Hackathon, por votação da plateia, que deu o primeiro lugar com 44,79% para a 99 STAF que desenvolveu um APP para seleção e contratação de promotores para eventos, e dos jurados, que votou na equipe Interact que criou a plataforma GameFortE que engaja o público através de um jogo integrado ao aplicativo do evento, usando o recurso de realidade aumentada.

O Hackaton teve como mentores experts em eventos: Líbia Macedo (ESPM), Andréa Nakane (Universidade Metodista), António Brito (New Events Global), Jorge Medauar Jr. (Instituto Mente Positiva) e Silvia Valente (Universidade Anhembi Morumbi), e especialistas em TI: Kamila Camilo, CMPC Tissue e Prefeitura de São Paulo, Evandro Peixoto, Project Manager, specialist digital marketing and DBA in 99 Delivery and LP Consulting e Thalis Antunes de Souza, coordenador do Polo de Inovação de Janaúba na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais,a direção do diretor de marketing & inovação do MCI Brasil, Ney Neto e coordenação geral de Fernando Tomé.

O Júri Técnico foi presidido pelo Rodrigo Cordeiro, presidente do Chapter Brazil da MPI e diretor do MCI Group; Sergio Medida Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Paulo Renato Fonseca, presidente do Espirito do Santo CVB, João Mario Mattos, da D’Mattos Live Marketing, Ana Luiza Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças e os norte-americanos Dahlia El Gazzar e David Dubois. "

Depoimentos de alguns dos participantes da maratona, são sugestivos do significado do Hackathon MPI Fórum Eventos: “Foi uma grande experiência. As 24 horas mais intensas da minha vida”; “A troca de experiências, todo o apoio foi fundamental para o sucesso de cada projeto, todos estão de parabéns”; “Muito bom trabalhar com vocês, adorei a experiência. Foi minha primeira oportunidade de tirar uma ideia do papel e o público gostar, foi incrível”.

Ney Neto, MPI Brazil, Emiliano Junqueira e Fernando Tomé