Grandes eventos e momento político também foram temas do primeiro dia do Fórum Eventos 2017

Três importantes momentos no primeiro dia do Fórum Eventos ocorreram durante os painéis Eventos & Festivais, Focus Group e Fomatura CEM/Academia Brasileira de Eventos. Por Luciene Gazeta
Gemha Junior, Presidente da Associação os Independentes

No painel Eventos & Festivais, os congressistas tiveram a oportunidade de estar em contato com três grandes nomes em megaeventos que são realizados no Brasil. O primeiro deles foi Gemha Junior, presidente da Associação os Independentes que realiza a Festa do Peão de Barretos. Este grandioso evento que soma 62 anos de realização procura inovar a cada ano, agregando melhorias e reunindo diversos estilos e públicos em um mesmo evento: musica, dança gastronomia e diversidade de culturas, transformando-se em um dos eventos mais desejados do Brasil.

Walder Bernardo, Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo

Em seguida, Walder Bernardo, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, abordou o quanto o segmento automobilismo no Brasil é desconhecido pelo público em geral, inclusive o público focado em eventos presente no Fórum. Enquanto todos os olhos estão voltados para a Fórmula 1, Walder apresentou em sua palestra os diversos eventos automobilísticos que acontecem Brasil afora, entre eles o Stock Car e a Fórmula Tuck de Caruaru. Toda semana, uma dezena de eventos automobilísticos acontecem no Brasil.

Ana Paula Vilaca, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura de Recife

Finalizando este painel, Ana Paula Vilaça, secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura de Recife ressaltou o reposicionamento do carnaval de Recife como o verdadeiro carnaval de rua do Brasil, evento que tem um impacto econômico de R$ 1,2 bilhão no estado do Pernambuco como um todo, reúne o total de 347 blocos e o principal deles, o Galo da Madrugada, atraiu em 2017 mais de 200 mil pessoas para as ruas da capital pernambucana.




O painel Focus Group, ocorrido após o almoço, dividiu os congressistas em três grandes grupos e um deles discutiu o tema Política e suas influencias no segmento de eventos no Brasil. Mediado por Elielson Gonçalves, cientista político, realizou uma longa explanação do momento político no Brasil e sua influência direta no segmento de eventos, concentrando o foco da discussão na importância do envolvimento do profissional de eventos na elaboração das pautas políticas junto ao poder Legislativo, que é totalmente leigo das reais necessidades do setor. Os congressistas concluíram nove aspectos importantes sobre a influência da política no segmento de eventos, entre eles, a necessidade de reformas trabalhista, tributária e implementação e, também, a regulamentação do incentivo e realização de grandes eventos.


O grupo conduzido pelo Senac foi coordenado por Juliana Fraga do Senac e discutiu o profissional de Eventos hoje, daqui a 5 anos e daqui a 15 anos.

O Segundo Grupo da CNC conduzido por Juliana Xavier, assessora econômica, discutiu a Indústria de Eventos no cenário econômico atual.

Encerrando o dia de painéis, ocorreu a cerimônia de formatura com a entrega da certificação CEM Certified Exhibition Management, que capacita profissionais de feiras e eventos, a nove profissionais brasileiros. 

Os formandos são: Cinara Cardoso (Táticca Group), Graciela Spinosa (GS Eventos), Patrícia Livoti (São Paulo Expo), Quéli Lopes Choquetta (Bento CVB), Raquel Corrêa Lopes (Expo Center Norte), Rodrigo Valentin (Expo Center Norte), Sergio Junqueira Arantes (Eventos Expo Editora), Thadeu Chaluapka (Beauty Fair), que receberam seus certificados das mãos de David Dubois, presidente da IAEE, António Brito, membro do Board da IAEE, Juan Pablo de Vera, presidente do Conselho da Ubrafe e Armando Campos Mello, presidente executivo da Ubrafe.

O CEM começou no Brasil em 2013 e já formou, até o momento, 36 profissionais. É o programa de capacitação e responsabilidade da IAEE - - International Association of Exhibitions and Events, maior associação mundial de organizadores de feiras e eventos.

Em seguida, Beatriz Almeida, recebeu das mãos de Sergio Medina Pasqualin, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e Marisa Canton, diretora da Academia, seu certificado de conclusão do estágio no Programa de Educacional da Academia, tendo estagiado no Transamérica Expo Center, APAS e Surreal, na etapa nacional e, na Exponor, o maior centro de feiras e congressos de Portugal, localizado na cidade do Porto.

Confira mais imagens da formatura no link: http://bit.ly/2oTLXNT

A noite foi coroada com um jantar especial servido no Espaço JK, com grife do Figueira Catering e reuniu congressistas e palestrantes ao som agradável de uma banda que reproduziu de forma agradável, ao som apenas de instrumentos, diversos estilos musicais. 

Confira mais imagens do Jantar no link: http://bit.ly/2pd8WWt