CIOSP 2017 revelou persistência da indústria odontológica e profissionais em busca de aperfeiçoamento

“O melhor do Brasil é o brasileiro”. Amplamente empregada numa conotação bem-humorada, essa frase pode muito bem ser usada para explicar o sucesso do 35º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de fevereiro. Comemorando jubileu de diamante pelos 60 anos de existência, o congresso este ano se destacou enormemente em duas linhas: 1) empreendedorismo brasileiro; 2) busca pelo aperfeiçoamento profissional.

“Ainda que o país esteja enfrentando muita dificuldade para sair da crise político-econômica que se instaurou desde 2014, o CIOSP é uma amostra real do quanto todos estamos dispostos a melhorar as coisas, dentro das nossas possibilidades. Nesta edição não houve lançamentos estrondosos, porém quase todo expositor implantou pequenas melhorias para atrair novos compradores. E foram bem-sucedidos, haja vista a feira de produtos, serviços e equipamentos odontológicos ter contabilizado 112 mil pessoas inscritas no evento”, diz Adriano Forghieri, presidente da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – entidade que realiza anualmente o CIOSP, maior congresso de Odontologia da América Latina e um dos maiores do mundo.

“Vale dizer que, já no evento de lançamento do 36º CIOSP – que vai acontecer entre 31/1 e 3/2/2018 –, a adesão dos expositores foi ainda mais surpreendente do que a edição atual, quando tivemos 205 estandes representando desde o fabricante com mais baixo investimento até gigantes da indústria odontológica. Isto sem contar o pavilhão internacional, que recebe expositores de vários países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Isto nos mostra o quanto suas expectativas foram alcançadas e o quanto estão dispostos a continuar investindo nesse segmento”, avalia Forghieri.

Na opinião de Marcos Capez, coordenador executivo do CIOSP 2017, um dos pontos altos desta edição foi a grande adesão de cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais ligados à Odontologia aos cursos oferecidos na grade científica – que foi reformulada, contando com doze grandes áreas de interesse. Tendo alcançado alta taxa de adesão, com 76% de ocupação, os cursos foram ministrados por 169 palestrantes que são referências em suas especialidades. Além de grandes profissionais do Brasil, o congresso contou com professores do Peru, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Itália.

“Além do grande sucesso da grade científica, tivemos também a Arena CIOSP, um espaço com capacidade para receber até 80 pessoas por sessão, totalmente gratuito. Nas várias sessões diárias, quem está iniciando a carreira pôde saber mais sobre questões éticas e jurídicas, além de aprender a se conduzir de forma mais segura e preventiva. Entre os temas principais destacaram-se empreendedorismo, gestão de carreira, mercado odontológico, aposentadoria, imposto de renda, contabilidade, atuação do profissional como pessoa física, vantagens e desvantagens de constituir uma pessoa jurídica, e relacionamento com operadoras odontológicas, entre outros”, diz Wilson Chediek, consultor da Comissão Científica do CIOSP e assessor da presidência da APCD.

Com tanto a comemorar, os organizadores do 36º CIOSP muito em breve já começam a preparar o evento do próximo ano.

Mais informações: www.apcd.org.br

Fontes:
Adriano Forghieri, presidente da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas)
Marcos Capez, coordenador executivo do CIOSP 2017
Wilson Chediek, consultor da Comissão Científica do CIOSP e assessor da presidência da APCD

Confira dos estandes destaque do Ciosp 2017:

Projetando Artes para Auspin
DM4 PARA JOTA DO BRASIL
ARQUIPLANO PARA ALPHA DENT
PRO1000 para DENTAL NEWS
HOTMA PARA DENTAL OFFICE
HOTMA PARA ORAL SIN
HOTMA PARA ORAL SIN
JMK PARA SALLI
DM4 PARA WILCOS
M3 STANDS PARA DENTAL SORRIA
CONEXÃO 3 PARA DENTAL TRINKS
JMK PARA ORTODONTIA
PROARTS PARA DENTAL CREMER
PROARTS
PROARTS
RED STAR PARA LISTERINE

Confira mais imagens abaixo:






Fonte: Assessoria