Canais
Feiras
publicado em 10 de outubro de 2017 - 21h20

Futurecom 2017 bate recorde de público com 15 mil visitantes

Edição comemorativa de 20 anos já tem data marcada – 15 a 18 de outubro de 2018, em São Paulo.

Da Redação

O Futurecom 2017 celebra o encerramento de sua 19ª edição com público recorde de 15 mil visitantes. Foram 220 empresas expositoras e mais cinco auditórios, onde foram debatidas as questões que balizam a influência da tecnologia na vida das pessoas, com destaque para a Internet das Coisas (IoT).

O evento reafirmou sua importância nas discussões das políticas públicas voltadas aos setores de tecnologia e das comunicações desde sua abertura, que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer; dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Gilberto Kassab e da Cultura, Sérgio de Sá Leitão; do secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges; do secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, Maximiliano Martinhão; e do presidente da Anatel, Juarez Quadros.

“A participação do primeiro presidente da República em exercício no Futurecom e de três ministros reforça a valorização do nosso setor. O evento demonstrou com clareza que o mundo de TICs está mudando e que as empresas que compreenderem essas transformações estarão abrindo novos horizontes, com extraordinárias oportunidades no mundo dos negócios", afirma Laudálio Veiga, fundador do Futurecom.

Os temas mais abordados pelos 320 palestrantes foram Internet das Coisas (IoT) e conexão 5G. Foram 31 painéis, 112 palestras e eventos paralelos como os da Abranet, Abrint, Ciena, Forum China Brasil de Telecomunicações, Startup Session, hackatons e Design Thinking. “Trouxemos este ano uma série de novidades, como os tours guiados, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as novas tecnologias – 5G e IoT – nos estandes dos expositores, além de interagir com especialistas sobre as possibilidades de novas aplicações”, destaca Luis Veiga, diretor do Futurecom.

Outra inovação para a edição deste ano foi o IoT Applications, espaço de 200m² dedicado a várias demonstrações. “O objetivo é incentivar a adoção de IoT em diversos segmentos, tais como: Indústria 4.0, Saúde, Educação, Cidades Inteligentes e Agronegócio. A revolução digital está cada vez mais pujante”, diz André Veiga, diretor do Futurecom.

Além dos visitantes e congressistas, mais de 400 jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer os vários benefícios aos usuários em aplicações que envolvem inteligência artificial e realidade aumentada na cobertura das mídias impressas e eletrônicas. “Futurecom reforça sua posição como o ponto de encontro e de negócios de todo o ecossistema das TICs na América Latina. Esperamos repetir o sucesso de 2017 no próximo ano, quando completaremos 20 edições do evento”, comemora Hermano Júnior, diretor do Futurecom.

Entre as empresas expositoras, o resultado do networking foi positivo.“O Futurecom é o momento de a nossa indústria mostrar sua relevância e o evento tem o papel de desafiar esse presente e mostrar o que o futuro nos reserva. Os expositores, juntos, são o motor da economia e dessa nova era digital, que já está transformando a sociedade”, afirma André Eletério, diretor de marketing e comunicação da NEC.

Renata Randi, diretora de marketing e alianças da Logicalis, diz: "Futurecom, para nós, é o ambiente em que conseguimos materializar e expor a nossa proposta de valor: permitir que os clientes ousem imaginar e mostrar que somos capazes de realizar a transformação de seus negócios com uso de tecnologia".

"A EAI Brasil participou pela primeira vez da Futurecom. Nos quatro dias, nós recebemos muitos visitantes qualificados no stand, interessados em inovação e alternativas em telefonia IP Puro e IoT. Fizemos apresentações técnicas do innovaphone PBX que atende empresas de qualquer porte e as pessoas ficaram muito entusiasmadas com as nossas soluções de IoT em Health, não só para o segmento de saúde, como para uso pessoal. Ano que vem, voltaremos", comenta Karin Côrrea, diretora de Professional Services da EAI Brasil.

Segundo Jaqueline Lee, diretora de marketing da Qualcomm para a América Latina, o evento deste ano se destacou por seu caráter inovador, pela busca de novas oportunidades de negócios para as empresas participantes e pela introdução de temas que começam a ganhar relevância no mercado, como a Internet das Coisas, ou IoT. “A Qualcomm vem participando há vários anos, através de nossas novas tecnologias e visão de futuro para o segmento de tecnologia e telecom. Procuramos viabilizar a participação de executivos internacionais e talentos locais no congresso e buscamos colaborar com temas e tendências de interesse ao setor. O Futurecom é um evento de excelente nível, feito com muito profissionalismo e estamos bastante satisfeitos com o resultado obtido”, ressalta.

Para André Magno, diretor de produtos de data center da Level 3 Brasil, "o Futurecom é uma ótima oportunidade para a Level 3 reforçar o posicionamento de empresa estratégica para os negócios de outras empresas e ampliar a visibilidade das soluções no setor de tecnologia, alinhando-se assim à estratégia global da companhia. A transformação digital não pode ocorrer sem uma sólida estrutura de redes para sustentá-la. É nesse momento que a Level 3 com sua experiência e magnitude contribui oferecendo um serviço de telecomunicações e transferência de dados robusto, confiável e eficaz para atender a todas as tendências e desafios no mercado de TI”.

"Futurecom 2017 foi uma oportunidade muito interessante para a ZTE, pois conseguimos estreitar o relacionamento com diversos clientes e encaminhar novos negócios. É um espaço excelente para demonstrarmos nossas soluções e inovações. Além de reforçar nossa liderança com o 5G, nós também conseguimos fechar um contrato com um dos nossos principais clientes. Durante o evento nós também celebramos os 15 anos de ZTE no Brasil, com uma comemoração especial, durante o Festival da Lua chinês", diz Fabiano Chagas, gerente de produtos e marketing da ZTE.

Geraldo Guazzelli, diretor no Brasil da Arbor Networks, ressalta que “estamos buscando preencher lacunas do mercado, em segmentos menores, porém não menos atraentes. O momento e o local se apresentaram muito interessantes para esta ação, principalmente olhando-se para a retomada iminente da economia”.

Fonte: Assessoria

Veja também:

15/12/2017
WTM Latin America anuncia lançamento do Travel Tech Pavillion
Empresas de tecnologia aplicada ao Turismo que nunca participaram do evento contarão com espaço diferenciado e condições especiais para a edição 2018.
09/12/2017
Agrifutura será nos dias 3 e 4 de março de 2018 em São Paulo
Primeira edição deve reunir 5 mil pessoas para uma imersão na tecnologia
06/12/2017
PepsiCo leva RUFFLES e TODDY para a Comic Con Experience 2017
A PepsiCo marca presença na CCXP - Comic Con Experience 2017, que começa hoje no São Paulo Expo. Ações exclusivas das marcas serão inéditas na história do evento e foram preparadas especialmente para edição de 2017: RUFFLES vai lançar embalagens inspiradas nos personagens da Liga da Justiça e promover um desfile oficial de cosplay e TODDY vai promover a primeira e maior arena de board games da história do evento.
06/12/2017
Brasília receberá a 8ª edição da Expocatadores
Distrito Federal reunirá catadores de materiais recicláveis do mundo todo na próxima semana.
Newsletter
Receba as novidades