Portugal é o país homenageado do Salão do Estudante 2018

País luso vem atraindo muitos estudantes para suas instituições de ensino superior

Portugal se consolida cada vez mais como um destino internacionalmente reconhecido quando o assunto é educação, sobretudo entre os paulistas e brasileiros. Devido ao crescente interesse com que os estudantes e acadêmicos olham para a nação lusa e para suas instituições de ensino superior, o país será homenageado no Salão do Estudante 2018, maior feira de educação e intercâmbio da América Latina.

O evento passará por 8 cidades do Brasil, a começar por São Paulo, nos dias 3 e 4 de março, no Centro de Eventos Colégio São Luis. Tanto o Consulado Geral de Portugal em São Paulo quanto o Turismo de Portugal marcam presença neste evento, estando disponíveis para esclarecer as dúvidas de todos os interessados em estudar em Portugal com informações sobre vistos, validação de documentos, viver no país, entre outras questões.

Além disso, mais de 30 instituições de ensino superior e técnico, bem como entidades representativas do setor vão estar presentes no Salão, promovendo um diálogo tão amplo quanto possível com os estudantes brasileiros que passarão pela feira.

Alta procura

Estima-se que 12% dos mais de 350 mil estudantes de ensino superior do país são estrangeiros, número que cresceu 95% na última década. Não é exagero dizer que os brasileiros estão entre os principais responsáveis por esse crescimento, já que o número de solicitações de vistos de estudo não para de crescer.

Em 2017, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo registrou um aumento de mais de 35% na solicitação de vistos para estudantes, e outros consulados portugueses pelo Brasil também tiveram aumento significativo. Só na capital paulista, o número de vistos de estudo no ano passado foi maior que o volume total de 2015, considerando todas as tipologias.

O fluxo vai de encontro ao número de faculdades portuguesas que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como vestibular. Atualmente, 28 instituições de ensino usam a prova como método de ingresso, o que também é um recorde histórico.

Por que Portugal?

A escolha por Portugal explica-se por diversos motivos. Para brasileiros, o país europeu já é um destino natural pelas proximidades culturais e linguísticas. A melhoria em infraestrutura, saúde e segurança (é o 3º país mais seguro do planeta, de acordo com o Global Peace Index) também são fatores de atração, além da ampla oferta turística.

Os indicadores educacionais também são amplamente positivos. Com 132 instituições de ensino superior, o país possui diversas universidades bem colocadas em rankings mundiais como QS, Shanghai e Times Higher Education.

Com 307 centros de pesquisa e desenvolvimento, Portugal registra o segundo maior crescimento anual de publicações científicas na União Europeia. Além disso, nos últimos dez anos, o país teve um aumento vertiginoso no registro de patentes na Europa, o que coloca em evidência a produção científica.

O apoio ao empreendedorismo é outro fator de atração. Em média, Portugal tem 31 mil novas startups por ano, o que coloca o país com um hub em tecnologia e inovação na Europa. Desde 2016, Lisboa sedia o Web Summit, maior evento europeu do segmento.