Rio Info traz o futuro da sociedade sob domínio da TI

Inteligência artificial, internet das coisas, games e influenciadores digitais Estarão na pauta da 15ª edição do evento, de 25 a 27 de setembro.

A presença da tecnologia em todas as atividades, da saúde à economia, ao lazer, educação, comunicação e seu papel no futuro da sociedade é o mote do Rio Info 2017. “Nosso evento se reinventa a cada ano e nesta 15ª edição destaca a transversalidade da tecnologia e como ela está presente de todas as formas na vida das pessoas”, afirma Alberto Blois, diretor executivo da Riosoft e coordenador geral do evento. O Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Se no passado sonhava-se com o dia em que o robô substituiria o homem, hoje aquela imagem clássica das ficções já não é o símbolo do predomínio tecnológico, que dispensa esta representação. A internet das coisas, em destaque na programação, está em todas as partes, conectando dispositivos do dia a dia de forma inteligente e sensorial.

Um pouco deste futuro, que já está presente, compõe a programação. Em sua 15ª edição consecutiva, o Rio Info abre espaço para debater inovações e tecnologias disruptivas, tecnologia e políticas setoriais, inclusive com encontros das entidades representativas do setor. A ciência de dados e a inteligência artificial ocupam lugar de destaque com um seminário, assim como o uso das modernas tecnologias no agronegócio; no futuro das profissões, no novo jornalismo e na atuação dos influenciadores digitais, por exemplo.

O público esperado se divide entre empresários, acadêmicos e profissionais que buscam oportunidades de mercado e negócios, nos três dias do evento, que é a principal referência no setor de tecnologia no país. O Rio Info, afirma Blois, é um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências que projeta o Rio de Janeiro como polo irradiador de projetos e soluções tecnológicas de ponta.

Inteligência artificial - A ciência de dados e a inteligência artificial ocupam lugar de destaque em um seminário com grandes referências e pesquisadores do setor. Hoje os sistemas usam cem vezes mais dados para alimentar modelos de cinco a dez vezes mais complexos, que são executados em microprocessadores mil vezes mais rápidos, se comparados com o que era feito na década anterior.

Agrodigital - O evento também vai falar do agrodigital, que é a internet aplicada ao dia a dia do agronegócio, o setor mais aquecido atualmente na nossa economia. O seminário vai reunir oportunidades na área de automação industrial, segurança da informação no campo e TI na gestão de recursos energéticos e hídricos.

Futuro das Profissões - Na educação, a tecnologia também modifica profundamente as profissões, a partir de novos conceitos, big data e ciência de dados. “Mostramos que a tecnologia também impacta em carreiras tradicionais, como Engenharia, Medicina e Direito. A Engenharia de hoje, por exemplo, não é a mesma de três anos atrás”, destaca o diretor executivo da Riosoft.

A velocidade acentuada com que a tecnologia avança em todos os setores da economia vai ditar, por exemplo, a rotina em um tradicional escritório de advocacia. A inteligência artificial já é usada para fundamentar pesquisas de jurisprudência nos Estados Unidos”, exemplifica Blois. Por conta disso, é necessário investir cada vez mais em requalificação profissional. A própria TI também mudou. “Hoje você não pode ser apenas um programador”, afirma.

EdTechs – Diante deste cenário, as instituições de ensino tradicionais também enfrentam enormes desafios. Uma oportunidade e tanto para as EdTech’s, as startups que estão explorando o uso da nuvem, da realidade virtual, games, mídias sociais, inteligência artificial e de outras tecnologias disruptivas para revolucionar a educação. O tema ganha um seminário inteiro no Rio Info.

Novo Jornalismo e Influenciadores - A força com que a tecnologia da informação entrou na área de Jornalismo não é diferente. Atinge a vida das pessoas físicas ou jurídicas e muda a forma de trabalhar e empreender. É preciso se reinventar a cada dia, com as redes sociais e gadgets modernos. O Novo Jornalismo é um dos temas da programação, que traz ainda em outro painel a força dos influenciadores digitais e como estão alterando a forma de como se consome conteúdo informativo e de entretenimento no país.

Salão da Inovação - A Mocatto, uma start up que desafia gigantes do setor ao vender cápsulas de café online, fazendo o grão torrado e moído chegar à mesa do cliente em poucos dias, é um dos casos de sucesso apresentados no Salão da Inovação. Durante a mostra, em sua nona edição, vários estados apresentarão suas inovações. O projeto mais inovador será premiado ao final do evento. “Em ambiente de crise, inovar está na ordem do dia. E é possível empreender tendo cinco caras trabalhando a distância, alinhando objetivos”, afirma o diretor da Riosoft, ao lembrar que as pequenas empresas têm espaço neste vasto universo do novo mercado que a tecnologia descortina.

Copa de Algoritmo - A Copa Rio Info de Algoritmo (Cria) é outro destaque no evento. Reúne estudantes de instituições de Ensino Médio e Técnico de todo o país em uma competição promovida pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação das Empresas de Informática (Fenainfo). Em 2017, foram mais de 800 inscritos, e a fase final será no Rio Info.

Rodada de Negócios - A já tradicional rodada de negócios, capaz de forjar encontros tão improváveis quanto um empreendedor do Amapá conversando com outro de Nova York é outra atração. “A tecnologia tem o poder de aproximar as pessoas, eliminar barreiras e compor cenários muito diferentes”, diz Blois. O evento traz participantes do Brasil inteiro e promove esse networking. Blois lembra que a informática tem capacidade e competências em todo o país. Para isso, é preciso fazer as parcerias certas e é isso que o Rio Info proporciona.

BeerTech - Como tudo pode terminar em samba e cerveja, esses ‘quesitos’ também estão presentes no Rio Info 2017. Durante a BeerTech, as cervejarias artesanais vão mostrar como são feitos os processos de produção, controle, logística, estoque, comercialização e marketing, com uso intenso de novas tecnologias. ‘É a TI embalada para presente”, comenta o diretor da Riosoft. O seminário é coordenado pela Ferdinander, marca de destaque neste novo mercado.

Carnaval - A escola de samba Unidos de Vila Isabel, de Paulo Barros, vai desfilar no Rio Info o seu enredo ‘Corra que a tecnologia vem aí’ para o Carnaval 2018. Um pequeno grupo da agremiação vai se apresentar no último dia da programação, encerrando-a com chave de ouro, na cerimônia de entrega de Prêmios Rio Info.

SERVIÇO

Rio Info 2017 – 15º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios

Data: 25 a 27 de setembro

Local: Centro de Convenções Sul América – Cidade Nova -RJ

Informações e inscrições no site.

Fonte: assessoria