WTM Latin America reúne profissionais do trade em Quito

Com apoio do governo equatoriano, WTM Latin America reforçou a importância da parceria com o destino.

A WTM Latin America encerrou ontem, com apoio do Ministério do Turismo do Equador, a última etapa do roadshow na América Latina. O encontro reuniu, em Quito, capital do Equador, 62 pessoas entre executivos, lideranças do trade turístico, autoridades governamentais e formadores de opinião locais. O próprio ministério do turismo do país também difundiu a apresentação online e ao vivo para mais 30 pessoas nas Guayas, Galápagos, Cotopaxi, Bolívar, Orellana, Loja e Zamora.

Entre os presentes estavam Luciane Leite e Cláudia Delfino, respectivamente, diretora e executiva de Vendas da WTM Latin America, Xavier Rueda, representando Aldo Luzi Cabella, subsecretário de Mercados, Investimentos e Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Equador; Aldo Salvador, diretor executivo (Captur); Richard Dávila, presidente da Associação Nacional de Operadores de Turismo Receptivo do Equador (Optur) e Magaly Ochoa, diretora (Optur), além de outros líderes do segmento.

Claudia Delfino, Richard Dávila e Luciane Leite

“Foi uma manhã muito rica e com uma profunda troca de experiências sobre o mercado de eventos e o destino”, diz Luciane Leite.

“Este momento é muito importante para aprofundarmos nossos laços com o Brasil. Nos encontrarmos com um nome tão forte da indústria latino-americana gerou muito interesse entre os agentes. Tenho certeza que muitos já estão se agendando para o evento no próximo ano”, disse Aldo Salvador, diretor executivo da Captur.

Claudia Delfino, Aldo Salvador e Luciane Leite

Aldo Luzi Cabella compartilhou sua preocupação quanto aos danos sofridos pelo país após os terremotos de abril do ano passado, e que “além de estarmos reformando elos diplomáticos, turísticos e comerciais, também estamos em constante busca por sinergia entre os países da América Latina”. Ainda sobre esta reconexão, Xavier Rueda reforçou a importância da participação do país em eventos focados em negócios: “A presença do Equador na WTM Latin America é de grande importância para a retomada do mercado. Consideramos o Brasil um mercado estratégico que nos permite melhorar o relacionamento com outros países expositores. Vamos mostrar que o Equador está pronto para receber os turistas de todo o mundo”.

“Foi importante ouvir da WTM o quão importante é a participação de cada mercado e expositor, tanto para os destinos, como para o evento em si. O Equador pode atender a muitos nichos: aventura, gastronomia, ecologia e queremos mostrar isso para o mundo”, afirmou Richard Dávila, presidente da Associação Nacional de Operadores de Turismo Receptivo do Equador (Optur).

Peru

Para Luciane, o encerramento dos roadshows – a agenda latino-americana também foi integrada por encontro ocorrido no Peru no último dia 28 – trouxe o sentimento de missão cumprida.

“Com estes encontros no Peru e Equador, conseguimos alcançar mais de 150 influenciadores e tomadores de decisões da indústria, além de capacitar e envolver ainda mais parceiros e agentes locais. O Peru, que vem se destacando internacionalmente há anos, é expositor desde a primeira edição. O Equador, com sua riqueza de produtos naturais, históricos e culturais, expôs sua vontade de investir no mercado brasileiro e esperamos que estejam conosco em 2018. Estes são destinos ímpares e merecem uma atenção especial. Nossos objetivos aqui foram bem-sucedidos”, comemorou a executiva.

Fonte: Assessoria