Belo Horizonte sediará a 1ª Feira e Congresso de Confeitaria de MG

Confeiteiras de todo o Brasil têm encontro marcado na Confeitar Minas 2017, dias 21 e 22 de outubro, no Ouro Minas Palace Hotel. O tema será Faça e Venda para o Natal.

A culinária e a gastronomia estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Algumas pessoas não gostam de se arriscar na cozinha, outras adoram se aventurar nas panelas e preparar receitas novas, testar e melhorar suas técnicas. E têm aquelas com um talento nato para cozinhar, do prato mais simples ao mais sofisticado, sempre acertam. Estas recebem elogios da família e amigos e estão sempre prontas para inventar e conhecer novas receitas. De repente, em tempos de economia instável e alta do desemprego, fazer bolos, doces, tortas e salgados para vender se tornam uma ótima alternativa de negócio. Nascem aí micro e pequenos empreendedores, que têm produtos alimentícios como fonte de renda e que com muito estudo e prática podem transformar seus negócios em grandes empresas. Este é o mercado da confeitaria, que vem registrando crescimento nos últimos anos.

É para este público do setor de confeitaria que será realizado em Belo Horizonte (MG) a 1ª Feira e Congresso de Confeitaria de Minas Gerais, Confeitar Minas 2017, nos dias 21 e 22 de outubro, no Ouro Minas Palace Hotel (Av. Cristiano Machado, 4001). Com o tema ´Faça e Venda para o Natal´, serão dois dias com feira, palestras, workshops e cursos. Chefs confeiteiros e palestrantes renomados (veja programação no final do texto) vão compartilhar seus conhecimentos com centenas de pessoas que já empreendem ou sonham em ter seu próprio negócio na área da confeitaria. O objetivo do evento é apresentar novidades e tendências do mercado para que os participantes possam se destacar da concorrência, alavancar as vendas, aperfeiçoar ou iniciar um negócio.

O custo para participar do evento é R$ 10,00, por dia, por pessoa, com direito a visitar a feira e os estandes, assistir às aulas e demonstrações nos próprios estandes, além de ter acesso a palestras, aulas e workshops nas salas do hotel. A programação também inclui aulas e workshops avançados, cujo pagamento é à parte.

Danielle Neves, conhecida como Dani Formigueiro

A organização do encontro é da confeiteira mineira Danielle Neves, conhecida como Dani Formigueiro, com empresa homônima que produz pão-de-mel, trufas, bombons, tortas e sobremesas, idealizadora do grupo “Empreendendo no lar doce lar”. O patrocínio é da Decisão Atacarejo e o evento tem apoio das empresas Kenwood e Mago, entre outras.

A expectativa da organização do evento é de receber 1.000 pessoas por dia, de todas as regiões de Minas Gerais e de outros estados. A Confeitar Minas 2017 vai promover capacitação qualificada, contato com grandes nomes do cenário gastronômico nacional, troca de experiências e relacionamento com as principais indústrias do ramo confeiteiro. “Estamos na contramão da crise. É possível as mulheres empreenderem em sua própria casa, transformar a sua cozinha em uma empresa, fazer produtos de qualidade e vender”, detalha Dani Formigueiro. “Para as mulheres que decidem investir na confeitaria, é uma forma de conquistar independência financeira, ter uma fonte de renda e ao mesmo tempo estar mais próximas dos filhos e acompanhar o desenvolvimento deles”, acrescenta.

Empreendendo no lar doce lar – É um grupo fechado no Facebook que começou em agosto de 2016, quando a idealizadora Dani Formigueiro decidiu compartilhar seus conhecimentos da confeitaria artesanal com outras mulheres para auxilia-las na geração de renda. “Criei um grupo fechado no Facebook e ali ensinava minhas receitas, técnicas de vendas e dava dicas de marketing com vídeos. Na primeira semana já estávamos com quase 100 pessoas. O que eu não poderia imaginar era a proporção que esta simples ação tomaria. Hoje somos mais de 249.000 pessoas de todo Brasil e mais 4 países”, conta Danielle. O grupo conta com participantes em Angola, Portugal, Moçambique e Estados Unidos. “Além de receitas e dicas de marketing e vendas, compartilhamos experiências e vídeos motivacionais”, completa.

Outubro Rosa - No evento, os participantes poderão fazer doações de cremes hidratantes e lenços para cabelos que serão direcionados, pela organização da Confeitar Minas, para mulheres em tratamento contra o câncer.

SERVIÇO

1ª Feira e Congresso de Confeitaria de Minas Gerais - Confeitar Minas 2017

Data: 21 e 22 de outubro de 2017, sábado e domingo
Horário: 9h às 19h
Classificação: 14 anos
Local: Ouro Minas Palace Hotel - Avenida Cristiano Machado, 4001, Belo Horizonte (MG)
Inscrições e informações

FEIRA

Sábado, dia 21/10 de 13h às 20h
Domingo, dia 22/10 de 11h às 19h
Aulas de confeitaria a partir de R$ 10,00*:
Bolo decorado para casamento
Bolo esculpido
Bolo estruturado
Bolos especiais
Bolos especiais, rosas naturais cristalizadas (nova técnica) e pão-de-mel
Decoração de bolo de noiva
Doces finos para casamentos
Festa personalizada
Panetones
Personalizados: biscoitos amanteigados e glow cake
Pipoca gourmet
Pirulitos decorados
Suspiro natalino
Tortas e sobremesas natalinas
Trufas e árvore de Natal de trufas

PALESTRAS
Empreendedorismo e marketing digital, com Marcia Tozo. Márcia é um fenômeno da internet. Gastrônoma e confeiteira, ela é dona de diversos cursos da área gourmet de doces, além de ser a proprietária do site Tudo de Cake, que faz grande sucesso entre o público da confeitaria. Por onde passa, ela arrasta uma multidão de fãs. Sua página no facebook já possui mais de 650 mil seguidores fazendo de Márcia uma das maiores empreendedoras do segmento.

Outubro Rosa: Saúde da mulher, com Kelly Metzker. Palestra sobre saúde e bem-estar, focada no Outubro Rosa. Kelly possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), formação em dança pela Fundação Clóvis Salgado (1993), Especialista em MKT (MBA - FGV) e Coach pela SBC Coaching. Foi bailarina, coreógrafa e atleta de aeróbica de competição. Professora de dança, ginástica e atividades aquáticas desde 1991. Associada à ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Síndrome Metabólica e Obesidade) e à ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Especialista em programas de qualidade de vida, exercício físico e emagrecimento. Atualmente dedica-se a desenvolver um projeto para melhoria da qualidade de vida de portadores de doenças crônicas por meio da dança criativa e improvisação.

Segurança alimentar, com Camilla Fernandes Moreira (CRN9 10501). Camilla é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG). Possui pós-graduação em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos. Possui diversos cursos na área como gestão de processos, gestão de pessoas e gestão estratégica em serviços de alimentação. É fundadora da Adequali Segurança Alimentar, empresa de consultoria, que oferece solução e crescimento aos estabelecimentos alimentícios. Auxilia a implementar normas da ANVISA, melhorar a qualidade do produto, padronizar processos e produtos, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e capacitar e motivar colaboradores.

Marketing e vendas, com o mentor e business Coach, André Bax, que vai mostrar para as confeiteiras que trabalham em casa ou têm um pequeno negócio como ter uma visão de mais resultado e empresarial e como alguns processos empresariais podem ser aplicados no negócio de cada uma para crescer. André é Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, possui MBA pela FGV/OHIO UNIVERSITY, pós-graduação em Gestão de Negócios para Executivos pela FGV-EAESP. Participou do PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, e do Professional Coaching Practitioner e Advanced Coaching Practitioner pela ABRACOACHING da qual é instrutor e licenciado. Com mais de 29 anos de atuação na área comercial, ocupou importantes cargos executivos nos últimos dezessete anos.

Aprenda a fotografar seu produto para aumentar suas vendas, com o fotógrafo Pedro Zorzall. Pedro trabalha com fotografia há mais de 40 anos. É o fundador da empresa Pedro Zorzall Photo Studio, que tem mais de 28 anos em Belo Horizonte(MG). Especialista em fotos gourmet e de alimentos, Pedro também atua em diversas áreas que o campo da fotografia lhe permite. Suas fotos vão para cardápio, folder, out-door, site, redes sociais e para onde mais o cliente quiser mostrar seus produtos.

Tendências da gastronomia e seus movimentos, com Felipe Leroy. Felipe, formado em Ciências Contábeis, é cozinheiro profissional, formado pelo Senac-MG. Possui pós-graduação em Dirección de Hoteles y Restaurantes, pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia – Espanha e é pós-graduando em Eficiência Energética pela Universidatte e Cemig. É proprietário da Cozinha Vitrine - Escola de cozinha, catering, treinamentos empresariais e produção de dietas personalizadas em alta tecnologia. É Master Coaching, formado pela Fundação internacional Condor Blanco. Atende à consultorias para hotéis independentes; restaurantes industriais, comerciais e residenciais; montagem de cozinhas, especificação de equipamentos, desenvolvimento e gerenciamento de projetos, treinamentos e elaboração de cardápios.

Outras palestras confirmadas*:

Técnicas de vendas para confeitaria e motivacional
Finanças pessoais
Administrando bem seu dinheiro
Como precificar seu produto

Confeiteiros confirmados*:

Eduardo Beltrame e Janaína Barzanelli, cursos de sobremesas e tortas natalinas. Eduardo é um dos chefs nacionais mais conceituados da atualidade. O chef Pâtisserie desenvolve receitas e dá treinamentos dentro e fora do Brasil, realizando treinamentos para profissionais da área de confeitaria, panificação, massas, chocolates e atendimento. Capacitado por cursos europeus, atua na área gastronômica há mais de 28 anos. Já atuou como consultor técnico da empresa Mavalério e é reconhecido por várias premiações de âmbito internacional. Possui mais de 180 receitas publicadas em revistas de pães, bolos e confeitaria em geral. Tem grande popularidade e possui forte participação na mídia de televisão.

Luzinete Veiga, massas, recheios e decorações de diversos bolos. Com 42 anos de experiência como culinarista e professora, Luzinete Veiga ministra aulas por todo o Brasil. Participou por 9 anos do programa Note e Anote, apresentado por Ana Maria Braga. O programa abriu as portas para diversos programas femininos que até hoje utilizam o formato para apresentar receitas. Participou de outros programas como: Mais Você, Elas, A Casa é Sua, Mãe de Gravata, Mulheres, Bem Família e outros. Hoje faz apresentações semanais nos programas Mulheres na TV Gazeta e Dia a Dia na Band.

Adalgisa Almeida, curso de bolo de noiva. Desde criança Adalgisa demonstrou interesse pela arte de confeitar. Depois de ler, estudar, trabalhar muito e fazer alguns cursos, dentre eles com Debbie Brown, Marcela Sanchez, Mônica Moraes e no SENAC, tornou-se instrutora dos famosos cursos de confeitagem do método Wilton. Também ministrou diversos cursos promocionais, nos quais, além dela confeitar um bolo explicando o passo a passo, ela também esclarecia as dúvidas das alunas. Participou por três vezes do concurso internacional de confeitaria artística, o MS Trophy’s de 2007, 2009 e 2010 e em todos recebeu o prêmio de 1º lugar e ouro na categoria modelagem, sendo que, em 2010, recebeu também o prêmio de The Best of the Show, a maior nota de todos os trabalhos expostos. Participou em novembro de 2010 do maior concurso internacional de bolos do mundo, o Cake International NEC Birmingham, na Inglaterra, no qual ganhou “Gold Medal”. Possui vários trabalhos publicados em jornais e revistas.

Gabriel e Dayanne Gomes, da Bolim Bolão Cakes, cursos de decoração com papel de arroz em pasta americana, pipoca gourmet e bolo esculpido em formato de X burguer com fritas. O casal Gabriel e Dayanne está no ramo há dois anos. Eles participam de cursos e aceitam encomendas no Brasil e exterior. Começaram em casa e hoje já têm um atelier onde também dão aulas, inclusive para crianças.

*Até a data do evento, a Confeitar vai confirmar mais palestras, aulas e confeiteiros reconhecidos no mercado. A programação está sujeita à alterações.
Fonte: Assessoria