TAP faz evento para lançar o ´Taste The Stars´

A noite também marcou a comemoração de 10 anos da revista de bordo da empresa, a “UP”.

A TAP Air Portugal organizou no último dia 24 de outubro, em São Paulo, concorrido evento para lançar no Brasil o projeto “Taste the Stars” que pretende promover a gastronomia portuguesa, incluindo os novos talentos, e que estará disponível nos voos da companhia para qualquer passageiro da TAP experimentar Portugal. A noite também marcou a comemoração de 10 anos da revista de bordo da empresa, a “UP”, que na edição de novembro homenageia a cidade de São Paulo.

A ação foi comandada pelo ator português Ricardo Pereira, mas quem brilhou foi a TAP ao apostar na gastronomia portuguesa. Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Miguel Laffan, Rui Paula e Rui Silvestre, cinco Chefs portugueses distinguidos com estrelas Michelin, além do renomado Chef Vítor Sobral, que passam a assinar o menu de bordo da TAP, levaram ao evento pratos de suas criações, e não decepcionaram o público com sabores marcantes.

“Em linha com o seu compromisso de levar o melhor de Portugal ao mundo, em conjunto com alguns dos mais conceituados intérpretes da gastronomia portuguesa, a TAP firmou-se no evento de ontem, no Brasil, como uma das maiores promotoras e embaixadoras de Portugal, dos seus destinos turísticos, da gastronomia, vinhos, patrimônio, tradições e cultura", diz Abílio Martins, vice-presidente de Marketing da TAP.

Mas a noite também foi da “UP”, revista de bordo da TAP, que comemorou seu aniversário de 10 anos aqui no Brasil apresentando, em primeira mão, sua edição de aniversário toda dedicada a cidade de São Paulo. Essa iniciativa é muito importante porque a revista atinge um público mensal de mais de 1 milhão de leitores qualificados, passageiros da companhia em todo o mundo. E trata-se de um importante promotor turístico para a cidade de São Paulo internacionalmente.

“A TAP trouxe a São Paulo o melhor da gastronomia portuguesa e os convidados, em peso, nos prestigiaram. Tenho certeza de que não se arrependeram de lá estar pelo requinte do nosso evento e sabores e pela retribuição em forma de homenagem à cidade de São Paulo que fizemos na edição de aniversário de 10 anos da UP”, afirma Mario Carvalho, Diretor Geral da TAP no Brasil. E o executivo ainda complementa que, devido ao sucesso do evento, “no ano que vem faremos uma segunda edição”.

Todos os renomados Chefs ficaram extremamente envolvidos com a recepção e organização do evento:

“O evento foi cheio de vida e cor, o que no fundo representa esse espirito atual da TAP e da nova cozinha portuguesa", diz Vitor Sobral.

José Avillez comentou que “ontem foi realmente um evento espetacular, onde a TAP conseguiu mostrar um pouco do que Portugal tem de melhor na gastronomia. E espero que isso motive ainda mais os brasileiros a viajarem para Portugal”.

“TAP no seu melhor. Sem dúvida que é uma grande embaixadora de Portugal”, afirma Rui Paula.

Para Henrique Sá Pessoa, “foi uma honra representar a gastronomia portuguesa com amigos e colegas nesse evento maravilhoso na cidade de São Paulo com a ´nossa´ TAP”.

Já para Rui Silvestre, “o evento foi um sucesso, é fantástico ser tão bem recebido no Brasil e é sempre uma honra darmos a conhecer ao mundo um pouco mais da nossa cultura. A TAP é uma das maiores embaixadoras de Portugal, e não podia ter escolhido melhor destino para este evento”.

E Miguel Laffan complementa: “Jamais esquecerei o companheirismo, o orgulho e a honra de mostrar um Portugal novo, vibrante, cheio de vida, através da nossa cozinha e nova cultura gastronômica. Obrigado TAP por nos fazer voar mais alto”.

Sobre o Taste the Stars

Com o projeto “Taste the Stars”, os chefs Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Miguel Laffan, Rui Paula e Rui Silvestre, vão criar refeições para os passageiros da TAP, descobrir, promover e incentivar novos talentos da culinária portuguesa, reinventar a utilização de produtos das várias regiões portuguesas nas refeições de bordo, participar em eventos nacionais e internacionais da TAP (em Nova Iorque ou esse de São Paulo, por exemplo) de promoção da gastronomia portuguesa.

SOBRE OS CHEFS

Vídeo com os chefs TAP.

Vítor Sobral

Uma das maiores referências nacionais; o cozinheiro que transformou a cozinha nacional. Dispensa grandes comentários quando é o único Chef português comendador. É o rosto à frente do grupo português com maior internacionalização. Conta com espaço em Portugal e no Brasil, onde apresenta a cozinha portuguesa de forma consistente. Foi um dos profissionais que revolucionou não só a cozinha, como a própria restauração nacional.

José Avillez

No Belcanto, distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela prestigiada "The World's 50 Best Restaurants List", José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada num ambiente sofisticado que ainda mantém um certo romantismo do antigo Chiado. Esta é a cozinha que verdadeiramente o identifica e que expressa a sua evolução criativa;

Rui Silvestre

A sua força, determinação e profissionalismo ficam bem demonstrados quando aos 29 anos ganha sua primeira estrela Michelin, no restaurante Bon Bon, em Carvoeiro, Algarve. Dotado de uma linguagem gastronômica com fortes bases de técnica francesa, transforma, de forma atrevida, ligações improváveis em pratos emocionantes e cheios de sabor. Acredita que os produtos de proximidade, criteriosamente selecionados, conferem diferença a cada prato e, em conjunto com a sua arte, surgem de forma memorável.

Miguel Laffan

Trabalha de forma emocional a sua cozinha. Apaixonado por sabores asiáticos, mistura-os de forma inusitada com os sabores nacionais. Miguel Laffan encontrou no Alentejo, no L’AND Vineyards Wine Resort, o seu terroir, e no restaurante L’AND desde 2011, o projeto perfeito para fazer desenvolvimento da sua cozinha de linha de pensamento, criando uma linguagem gastronômica única.

Henrique Sá Pessoa

Para Henrique Sá Pessoa há apenas a cozinha boa e a cozinha má. A sua define-a como uma cozinha de sabor: gosto refinado, técnica perfeita e produto excelente. A base da sua filosofia gastronômica está nas suas influências e referências: as viagens pelo mundo, a paixão pela Ásia, o conhecimento da cozinha tradicional portuguesa, a vida em Lisboa.

Rui Paula

Rui Paula, transmontano de raiz, tem no seu espaço do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, na Leça da Palmeira num edifício de Siza Vieira junto ao mar, a aposta que lhe valeu a sua primeira estrela Michelin. Este projeto aposta na alta-gastronomia e nas técnicas internacionais de cozinha, fruto dos muitos anos de experiência do Chef e dos vários estágios realizados por ele e pela sua equipa em restaurantes de prestígio a nível mundial.

Fonte: Assessoria