AccorHotels celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, dia 5 de junho, a AccorHotels apresenta horta cultivada no Novotel Jaraguá.

O Gerente Geral do Novotel Jaraguá, Ewerton Camarano e Antonietta VarleseVice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social da Accor Hotels para América do Sul

Na ocasião o gerente geral do hotel Ewerton Camarano, contou um pouco sobre o programa de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, em processo de compostagem realizado no Novotel Jaraguá. De acordo com o gerente 30% dos resíduos produzidos no hotel, que conta com 415 apartamentos e 25 salas de eventos,  já são reaproveitados. Hoje o hotel tem mais de 30 espécies plantadas em sua horta, com destaque para as hortaliças, e 15% do consumo do hotel já tem origem na horta. Segundo a VP de Sustentabilidade da rede, Antonietta Varlese, mais de 100 hotéis da América do Sul já contam com hortas próprias.


Salada de casca de manga e beterraba com folhas da horta do Jaraguá hotel e shot de beterraba
Horta localizada em uma laje do Novotel Jaraguá.










O projeto conta com o engajamento dos funcionários, que se voluntariam para cuidar da horta, toda semana uma área do hotel é responsável por cuidar do local. O gerente do hotel conta que as camareiras trazem de suas residências mudas para plantar na horta e que os hospedes tem a possibilidade de visitar o local.

O empreendimento tem planos de expandir a horta que hoje é cultivada em caixotes, mas para que isso ocorra é necessário um estudo de viabilidade em função do peso, pois atualmente a horta esta localizada em uma laje. 

Além da divulgação da iniciativa do cultivo de hortaliças em hortas próprias, a AccorHotels celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com neutralização de CO2 emitido por suas plataformas digitais.

Para implementar o projeto, realizado em parceria entre as áreas de Web, TI e Responsabilidade Social, a empresa extraiu os dados das plataformas digitais da AccorHotels e de seu programa de fidelidade Le Club AccorHotels, mensurou a emissão de CO2 emitido por elas e calculou o plantio necessário para a neutralização. Segundo os dados levantados, em 2015, foram 143 milhões de page views nas páginas dos hotéis da rede, Le Club e no site Accorhotels.com, além de 339 envios e mais de 52 milhões de recebimentos de newsletters e 6 milhões de cliques em links patrocinados, totalizando 21 toneladas de carbono.

Para neutralizar essa emissão, a empresa plantará mais de 200 árvores no Peru, na região do Alto do Huyabamba, por meio da ONG FUNDAVI, que realiza um projeto de agroflorestação de captura de carbono. A ONG é parceira da AccorHotels no Plant for the Planet, programa global que incentiva a reutilização de toalhas nos hotéis e direciona os recursos da economia dessas lavagens para o plantio de árvores. Por ano, o Plant for the Planet economiza a lavagem de cerca de 22 toneladas de toalhas, o equivalente a 60 mil peças.

“O Projeto de Compensação de Carbono reforça o compromisso da AccorHotels com o meio ambiente e contribui para a meta global da companhia de atingir 10 milhões de árvores plantadas até 2021”, explica Antonietta Varlese, Vice-Presidente de Comunicação e Responsabilidade Social AccorHotels América do Sul.

Entre 2009 e 2016, a AccorHotels plantou 5 milhões de árvores em todo o mundo, sendo 560 mil na América do Sul. Deste total, 31 mil foram plantadas no Peru e 530 mil no Brasil, na região mineira da Serra da Canastra, onde 313 hectares foram reflorestados, o que equivale a 418 campos de futebol, onde também 223 nascentes da região do Rio São Francisco foram recuperadas.

Os projetos de sustentabilidade da Accorhotels ganharam dois prêmios na categoria sustentabilidade no Prêmio Caio em 2016.

JACARÉ DE OURO com o projeto Plant for the Planet, que visa financiar o plantio de 10 milhões de árvores até 2021 em regiões desmatadas ao redor do mundo, sendo a nascente do Rio São Francisco a escolhida no Brasil. 

No campo da comunicação, o projeto tem três objetivos definidos:

• Informar, conscientizar e engajar o público interno, especialmente os camareiros dos hotéis, que são essenciais para o sucesso do Plant for the Planet;

• Potencializar o envolvimento do hóspede na iniciativa, reforçando sua importância ambiental por meio de vias diretas;

• Trabalhar a identidade, a imagem e o papel da AccorHotels em relação ao desenvolvimento sustentável, divulgando suas ações.

As camareiras são os protagonistas do programa, visto que elas são responsáveis pela troca de toalhas nos hotéis. Com o engajamento de tais colaboradores, é possível que haja uma maior economia e, consequentemente, um número mais alto de árvores plantadas na Serra da Canastra (no Brasil) e no Alto do Huayabamba (Peru). Além disso, eles podem tirar as dúvidas dos hóspedes sobre o programa.

Segundo a rede por ano já são economizados a lavagem de aproximadamente 22 toneladas de toalhas, o equivalente a 60 mil peças. 

JACARÉ DE PRATA  com o Planet 21 - Acting Here - O Programa, bem como seus pilares e ações, giram em torno dos hotéis, porém a área de Responsabilidade Social da AccorHotels tem o compromisso de desenvolver, constantemente, ações que os encorajem e os inspirem a realizar as atividades propostas. Além de divulgar essas atividades. Exemplos de ações: Viagem para serra da canastra (área de plantio Brasil); Campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes (18 de maio).