Meliá Hotels International apresenta resultados do primeiro semestre 2017

Meliá gera 60,4 milhões (+34%) e espera terceiro trimestre positivo, especialmente nas divisões urbanas da Espanha e Mediterrâneo.

A Meliá Hotels International apresentou os seus resultados no primeiro trimestre de 2017, no qual atingiu 60,4 milhões de euros, 34% acima do mesmo período de 2016. O lucro total cresceu 6,8% e o Ebitda, excluindo ganhos de capital devido à rotação de ativos foi de 147,2 milhões de euros, um aumento de 9,2%.

O RevPAR melhorado (7,7 em termos globais) baseado em 100% no componente "preço" e suportado por um aumento de 19,6% nas vendas da melia.com, está por trás desses resultados positivos, apesar do impacto negativo, tanto na receita (€ -7,6 M) e Ebitda (€ -2,1 milhões) quanto da decisão da Companhia de aplicar uma nova taxa de câmbio sintética para o Bolívar venezuelano.

Os sólidos resultados financeiros, graças a uma redução de 48 milhões de euros na dívida líquida no 2º trimestre do ano, o que permitiu manter a relação dívida líquida / Ebitda entre 2 e 2,5 vezes e a redução do custo médio de financiamento em relação ao primeiro trimestre de 2016 compensou parcialmente o impacto negativo das diferenças cambiais do dólar em relação ao euro no último trimestre. O grupo reafirma seu compromisso de continuar a melhorar suas margens, mantendo seu rigor financeiro.

O Grupo continua comprometido com sua expansão internacional com 19 novos hotéis assinados em 2017 até o momento, com foco em um modelo de negócios mais leve baseado em gerenciamento, como demonstrado pelo fato de que 91% dos hotéis no pipeline foram assinados sob contratos de gestão. A empresa também continua a avançar em sua estratégia digital B2B, na qual o segmento MICE é altamente relevante, e a nova plataforma de relacionamento com profissionais B2B, a MeliaPro, aumentou suas vendas em 20%.

A estratégia de renovação e reposicionamento dos ativos do hotel para alcançar maior rentabilidade e em linha com a nova visão de suas marcas e maior penetração nos segmentos superior e Premium, prosseguidos nos últimos anos, agora começa a dar frutos. O Grupo e seus parceiros investiram mais de 500 milhões de euros entre 2011 e 2016 em hotéis urbanos e de férias na Espanha, alcançando resultados notáveis como o caso dos hotéis em Ibiza, que após o re-branding e o reposicionamento aumentaram em 300% o seu RevPAR global, ou aqueles em Torremolinos (que já duplicaram seu lucro operacional e esperam um novo crescimento após o reposicionamento estar completo) e Magaluf, com um aumento global de 83% no RevPAR. Torremolinos e Magaluf são casos paradigmáticos de sucesso de renovação e reposicionamento de destinos turísticos pioneiros. No que diz respeito aos hotéis da cidade no segmento de luxo, o Gran Meliá Palácio de los Duques, em Madri, já ultrapassou um preço médio de € 300 e aumentou suas receitas em 135% após a sua rebranding e reposicionamento. No geral, os hotéis de luxo do grupo na Espanha aumentaram suas receitas em 19,6% no primeiro trimestre de 2017.

Resultados por Divisões (2º trimestre)


Fonte: Assessoria