Canais
Sustentabilidade
publicado em 13 de julho de 2017 - 23h31

ibis Manaus Aeroporto realiza ação em prol das comunidades ribeirinhas

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualificação profissional dos habitantes da região e proporcionar o desenvolvimento local.

Da Redação





O ibis Manaus Aeroporto e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização que atua em prol das comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, firmaram uma parceria com o intuito de melhorar a qualificação profissional dos habitantes da região. O objetivo da iniciativa é proporcionar o desenvolvimento local por meio da realização de workshops, debates e palestras.

A primeira ação foi a visita da equipe do ibis Manaus Aeroporto para conhecer o turismo comunitário na região do Rio Negro. Depois disso, os profissionais do hotel estruturaram um treinamento de capacitação para esses empreendedores no próprio ibis Manaus Aeroporto. “Essa imersão no ibis é uma oportunidade de qualificação inigualável para desenvolver ainda mais o Turismo de Base Comunitária (TBC), como uma estratégia para fazer a floresta valer mais em pé”, reforça o Prof. Virgílio Viana, Superintendente Geral da FAS.

“Durante três dias, recebemos 12 pessoas e pudemos compartilhar muitas experiências das áreas de governança e atendimento, colaborando assim com o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas”, afirma Daniel Betiol, Gerente Geral do ibis Manaus Aeroporto.

No ano passado, mais de 9 mil famílias receberam algum auxílio da FAS, totalizando cerca de 40 mil pessoas assistidas pela organização, em 16 Unidades de Conservação (UC) distintas. “É muito gratificante para nós poder participar desse processo de empoderamento local”, finaliza Betiol.

Ainda com o intuito de fomentar a economia local e oferecer aos hóspedes a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos ribeirinhos, o hotel montou uma estrutura para expor e comercializar seus produtos dentro do ibis Manaus Aeroporto, o “Jirau de produtos”. A renda será totalmente repassada para os ribeirinhos. “O Jirau é fruto de uma parceria inédita para tornar os produtos da floresta acessíveis. É uma aproximação cada vez maior dos produtores locais com o público”, conta Virgílio Viana.

A parceria da FAS com a AccorHotels começou em 2016 e está relacionada ao programa de sustentabilidade Planet 21, cujo um dos pilares é o relacionamento dos hotéis com as comunidades locais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo de base comunitária apoiada pelas regiões atendidas pela FAS.

SERVIÇO

Produtos: artesanatos, roupas, acessórios (pulseiras e colares), redes, alimentos (castanhas, chocolates e farinha uarini)

Ibis Manaus Aeroporto

Av. do Turismo, 6751 - Tarumã, Manaus

Telefone: (92) 3306-4300

Fonte: assessoria

Veja também:

08/09/2017
Empresas de cruzeiro marítimo reprovadas em ranking de combate à poluição
Apesar das mais variadas alegações de que os navios de cruzeiro estão mais ecológicos, a atitude da indústria em relação ao meio ambiente continua deixando a desejar. A falta de ação da Costa, MSC e Royal Caribbean para limpar suas operações ameaça residentes das regiões portuárias, o clima global e, principalmente, passageiros que respiram um ar com concentração de material particulado que chega a 380 mil partes por metro cúbico, altamente prejudicial à saúde.
22/08/2017
AccorHotels adota chave magnética ecologicamente correta em seus hotéis
Esta ação faz parte do Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável do Grupo.
25/07/2017
Prêmio Caio 2017 premia e certifica ações sustentáveis
Agências, seus fornecedores e empreendimentos, hotéis, centros de convenções e espaços para eventos, de todo o Brasil concorrem na 8ª edição do Prêmio Caio Sustentabilidade
21/07/2017
Sustentabilidade: É hora da horta!
A AccorHotels está transformando as áreas livres de seus hotéis em espaços para hortas.
Newsletter
Receba as novidades