AccorHotels revoluciona a hospitalidade com sua nova marca: JO&JOE

Um projeto "inovador" com suporte, em todos os seus passos, do Shadow Executive Committee AccorHotels. Um total de 50 locais definidos para serem inaugurados até 2020 e em destinos populares para os Millennials.

JO&JOE é um vibrante espaço de convivência, uma casa que está aberta para o mundo externo e concebida para satisfazer as expectativas dos Millennials e todos aqueles que valorizam a cultura do compartilhamento, a espontaneidade e a experiência. O JO&JOE completa o portfólio de marcas econômicas do Grupo, oferecendo soluções feitas sob medida para uma vasta comunidade internacional de criadores de tendências para os Millennials, e que tende a revolucionar o mercado.

Para atender a essa nova demanda, o JO&JOE pretende se expandir rapidamente por meio da inauguração de 50 locais até 2020, localizados em Paris e Bordeaux (2018), bem como Varsóvia, Budapeste, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os locais da JO&JOE serão definidos em centro movimentados de várias cidades que tenham fácil acesso a transportes públicos e que estejam a menos de 15 minutos de distância dos principais pontos de interesse de seus hóspedes.

O projeto é um exemplo de “inovação”, liderado pelo Marketing Innovation Lab da AccorHotels, que identifica, testa e compartilha ações centradas no cliente e soluções disruptivas que podem gerar receitas adicionais para o Grupo. A marca JO&JOE é o resultado de um processo de construção em conjunto com futuros clientes, especialistas externos, estudantes, o Shadow Executive Committee AccorHotels, com o objetivo global de desafiar convenções e imaginar o futuro da hospitalidade, catering e interação social.

Estilo de vida por

JO&JOE é uma sala de estar, um inesperado e inovador espaço aberto acolhendo tanto os Townsters (pessoas que vivem nas proximidades) como os Tripsters (pessoas que estão na cidade para explorar locais).

O conceito é projetado para promover a interação e fomentar o espírito colaborativo de comunidade graças as áreas comuns que estão abertas para ambos os mundos externos e internos de cada local. Uma parte integrante da vida do bairro, sempre tem alguma coisa acontecendo no JO&JOE, seja um concerto, uma aula de ioga ou uma oficina de DIY. A equipe JO&JOE, junto com os Townsters e Tripsters, ajudam a manter o local ativo e vibrante, graças à aplicação geosocial da marca, que tem o objetivo de unir pessoas.

Refletindo a estratégia global do Grupo, o catering JO&JOE é inspirado na pesquisa e na análise em profundidade das aspirações da geração Millennial. O resultado é uma oferta não convencional a partir de €10 para um prato principal, com um foco na interação, compartilhamento e sabores simples e saudáveis:

• O bar é o local central para a experiência social JO&JOE. Seu design exclusivo e de alta visibilidade, já a partir da rua, incentiva os moradores locais a se juntarem aos hóspedes, que podem desfrutar de uma grande variedade de bebidas, com foco em um produto carro-chefe (como vinho, cerveja ou coquetéis), além de uma seleção única de promoção de produtos locais e artesanato.

• A culinária local e acessível oferece extrema qualidade sem frescuras. JO&JOE oferece uma vasta gama de simples e autênticos conceitos de restaurante com uma atmosfera um tanto acolhedora: grill, churrasco com chama aberta, pizzas à lenha ou feitas no wok.

• A cozinha colaborativa oferece aos seus clientes uma vitrine para talentos culinários e um palco para que possam compartilhar as suas melhores receitas. Os hóspedes que desejam manter seu orçamento sob controle podem ainda usar o espaço para cozinhar suas próprias refeições, para si mesmos ou para toda a tribo.

• A Happy House é uma área privada, onde Tripsters podem relaxar, trabalhar, cozinhar ou lavar suas roupas, assim como em casa.

• A área Together, que encarna a essência da marca, é uma engenhosa área modular de descanso, onde os hóspedes podem compartilhar um espaço sem sacrificar sua própria privacidade. Além de camas espaçosas, armários privativos, luzes de leitura e portas USB, os hóspedes têm acesso a áreas de lazer comuns e banheiros comunitários.

• A área Yours é composta por quartos e apartamentos para acomodar entre duas e cinco pessoas com banheiro privado e, dependendo do formato, uma área de cozinha. Ideal para pequenos grupos e famílias, o espaço oferece um olhar completamente diferente de um quarto de hotel graças a camas com formatos originais e extremamente confortáveis.

• OOO! (Out Of the Ordinary - Fora do Normal) oferece um tipo inesperado de alojamento, para pessoas que viajam sozinhas ou em grupos de até seis pessoas. Diferente em cada local JO&JOE, esses formatos originais incluem tendas circulares (yurts), redes e caravanas, além de garantir que os clientes tenham uma experiência inesquecível.

JO&JOE - a comunidade irł* e o seu app

Para entender as expectativas dos futuros hóspedes, além de melhorar a experiência do usuário (UX) e solidificar as bases da comunidade JO&JOE, o Marketing Innovation Lab trabalhou com professores e alunos da Webschool Factory, uma escola de gestão sediada em Paris e especializada em design, marketing e tecnologia digital.

Uma aplicação única e experimental para a comunidade foi desenhada por uma rede de especialistas internos e externos para ajudar a conectar Townsters, Tripsters e a equipe JO&JOE. Um verdadeiro potencializador de experiências digitais, que permite que Townsters e Tripsters possam se conectar, se conhecer, iniciar eventos, compartilhar dicas, ou se organizarem e se reunirem para uma refeição ou uma caminhada. Todas essas características são "aceleradores sociais" que se tornarão referências nessa área.

* IRL: In Real Life (Na Vida Real)

Uma nova fronteira no mundo do design

No JO&JOE, os únicos limites são os da imaginação. A intenção da marca era de romper com a distribuição vertical convencional de espaços e funções e, ao invés disso, tomar uma abordagem livre, flexível e rebelde para satisfazer as expectativas dos seus clientes.

O projeto disruptivo da JO&JOE foi construído em conjunto com a Penson, empresa de design do Reino Unido, conhecida por criar espaços inteligentes e estéticos para as marcas mais visionárias do mundo. Tais projetos emblemáticos incluem a sede do Google, YouTube e a Roc Nation, do rapper norte-americano Jay Z.

Sem nunca ter trabalhado com um hotel antes, a Penson entregou uma resposta inovadora e singular que rompe com as normas da indústria.

Além da realidade do design, JO&JOE é também uma forte e distinta identidade de marca criada pela agência de publicidade W. Não importa se Jo é uma garota, ou se Joe é um cara - ou mesmo o contrário. O nome pode ser lido de qualquer maneira, porque JO&JOE é uma casa aberta que mistura gêneros. Também não há maneira certa ou errada de ler o logotipo: um ponto amarelo como o sol - vivo, radiante, com formas variáveis, vários estilos - a marca se regenera e se nutre por meio de culturas e vibrações locais. Os corações das cidades ao redor do mundo - lugares feitos para andar, se aventurar e explorar - são locais ideais para que JO&JOE possa implantar seu caráter firme e sua atmosfera inovadora.