Alunas do Centro Universitário Senac vencem desafio da rede Accor

Projeto de quarto adaptável desenvolvido por alunas do Centro Universitário Senac vence desafio da rede Accor

Criação das universitárias envolve mobiliário flexível que se adéqua a diferentes funções e formas de ocupação, conforme necessidade do cliente.

Um quarto que se transforma em estúdio, mas também pode se tornar um espaço de coworking, ou até receber grupos de amigos para um happy hour. Essa foi a base do projeto desenvolvido pelas alunas Camila Martin e Cibele Rocha, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, que venceram o Desafio Mundial de Projeto proposto pela rede Accor. Realizado no decorrer de 2017, tal iniciativa ainda contou com a participação de outras escolas de arquitetura e design do Brasil, França, Itália e Espanha.

Atentas à necessidade de repensar o espaço do hotel para novas possibilidades e funcionalidades, além de gerar novos negócios e atendimento de uma demanda diversificada de serviços pelos hotéis da rede Accor, Camila e Cibele se concentraram no desenvolvimento de uma proposta inovadora e bem resolvida tecnicamente, com ênfase em flexibilidade e modularidade, fácil de ser desenvolvida em grande escala e universal.

Valéria Cássia dos Santos Fialho, professora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, explica que “o projeto foi muito bem desenhado e detalhado, com imagens que o ilustraram adequadamente, por meio de maquete eletrônica e renderizações, seguindo a proposta pedagógica aplicada em sala de aula, onde, a todo momento, os alunos precisam apresentar e defender seus projetos, nas mais diversas escalas de intervenção”.

Resultado e oportunidades – Os dez melhores trabalhos selecionados ao final do Desafio Mundial de Projeto foram apresentados por seus autores em evento realizado em outubro, na sede da Accor, em Paris. Um júri composto por arquitetos, gestores e diretores da Accor de diversos países avaliou cada um deles, e elegeu vencedor o projeto das alunas Camila e Cibele, do Centro Universitário Senac.

Tal resultado atende uma necessidade crescente do mercado imobiliário, especialmente dos empreendimentos hoteleiros, no sentido de ampliar a taxa de ocupação das unidades habitacionais, já que, com a disponibilidade de quartos multifuncionais, abrem-se perspectivas de novos negócios e amplia-se a gama de serviços oferecidos.

A recém-formada Camila Martin comemora a conquista do primeiro lugar no concurso, de olho nas promissoras possibilidades de inserção no mundo de trabalho, assim como a sua dupla, Cibele Rocha, que complementa estas boas perspectivas de carreira, levando em consideração que o projeto desenvolvido por elas passa a ser reconhecido mundialmente.

A partir da participação neste desafio proposto pela rede Accor, o Centro Universitário Senac, por sua vez, coloca em evidência o seu comprometimento em oferecer oportunidades de aprendizado com base em vivências reais, o que permite o desenvolvimento da capacidade de análise do profissional para entender e conduzir imprevistos, além de atuar em equipe, sempre com base em práticas criativas, empreendedoras e éticas.