Alunos do Centro Universitário Senac assumem o comando do Grande Hotel Campos do Jordão

As atividades são concebidas, gerenciadas e operacionalizadas pelos universitários, como parte do Desafio Senac: Alunos no Comando

A 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando acontecerá de 6 a 8 de outubro, quando 93 universitários assumirão a gestão do Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac, sendo 13 gestores, cada um deles responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por mais 81 estudantes, nos departamentos de hospedagem, governança, alimentos e bebidas, eventos, lazer e vendas.

Ao assumir a gerência e operação de um hotel de luxo com todos os serviços da hotelaria tradicional, os estudantes das graduações Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomia dos três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência, estimulando a discussão de temas da área de hospitalidade em profundidade, conferindo à instituição mais um diferencial na formação de profissionais.

Preparação - A seleção dos alunos que ocupam os cargos de gestão aconteceu logo no primeiro semestre. Para participar do processo, todos já deveriam ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passaram por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores escolheram a equipe que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

Desde abril, os universitários estão responsáveis por planejar, organizar e operacionalizar a hospedagem, operação de alimentos e bebidas, a programação de lazer, os workshops para hóspedes e a organização de brunch palestra para convidados durante o fim de semana.

“Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Centro Universitário Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa. A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão, inovando na programação e mostrando aos clientes que estão prontos para o mercado de trabalho”, explica a Sandra Maia, professora de hotelaria e coordenadora do Desafio Senac: Alunos no Comando.

Isabela Dimes Vicente, gerente geral do hotel-escola no Alunos no Comando - aluna do 8 semestre do Bacharelado em Hotelaria

Para esta edição, a gerente geral do hotel-escola será Isabela Dimes Vicente, aluna do 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria, que já atuou nas três últimas edições: foi assistente de alimentos e bebidas, em 2016; mordomo, em 2015; e monitora de lazer, em 2014. Neste ano, participa da 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, acrescentando mais esta importante vivência à sua trajetória profissional: “É uma oportunidade única e valiosa poder participar de cada detalhe do planejamento e gestão deste evento pioneiro. Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”, avalia.

Veja aqui como foi o Desafio Senac: Alunos no Comando realizado em 2016; e acesse o site desta edição do programa, para conhecer o perfil dos universitários gestores, bem como a programação de todo o final de semana.

Prática Profissional em Hotelaria - É um componente curricular obrigatório nas graduações Tecnologia em Hotelaria e Bacharelado em Hotelaria e prevê que os alunos cumpram 144 horas de atividades práticas em um dos hotéis-escola Senac. Nesse período, os alunos que estudam no campus Santo Amaro (na capital) ficam hospedados nos alojamentos dos campi e passam por todos os postos de atividades dos hotéis, vivenciando o funcionamento de um hotel com alto padrão de serviços.

Para os alunos do Bacharelado em Hotelaria há ainda uma segunda prática profissional obrigatória: são 18 horas, nas quais eles acompanham junto aos executivos de vendas dos hotéis-escola Senac, na capital, o momento em que desenvolvem competências voltadas à gestão e comercialização de serviços hoteleiros.

O Desafio Senac: Alunos no Comando é um componente optativo dos cursos e mais um diferencial da formação do Centro Universitário Senac, que integra a operação comercial de empreendimentos hoteleiros de alto padrão de qualidade ao aprendizado nas áreas de hotelaria e gastronomia. No Grande Hotel São Pedro e no Grande Hotel Campos do Jordão, o aluno tem a oportunidade de aprender vivenciando atividades reais da profissão, o que possibilita desenvolver capacidade de análise para entender e conduzir imprevistos, além de atuar em equipe, sempre com qualidade e ética.

O Bacharelado em Hotelaria possui o conceito 5, excelente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com duração de quatro anos, é oferecido no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, na capital, com o objetivo de preparar os universitários para atuar em diversos campos da área de hospitalidade, como hotéis, resorts, navios, condomínios, empresas de consultoria, complexos de lazer e recreação, parques temáticos e shopping centers, a partir de aulas realizadas em laboratórios específicos, sempre aliadas às tendências do mercado e com oportunidades de vivenciar a prática da profissão em situações reais, como o Desafio Senac: Alunos no Comando.

A mesma proposta pedagógica se aplica ao Tecnologia em Hotelaria, igualmente com conceito 5, excelente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), então oferecido no campus Águas de São Pedro. Contudo, o tecnólogo possui duração de dois anos, mas também oferece a possibilidade de atuar no mercado da hospitalidade, com foco em questões ligadas à operação do negócio hoteleiro e à gestão de serviços. O que o diferencia do bacharelado é que este último, além de contemplar a operação dos serviços hoteleiros, aprofunda estudos na gestão do negócio, inovação e empreendedorismo, estudos de viabilidade e pesquisa acadêmica.

Equipe Alunos no Comando 2017


Fonte: Assessoria