Desafio Senac: Alunos no Comando é sucesso pelo sexto ano consecutivo

Alta ocupação e satisfação dos hóspedes mostra o bom desempenho dos alunos à frente da gestão do Grande Hotel Campos do Jordão em um final de semana
Equipe gestora da 6a edição do Alunos no Comando

Inovação e criatividade - Alunos dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos dos três campi do Centro Universitário Senac se uniram para oferecer aos convidados e hospedes do Grande Hotel Senac Campos do Jordão momentos de bem-estar, inspiração e reflexão. 

A 6a edição do Desafio Senac: Alunos no Comando aconteceu entre os dias 06 e 08 de outubro, durante o final de semana os alunos assumiram toda a operação e gestão do hotel. Na programação constou oficinas de gastronomia, jantar temático, música, tratamentos estéticos da Viva Amazon, Café da tarde oferecido pelo Senhor Experesso e um show promovido pela banda Titanium. 

Nesta edição houve a participação de 105 alunos, 13 deles nos cargos de gestão e responsáveis por liderar suas equipes. Juntos, fizeram a ação acontecer e se transformar em mais um sucesso, após oito meses de planejamento e acompanhamento dos professores e da equipe dos hotéis-escola. 

O Desafio, que a cada ano se alterna entre os dois hotéis-escola Senac – em Campos do Jordão e Águas de São Pedro - já treinou ao todo cerca de 600 estudantes. “Fico muito feliz com a capacidade dos alunos de nos surpreender. Eles encontraram a fórmula e a medida certa para o sucesso do evento. Encantaram os clientes com a hospitalidade e os detalhes, e demonstraram o quanto incorporaram competências essenciais para os profissionais de serviços: planejamento, criatividade, trabalho em equipe, flexibilidade, dentre outras”, assegura Camila Moraes, diretora do campus Campos do Jordão.

O Professor Fernando Estima, Isabela Dimes Vicente gerente geral do Alunos no Comando. Carolina Rodrigues Caldas Falleiros gerente de eventos do Alunos no Comando e Sandra Maia coordenadora dos cursos de Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac – Santo Amaro

“Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Centro Universitário Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa. A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão, inovando na programação e mostrando aos clientes que estão prontos para o mercado de trabalho”, explica a Sandra Maia, professora de hotelaria e coordenadora do Desafio Senac: Alunos no Comando.

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A ocasião foi uma oportunidade para executivos do setor hoteleiro e de eventos conhecerem os estudantes que formarão a nova geração de profissionais. Algumas das principais lideranças do turismo e hotelaria estavam presentes, como Carlos Fabris, diretor de RH do Hotel Tangará,Roland Bonadona, ex CEO Accor, Orlando de Souza (Cpetur), Carlos Fernando Zupo (Aprecesp), Leila Bueno e Ricardo Bueno, Bueno Cenografia foram recepcionados pelos estudantes.

Tendências em alimentação foi tema de painel no Desafio Senac 2017

Durante a manhã de sábado, os Alunos gestores do Alunos do Comando 2017, reuniram três renomados nomes da área de gastronomia para um debate, Marcelo Traldi, professor do Senac e consultor gastronômico mediou o painel, que contou com a presença de José Barattino, atualmente chef executivo do Eataly São Paulo e o empresário Edrey Momo, que tem em sua trajetória profissional o crescimento da pizzaria 1900 criada por seu avô, Tasca da Esquina e seu mais novo projeto que já é um sucesso, a Padaria da Esquina.

Os painelistas abordaram temas relevantes e atuais das tendências de alimentação. Edrey Momo após contar ao público participante do evento um pouco de sua trajetória profissional, revelou alguns dos desafios atuais no segmento que ele atua,restaurantes, "Nos últimos 20 anos mudou muito o comportamento dos consumidores e as tendências em alimentação, o que era um bom negócio a alguns anos atrás, como abrir uma pizzaria de 1000m2 em Perdizes, hoje já não é um bom negócio" ele ressalta que a demanda por delivery e pequenos restaurantes próximos as residências é uma tendência crescente no mercado.

Marcelo Traldi, aproveitou o momento para contar um pouco de sua experiência como coordenador dos restaurantes da Vila Olímpica em 2016. No local foi montado uma estrutura para 75 mil refeições diárias e pela primeira vez uma empresa brasileira ganhou a concorrência para servir todos os atletas e delegações. A maior preocupação de Traldi era evitar a intoxicação alimentar, o manuseio correto e procedimentos rígidos e uma logística perfeita para preservar a integridade dos atletas, pois poderia bastar uma simples intoxicação alimentar para tirá-los de uma competição.

Durante o evento, foram utilizados 2,45 toneladas de carne, 4.500 litros de leite, uma tonelada de frutos do mar, 600 kilos de massa e 1653 kilos de pães. "Era uma verdadeira operação de guerra, tínhamos que ter vários planos para imprevistos e usar muita criatividade para evitar desperdícios de alimentos", destacou Traldi.

O empresário Edrey Momo, Marcelo Traldi, consultor e prof do Senac e José Barattino, Chef executivo do Eataly

O evento encerrou no domingo dia 08/10 com a "devolução das chaves do hotel" ao gerente geral do Grande Hotel Senac Campos do Jordão, Renato Bianchi, o grupo de alunos ressaltaram a alegria de fazer parte do projeto e a sensação de dever cumprido alcançada. "Agradecemos aos nossos pais, companheiros e aos professores que são nossa inspiração diária e responsáveis por nossa transformação através da educação", ressaltou Isabela Dimes Vicente, gerente geral do Alunos no Comando 2017.

Renato Bianchi, Gerente geral do Grande Hotel Senac Campos do Jordão e Isabela Dimes Vicente gerente geral do Alunos no Comando


Confira abaixo depoimentos exclusivos de Isabela Dimes Vicente gerente geral do Alunos no Comando e Carolina Rodrigues Caldas Falleiros gerente de eventos do Alunos no Comando ao Portal Eventos