Argentina inaugura 12ª ExpoEventos em Buenos Aires

No decorrer da ExpoEventos 2015 os visitantes puderam manter contato com expositores que representam o potencial da América Latina, em especial da Argentina, como sede de eventos de nível regional e internacional e uma centena de Hosted Buyers das Américas tiveram oportunidade de conhecer melhor dos Destinos expostos na Rodada de Negócios.

Cenas da ExpoEventos 2015
Com a presença do ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer, o presidente da AOCA, Asociación Argentina de Organizadores y Proveedores de Exposiciones, Congresos e Eventos, Diego Gutiérrez e o presidente da Câmara Argentina de Turismo, Oscar Ghezzi, foi aberta a ExpoEventos 2015 que se desenvolveu paralelamente ao 22º Encontro Nacional de Destinos Sede de Eventos, organizado pela Inprotur – Instituto Nacionalde Promoción Turística e reuniões do CAT (Câmara Argentina de Turismo), CAC (Câmara Argentina de Comércio), ICCA (International Congressand Convention Associación), COCAL (Confederacion de Entidades Organizadoras de Congresos e Afines – Capítulo América Latina) e SITE (Society for Incentive Travel Excellence).

Cenas da ExpoEventos 2015
Durante a cerimônia de abertura da 12ª ExpoEventos, o Ministério do Turismo argentino firmou um Convênio de Cooperação com a AOCA com objetivo de “estabelecer um mecanismo de trabalho que fortaleça a promoção e gestão de eventos de negócios, encontros profissionais, culturais e desportivos para o mercado nacional através da realização de programas, projetos e atividades conjuntas e/ou coordenadas, em conformidade com o Plano de Marketing Estratégico para o mercado interno, destinadas a promover e fortalecer o desenvolvimento dos Destinos argentinos”.

Na oportunidade Meyer destacou que “novos destinos e conventions se incorporam ao Destino Argentina. Isto obriga o setor a estar em dia e o segmento de turismo de eventos tem particularidades que fazem com que as estratégias sejam mais especializadas. E assim a Argentina segue trabalhando para posicionar-se melhor no mercado internacional”.

O ministro assinalou que nos últimos anos a Argentina tem alcançado um posicionamento excelente no segmento de turismo de eventos no mundo, detalhando que “o Anuário Estatístico 2014 elaborado pelo Observatório de Turismo de Eventos, apresentado há poucos dias, confirma que a atividade reportou no ano passado 20 bilhões de pesos e que já são 281 as localidade de todo país” que se vem beneficiadas.

Assim mesmo, Meyer enfatizou que “agora contamos com o Centro Cultural Néstor Kichner, que nos enche de orgulho, com seus mais de 100 mil metros quadrados e sua envergadura comparável aos maiores centros culturais do mundo”, destacando ainda, “o Centro de Convenções que está em construção em Buenos Aires, projetado obedecendo aos melhores padrões de sustentabilidade”.

Por sua vez, o presidente da AOCA, Diego Gutiérrez, sustentou que “o segmento de turismo de eventos seguirá avançando, apesar de qualquer vicissitude, acompanhando o crescimento do país que desejamos”. “Ao largo das sucessivas gestões dos últimos anos na AOCA”, disse Gutiérrez, “temos nos orgulhado do frutífero trabalho conjunto com o setor público-privado, que identifico como Mintur/Cat/Aoca/Equipe Nacional de Turismo de Eventos, com resultados amplamente positivos que temos conseguido mensurar com rigor acadêmico”.

Cenas da ExpoEventos 2015
No decorrer da ExpoEventos 2015 os visitantes puderam de manter contato com expositores que representam o potencial da América Latina, em especial da Argentina, como sede de eventos de nível regional e internacional e uma centena de Hosted Buyers das Américas tiveram oportunidade de conhecer melhor dos Destinos expostos na Rodada de Negócios.

Cenas da ExpoEventos 2015
No decorrer da 22ª Encontro Nacional de Destinos Sede de Eventos, organizado pelo Instituto Nacional de Promoción Turística (Inprotur) ocorreu o Painel “Viagens de Incentivo. Motivação: o que a gente quer ou o que a empresa lhe proporciona”, conduzido por Alejandro Verzoub, presidente da AV Business & communications, past-presidente do Site Global e presidente do Capítulo Sul-americano do SITE, com a participação de Ana Claudia Bitencourt, presidente da ABEOC; Jorge Tausend, diretor do All Group Eventos e Mariângeles Samame, coordenadora de Turismo de Eventos da Agencia Córdoba Turismo e membro da ICCA, SITE e GBTA.

Em seguida, Maria Alexandra Torres Asch, presidente do Capitulo Latino-americano da ICCA e gerente de marketing e vendas do Agora Bogotá Centro de Convenções, dissertando sobre “Centro de convenções sem participantes, são ladrões. A gestão dos centros de convenções e sua promoção internacional”, salientando “ser fundamental para o desenvolvimento de um Destino ter um convention bureau que tem a função de integrar horizontal e verticalmente gerando políticas de mercado para defender os interesses nacionais e do Destino”.

Cenas da ExpoEventos 2015
O Encontro teve sequência com as palestras do diretor regional da ICCA, Santiago González sobre “O turismo de eventos. Estratégias competitivas de destinos. Importância do trabalho em equipe”, que expos os fundamentos do “programa de embaixadores, uma política inteligente, que exige a profissionalização dos bureaux”, sendo encerrado, com a fala da presidente da COCAL, Alisson Batres, que falou sobre “A gesto em redes sociais e a tecnologia para superar a competição”.

Abertura do novo Centro de Convenções de Buenos Aires

Sobre a abertura, o presidente do Ente de Turismo, Fernando de Andreis, destacou: “Nosso objetivo é que este novo espaço se converta na principal sede pra o turismo de eventos da cidade. A inauguração do Centro representa um grande desafio e, ao mesmo tempo, sana uma necessidade que a Cidade tinha desde há muitos anos. O último informe realizado pela ICCA colocar Buenos Aires no posto 21 no ranking das cidades que realizam eventos internacionais, posicionando-a com a 1ª. sede de eventos em toda América, com 91 congressos internacionais, durante 2014”.

O edifício, idealizado para evitar a ruptura do cordão verde estruturado pelas avenidas do Libertador e Figueiroa Alcorta, situado ao lado da Faculdade de Direito da UBA, tem uma superfície de 18.000 m² e capacidade para 5.000 pessoas.

Está conformado por uma sala plenária e salas auxiliares divisíveis, oficinas, espaços para eventos, um restaurante, estacionamento para 900 veículos e um foyer de 1.600 m². Por sua vez, terá acesso à futura Faculdade de Direito da Linha H do Metrô.

No momento de começas com as obras se levou em consideração que não gera um impacto negativo na paisagem, levando em conta suas dimensões: 100 metros de largura por 70 e 14 de altura. O projeto pretende resolver esta situação com um edifício que seja parte inseparável de seu entorno e que, através de um volume baixo, permita que a praça continue por cima da coberta conectando o Parque Thays com a Plaza das Nações Unidas, criando um novo grande parque urbano para a Cidade.

O edifício não será percebido no horizonte e em sua cobertura haverá um passeio para pedestres e um sistema de trilhas contínuas e vinculantes para o ócio, o passeio e o desfrute. O novo parque terá uma superfície de 19.000 m² e estará integrado por sua fauna autóctone, que ajudará a incrementar a biodiversidade da zona. O mesmo se completará com um sistema de iluminação no manto verde que contribuirá para iluminar de forma natural aos espaços interiores do Centro de Convenções Buenos Aires.

Participação do Brasil

Infelizmente, a participação do Brasil deixou muito a desejar, tendo a Embratur adquirido um pequeno espaço na feira, no qual em simples mesas, numa estrutura simplória, os dois únicos expositores, Rio de Janeiro e Natal, tiveram que se desdobrar para atender.

Confira abaixo, imagens da feira, da cerimonia de abertura e das conferencias.