Bonde de Portugal desembarca em Porto Alegre para capacitação de agentes de viagem e exposição ao público

O tradicional bonde lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, estará em Porto Alegre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em uma iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a TAP para promover o país mais ocidental da Europa como destino. Afinal, “Portugal é para se sentir”.

O tradicional bonde lisboeta “Prazeres 28”, um dos ícones culturais e turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, estará em Porto Alegre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em uma iniciativa conjunta entre o Turismo de Portugal e a TAP para promover o país mais ocidental da Europa como destino. Afinal, “Portugal é para se sentir”.

Conhecido em várias cidades do país e referência em Lisboa, o bondinho realizará um verdadeiro passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza de um país verdadeiramente autentico e genuíno.

A experiência proporcionará um mergulho na vasta riqueza cultural, passando por cidades e localidades referenciadas como patrimônio cultural mundial pela Unesco, bem como conhecendo o que o país tem a oferecer em termos de arte, literatura e música.

A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária lusa preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.

A valorização da natureza é outro ponto a ser visitado. Portugal oferece uma diversidade de lugares, como as belas praias, falésias, parques naturais, montanhas e vales únicos, mas também vários roteiros ligados ao surf, golf e bike e mesmo passeios de balão.

Mas o pais também é festa, destacando-se, os festivais de música de verão e a sempre agitada e cosmopolita vida urbana que faz de Portugal referência na Europa. As suas infraestruturas e serviços, aliados, a polos de inovação e empreendedorismo, garantiram o Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, nos próximos três anos.

O bondinho faz também uma viagem pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”, mas vai além e faz conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa, e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos, sem esquecer dos bons vinhos.

Toda o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.

Portugal, sem dúvida, tem muito a oferecer, e não à toa foi o país mais premiado no World Travel Awards, com 25 troféus. Dentre as principais premiações, o Turismo de Portugal foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu (Europe’s Leading Tourist Board). A região do Algarve também foi premiada na categoria melhor destino europeu de praia, além de Lisboa ter sido eleito o melhor destino de cruzeiros.

Programação variada

No primeiro dia, agentes de viagem participarão de uma ação de capacitação sobre Portugal, em uma verdadeira viagem pelo país e pelas suas 7 regiões turísticas. Ao fim do treinamento, os participantes receberão um certificado timbrado atestando a aptidão para comercializar pacotes para o destino.

No dia seguinte, o bondinho estará aberto para o público, que poderá ter uma verdadeira experiência de Portugal e conhecer melhor a terra de Fernando Pessoa e acompanhar uma exposição. É uma viagem única.

O clássico bondinho amarelo vai estar na Av. Independência, 1211 – Galeria Moinhos de Vento.

Turismo em evidência

Portugal está, definitivamente, no mapa dos brasileiros quando o assunto é turismo. Nos últimos anos, o país luso tem registrado uma crescente demanda de visitantes do Brasil, o que é comprovado por uma série de indicativos numéricos.

A terra de Camões recebe mais de 600 mil turistas brasileiros por ano, o que faz do Brasil o sexto maior mercado de procura externa para Portugal. Para algumas regiões específicas, como o Norte e o Alentejo, o Brasil aparece na terceira colocação, além de estar entre os quatro países que mais visitam Lisboa e o Centro.

Em termos de satisfação, os números são pra lá de positivos. De acordo com o inquérito de avaliação da satisfação dos turistas brasileiros que visitaram Portugal no último ano, 74% dos visitantes manifestaram interesse de retornar ao país.

Em 2015, apenas considerando turistas brasileiros, Portugal gerou uma receita de 376 milhões de euros, com 1,3 milhão de diárias registradas. De acordo com o Euromonitor, em 2016, Portugal surge como o sexto destino europeu mais procurado.

Este crescimento está diretamente ligado ao esforço da TAP para estreitar relações com o Brasil e se tornar o principal elo de conexão entre os dois países. Atualmente, a companhia faz mais de 65 voos semanais para Lisboa ou Porto partindo de dez cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Recentemente, a TAP lançou no Brasil seu mais novo programa, o Stopover, incentivando os passageiros de longo curso que viajam com a companhia, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até 3 dias numa destas cidades portuguesas e visitando dois lugares pelo preço de um. Este novo produto tem como objetivo captar cada vez mais visitantes internacionais para Portugal, estimando a TAP atingir 300 mil turistas por ano, com um potencial impacto de 150 milhões de euros para a economia nacional, nos próximos três anos.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes econômicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. Foi eleito, nos últimos três anos, o melhor escritório de turismo da Europa pelo World Travel Awards (WTA)

Sobre a TAP

Criada em 1945, A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, e possui mais 65 frequências semanais partindo de 10 cidades brasileiras - Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - para Lisboa e/ou Porto. Com 81 destinos e 34 países, opera em média cerca de 2.500 voos por semana, uma frota de 63 aeronaves Airbus e mais 17 na frota regional TAP Express. Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das novas tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e confiança. Eleita a Companhia Aérea da Europa. Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em 2015 e 2014, pelo World Travel Awards, foi também eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012, e detém igualmente o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, em 2009, 2010, 2011 e 2012, todos pelo WTA.

Fonte: Cunha Vaz Brasil – Public Relations