Eduardo Sanovicz é homenageado como Líder da Indústria de Eventos

Presidente da ABEAR foi indicado por júri de especialistas como um dos que mais contribuiu para o crescimento da Indústria de Eventos nos últimos 15 anos

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas
O presidente da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, foi escolhido em meio a mais de uma centena de profissionais como um dos 15 Líderes da Indústria de Eventos Brasileira. A indicação foi coordenada pela Revista Eventos e homenageia as personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento deste mercado, nos últimos 15 anos. "Estudioso e aplicado, Sanovicz soube aproveitar sua estada em Barcelona, onde estudou o processo de construção e apropriação dos legados da Olimpíada, objeto de sua tese de mestrado, e aplicou esse aprendizado em sua atuação como dirigente do turismo nacional", afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Antes de presidir a ABEAR, Sanovicz teve uma extensa experiência nos setores de turismo e eventos. Foi diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos, diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau, presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, presidente da Embratur, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, tendo sido membro do board internacional da ICCA por quatro anos. Em 2002, foi ainda o vencedor do Grand Prix Prêmio Caio, como o Profissional do Ano em Turismo de Eventos e Negócios do Brasil, além de ter recebido outros prêmios por sua atuação profissional.

LÍDER DA INDÚSTRIA DE EVENTOS

Eduardo Sanovicz foi personagem da matéria de capa da Revista Eventos em 2002
Bissemanalmente, a partir do dia 15 de agosto até o dia 30 de setembro, a Indústria de Eventos conhecerá o nome de um dos 15 eleitos por sua contribuição para o desenvolvimento do setor nos últimos 15 anos. Eles são os Líderes da Indústria de Eventos, num setor que vem se consagrando por sua importância no cenário social e econômico brasileiro.

A eleição organizada em comemoração aos 15 anos da Revista Eventos, com um júri convidado pela Eventos Expo Editora e composto por profissionais influentes do segmento, todos membros da Academia Brasileira de Eventos e Turismo: Anita Pires, Armando Campos Mello, Elza Tsumori, Ibrahim Tahtouh, Marisa Canton, Paulo Gaudenzi, Raimundo Peres, Roosevelt Hamam e Sergio Junqueira Arantes. “Na condição de eleitores, eles não puderam ser escolhidos, apesar também de serem merecedores”, afirma Arantes, publisher da Revista.

A Indústria de Eventos é o macro sistema que congrega os setores de entretenimento, turismo e eventos, responsável por cerca de 20% dos empregos mundiais e uma participação crescente no PIB nacional e na pauta de exportações brasileira.

A relação completa dos 15 nomes, com detalhes sobre cada um deles, será publicada na edição nº 69, especial de aniversário da Revista Eventos, no final do mês de setembro. A edição trará ainda uma pesquisa completa sobre o Mercado de Incentivos no Brasil e um caderno especial com 15 artigos escritos por profissionais experientes dos segmentos de megaeventos, aviação, centros de convenções, feiras, hotelaria, eventos corporativos, eventos de incentivo, cenografia, live marketing, marketing esportivo, educação, marketing cultural, congressos, captação de eventos e sustentabilidade.

A homenagem ora prestada pela Revista Eventos se diferencia de outras pelo alcance de sua projeção, uma vez que o Conselho Editorial ao indicar os Líderes da Indústria de Eventos analisou a trajetória nos últimos 15 anos de quase uma centena de indicados. “Os eleitos são a “creme de la creme” do setor. Eles fizeram acontecer. E continuam fazendo”, reforça Sergio Junqueira.

O próximo eleito será divulgado no dia 26 de setembro. Aguardem.

LÍDERES DA INDÚSTRIA DE EVENTOS já anunciados

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
ALEXANDRE SAMPAIO - O Presidente da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, acaba de ser anunciado como Líder da Indústria de Eventos Brasileira. O prêmio é concedido pela Revista Eventos às personalidades que mais contribuíram para o crescimento do setor nos últimos 15 anos.

"Alexandre Sampaio firmou sua liderança na turismo e nos eventos por sua capacidade de aglutinar esforços e conciliar interesses em busca de denominadores e objetivos comuns, o que permitiu que o setor tivesse importantes conquistas nos últimos anos”, afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


Antonio Dias, diretor do Royal Palm Plaza Hotels & Resorts
ANTONIO DIAS - Antonio Maurício Dias está à frente de uma das maiores redes hoteleiras do país, o Royal Palm Hotels & Resorts e, em sua bagagem, traz também a responsabilidade de ter fundado e presidido o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, além de ser um dos acadêmicos da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Por sua importante contribuição ao desenvolvimento do mercado de eventos no Brasil, Antônio Mauricio Dias acaba de ser homenageado pela Revista Eventos como Líder da Indústria de Eventos brasileira. "Desde que assumiu a direção do Royal Palm, Antônio imprimiu um ritmo constante de aperfeiçoamento e ampliação. Recordista brasileiro em volume de eventos realizados, com uma das mais altas taxas de ocupação da hotelaria nacional, ele já tem um novo desafio: administrar o maior hotel (1.000 apartamentos) e o maior centro de convenções do país", afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Desde 1997 na direção da rede, Dias é reconhecido por aplicar uma "Cultura de Excelência", que passa pela importância dos constantes investimentos em infraestrutura, para que o Royal permaneça no ranking das redes de referência nacional nos segmentos da hotelaria e do turismo, até os investimentos em qualificação de pessoal. "Desde a aquisição do hotel pelo grupo Arcel, não houve um ano sequer no qual não fossem feitos grandes investimentos e alterações no produto. Temos ainda, como premissa, cultivar nossos talentos internos. No ano passado, capacitamos 100% dos 800 colaboradores, com 4.590 horas de treinamento, por meio do programa Os Motivos do Nosso Sucesso", relata o executivo.


Caio Luis de Carvalho, ex-Ministro do Esporte e do Turismo, ex-presidente da Embratur e da SPTuris
CAIO LUIZ DE CARVALHO - O diretor da Enter Entertainment Experience, Caio Luiz de Carvalho, foi eleito Líder da Indústria de Eventos. A indicação simboliza o reconhecimento pelo trabalho de Carvalho pelo desenvolvimento da Indústria de Eventos e Turismo no país nos últimos 15 anos. “Ministro, mesmo passados 10 anos, Caio é uma unanimidade no turismo, respeitado em todo país, e internacionalmente. Com Caio, o turismo saiu das páginas sociais, inserindo-se na pauta econômica da grande imprensa. O Nordeste deve a este paulista muito de seu desenvolvimento”, afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Antes de presidir a Enter, empresa do Grupo Bandeirantes, voltada para a realização de shows, congressos, carnaval, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016, Caio Carvalho já foi Ministro do Esporte e do Turismo, presidente da Embratur e presidente da SPTuris. Em 2011 criou também o Instituto Brasileiro de Economias Criativas. A homenagem é prestada pela Eventos Expo Editora e pela Revista Eventos aos 15 líderes que mais contribuíram pelo crescimento do setor de eventos no Brasil.


Chieko Aoki, criadora e presidente da Chieko Aoki Management Company, da qual fazem parte a Blue Tree Hotels e o Noah Gastronomia
CHIEKO AOKI - A segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil, recém eleita pela Revista Forbes, acaba de ser também congratulada como uma das personalidades mais importantes do mercado de Eventos. A criadora e presidente da Chieko Aoki Management Company, da qual fazem parte a Blue Tree Hotels e o Noah Gastronomia, Chieko Aoki, foi eleita Líder da Indústria de Eventos no Brasil, um segmento que congrega os setores de entretenimento, turismo e eventos, responsável por cerca de 20% dos empregos mundiais e que já movimenta mais de R$ 50 bilhões anuais no país.

Chieko foi selecionada entre um rol de cerca de 100 nomes, junto com outros 14 líderes. “Membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e também da Academia de Marketing, Chieko foi presidente do Lide Mulher, além de inúmeras vezes premiada, inclusive como Personalidade Prêmio Caio, o que demonstra o respeito e o reconhecimento público que a Chieko granjeou em sua vitoriosa trajetória no turismo. Seu olhar sempre atento faz da Blue Tree uma referencia de qualidade na hotelaria nacional”, afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas
EDUARDO SANOVICZ - O presidente da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, foi escolhido em meio a mais de uma centena de profissionais como um dos 15 Líderes da Indústria de Eventos Brasileira. A indicação foi coordenada pela Revista Eventos e homenageia as personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento deste mercado, nos últimos 15 anos. "Estudioso e aplicado, Sanovicz soube aproveitar sua estada em Barcelona, onde estudou o processo de construção e apropriação dos legados da Olimpíada, objeto de sua tese de mestrado, e aplicou esse aprendizado em sua atuação como dirigente do turismo nacional", afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Antes de presidir a ABEAR, Sanovicz teve uma extensa experiência nos setores de turismo e eventos. Foi diretor de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos, diretor de Operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau, presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, presidente da Embratur, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, tendo sido membro do board internacional da ICCA por quatro anos. Em 2002, foi ainda o vencedor do Grand Prix Prêmio Caio, como o Profissional do Ano em Turismo de Eventos e Negócios do Brasil, além de ter recebido outros prêmios por sua atuação profissional.


Eraldo Alves da Cruz, Secretário Geral da CNC é um dos eleitos para o Líderes da Indústria de Eventos
ERALDO ALVES DA CRUZ - Secretário Geral da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Eraldo é um dos Líderes da Indústria de Eventos. Profissional de Turismo e Hospitalidade há mais de 38 anos, atuando na Confederação desde outubro de 2007, Eraldo Cruz foi escolhido pela sua contribuição ao crescimento do setor nos últimos 15 anos. “A atuação do Eraldo no âmbito da ABIH, em especial, no período em que exerceu sua presidência, uma das mais profícuas de sua história, o credenciam para esta e muitas outras homenagens”, enfatiza o sócio-diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


Francisco Santos, presidente e fundador da Couromoda. Um dos eleitos como Líder da Indústria de Eventos
FRANCISCO SANTOS - Presidente e fundador da Couromoda. O evento completou 40 anos em 2013 e se tornou uma das maiores feiras mundiais do setor calçadista. “O sucesso da Couromoda, que surgiu no início da década de 70, numa época de muita instabilidade política e econômica no país, certamente é um grande exemplo para o segmento de feiras de negócios no Brasil e fora dele”, acredita Sergio Junqueira Arantes. “A fundação da Couromoda, pelo Francisco Santos, é parte importante do processo de fazer mais e melhor. Naquela época, o setor aguardava o comprador procurar as empresas. A Couromoda inverteu essa ordem. Para o Santos, o comercio exterior é uma decisão estratégica, por isso a Couromoda sempre caminhou ao nosso lado”, explica Mauricio Borges, presidente da APEX Brasil.


Guilherme Paulus, presidente do Conselho Administrativo da CVC, ,presidente do Conselho da GJP Participações S.A e da GJP Hotéis & Resorts
GUILHERME DE JESUS PAULUS - fundador e presidente do conselho administrativo da CVC, Guilherme de Jesus Paulus, que também preside o Conselho da GJP Participações S.A e da GJP Hotéis & Resorts, além de fazer parte da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, do Conselho Nacional de Turismo e ser o único representante do setor de entretenimento, turismo e eventos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, recebe homenagem pela extensa contribuição ao desenvolvimento do mercado de eventos no país nos últimos 15 anos. “Empreendedor e apaixonado, Guilherme que poderia se aposentar com a venda de 60% da CVC, intensificou sua atuação, incrementando o crescimento de sua operação hoteleira e sua participação institucional em defesa dos interesses do turismo nacional”, lembra o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


Horácio Neves, editor por 25 anos do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo e diretor do Brasilturis Jornal
HORÁCIO NEVES - O jornalista Horácio Neves, criador e editor por 25 anos do Caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, acaba de ser eleito Líder da Indústria de Eventos brasileira. Português, há 32 anos diretor do Brasilturis Jornal, um dos maiores jornais especializados em turismo do mundo, Neves recebe a homenagem da Revista Eventos por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria de eventos no Brasil nos últimos 15 anos.

“A história do turismo, e dos eventos, pode ser estudada nas páginas dos veículos criados por Horácio Neves, primeiro o Caderno de Turismo da Folha e depois o Brasilturis. Nestes 50 anos Horácio, do alto de seus 80 anos, sua pena cobriu altos e baixos, acertos e negaceios, inaugurações e fechamentos, alegrias e tristezas, inserção no mercado internacional e crescimento do mercado nacional. Horácio Neves é a história viva do turismo nacional”, afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


João De Simoni Ferracciù, presidente do Grupo De Simoni
JOÃO DE SIMONE - O Pai da Promoção Brasileira, João De Simoni Ferracciù, presidente do Grupo De Simoni, acaba de receber uma nova homenagem para o rol de títulos e prêmios que coleciona. Por sua extensa contribuição para o desenvolvimento do mercado de eventos no país, esta sendo homenageado pela Revista Eventos com o título de "Líder da Indústria de Eventos" juntamente com outros 14 profissionais.

"Sua participação na criação da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, da AMPRO Associação de Marketing Promocional, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e da Academia Brasileira de Marketing fala por si só do pioneirismo e do respeito que o De Simoni conquistou na indústria de eventos, mas talvez o mais importante em sua trajetória tenha sido sua aposta no trabalho com a máxima qualidade e ética que ajudou a colocar o marketing promocional num patamar superior", afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


José Victor Oliva, presidente da Holding Clube, é um dos eleitos para o Líderes da Indústria de Eventos
JOSÉ VICTOR OLIVA - Há 25 anos atuando oficialmente no mundo dos eventos e fundador de uma das principais empresas do segmento no país, o nome de José Victor Oliva, presidente da Holding Clube – que hoje reúne oito empresas e fatura mais de R$ 250 milhões anuais – não poderia deixar de figurar entre os eleitos Líderes da Indústria de Eventos brasileira. A homenagem é prestada pela Revista Eventos, que acaba de eleger os 15 profissionais que mais contribuíram para o desenvolvimento do setor nos últimos 15 anos. “José Victor, desde os tempos do Gallery, vem demonstrando seu descortino na abertura de novos e vitoriosos caminhos, fazendo da qualidade de seus serviços e do respeito a seus diversos stakeholders uma premissa de sua atuação”, afirma o sócio-diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.


Mario Beni, Professor Adjunto da Universidade de Brasília
MARIO BENI - O professor e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Mario Beni, é o mais novo eleito Líder da Indústria de Eventos no Brasil. Com 40 anos de magistério superior em turismo, Beni tem contribuído grandemente com o desenvolvimento do mercado de eventos brasileiro, por meio da sua atuação no segmento do turismo, já que foi o primeiro docente a ser autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura a lecionar planejamento e organização do turismo no país.

"Professores, ministro, secretários, doutores, profissionais, quase todos um dia passaram pelas salas de aula, bancas examinadoras e palestras proferidas por Mario Beni em seminários e congressos no Brasil e mundo afora", afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Mario Beni é Professor Adjunto da Universidade de Brasília, graduado em Ciências Jurídicas, mestre em ciências sociais, doutor em ciências da comunicação, livre-docente e professor titular em turismo. É autor de 6 livros, 17 capítulos de livros publicados e mais de 50 artigos relacionados ao turismo brasileiro.


Roberto Medina, proprietário da Artplan e idealizador do Rock in Rio
ROBERTO MEDINA - O publicitário e proprietário da Artplan, uma das maiores agências de propaganda do país, Roberto Medina foi eleito por um júri de nove especialistas dos segmentos de eventos e turismo como Líder da Indústria de Eventos brasileira. O empresário foi selecionado, junto com outras 14 personalidades, como um dos que mais contribuiu para o crescimento do mercado de eventos no país nos últimos 15 anos.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1949, o publicitário é conhecido por ter criado campanhas marcantes para diversos anunciantes, ter promovido o maior show, até então, de um artista solo - Frank Sinatra no Maracanã, em 1980 - além de ser o idealizador e organizador do Rock in Rio, que levou seu nome ao Guiness como maior festival de música da história, em 1985, e manteve o título de maior festival internacional somando 13 edições, entre Brasil e Europa. A edição 69 da Revista, programada para circular em outubro, trará matéria completa sobre Roberto Medina e os demais eleitos.


Roland de Bonadona, CEO da ACCOR Hospitality para América Latina
ROLAND BONADONA - O CEO da ACCOR Hospitality para América Latina, Roland de Bonadona, é o mais novo Líder da Indústria de Eventos no Brasil. O executivo, que nasceu na França e chegou aqui, pelo grupo, em 1990, com o desafio de desenvolver a marca Sofitel, acompanhou de perto o desenvolvimento da hotelaria e do mercado de eventos corporativos no país. "Crescer continuamente, mantendo a qualidade no atendimento, conquistando por anos seguidos o prêmio As Melhores Empresas para Trabalhar e, ainda, atento às necessidades do setor, participando ativamente das principais entidades setoriais. Assim é o Bonadona”, afirma o diretor da Eventos Expo Editora e publisher da Revista Eventos, Sergio Junqueira Arantes.

Desde a chegada de Bonadona, o número de hotéis da rede Accor, que já era dona de 40 empreendimentos no país havia 17 anos, mais que triplicou, levando o mercado brasileiro a quarto maior no ranking dos países onde o grupo já havia investido. Atualmente, a Accor lidera como maior rede hoteleira do mundo, com mais de 3.500 hotéis em 92 países.