Ampro divulga pesquisa sobre perfil do profissional do live marketing

A pesquisa embasou o desenvolvimento de dois documentos: Guia Referência de Funções e Manual de Direcionamento para o Líder.

Dando sequência ao trabalho desenvolvido a partir de 2015, quando foi criado o Comitê de Relações Sustentáveis, com o estabelecimento dos Princípios das Agências e Clientes de Valor, e subsequentemente, o do Modelo Sustentável de Briefing, a Ampro – Associação de Marketing Promocional realizou uma ampla pesquisa sobre o perfil do Profissional de Live Marketing.

O levantamento, desenvolvido em parceria entre o Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação, presidido por Denise de Cassia e o Comitê de Relações Sustentáveis, presidido por Ronaldo Ferreira Junior por meio do Grupo de RH, dirigido por Jane Fernandes, é inédito e foi desenvolvido com o objetivo de identificar as áreas de atuação do novo profissional de live marketing, sua idade média, formação, formato de contratação, o que o motiva a trabalhar no setor, entre outros pontos importantes.

Foram entrevistados 754 profissionais que atuam em agências de todo o país. Dentre os resultados, o levantamento constatou que a maioria (63%) tem entre 26 e 40 anos de idade, 90% são colaboradores fixos e mais da metade (55%) são mulheres. As áreas de Atendimento, Planejamento e Produção mostraram-se bem equilibradas dentro das agências. Muitos profissionais realizam diversos projetos conforme a demanda, mas Eventos e Ativações se destaca com 71%, seguidos de Trade e PDV (43%), Promoções Autorizadas (40%) e Incentivo (36%). Importante ressaltar o crescimento do Digital (23%) e Mídia (13%).

A pesquisa também tentou entender se o job description de cada profissional estava bem definido. Os números mostraram que 81% dos colaboradores tem entendimento claro de suas funções, o que demonstra um amadurecimento na gestão das agências, de acordo com a diretoria da Ampro. Mais de 50% atuam em agências de médio (51 a 100 colaboradores) e grande (mais de 100). 46% já trabalharam em agências de propaganda.

Premiações são importantes

Questionados, ainda, sobre suas metas dentro das agências, crescimento profissional, aprendizados e reconhecimento estão entre as primeiras opções, o que explica, por exemplo, a valorização por prêmios: 82% respondeu que acha importante receber prêmios em sua área de atuação por trabalhos realizados.

Perguntados sobre sua formação acadêmica, 75% informaram formação superior diretamente relacionada aos seus trabalhos, a maioria em cursos de Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing. Sobre o tempo de trabalho, 43% informou que está de 3 a 5 anos na mesma agência. Um aspecto negativo apontado pela Pesquisa, no qual a Ampro pretende focar nos próximos anos, é a baixa regularidade de participação em cursos de atualização, palestras, fóruns etc. 35% não se atualizam ou o fazem apenas a cada dois anos; 34% se atualizam uma vez por ano e 27% duas vezes por ano.

Uma tendência na atuação dos profissionais de live marketing apontada pelos resultados foi o home office: 32% dos colaboradores informaram que também já atuam de casa, sendo 64% pelo menos uma vez por semana.

A falta de rotina e a possibilidade de exercer a criatividade são os fatores que motivam 47% dos colaboradores a atuarem no live marketing. Outros aspectos como liberdade e possibilidade de integração também foram apontados como positivos. Para quem está começando ou deseja trabalhar nesse mercado, os conselhos dos profissionais são paciência, flexibilização e comprometimento.

A pesquisa trouxe embasamento para o desenvolvimento de dois trabalhos: um Guia Referencial de Funções, alinhando a comunicação entre os RHs e as agências em contratações e programas internos; e um Manual de Direcionamento para o Líder, considerado como um aspecto importante na geração de processos e acolhimento de novos profissionais dentro das agências, em estruturas cada vez mais flexíveis, como demandam as tendências de modelo de negócio.

O Guia Referencial de Funções definiu inicialmente os níveis (Júnior, Pleno, Sênior, Gestão e Direção), definindo em seguida a formação, experiência, complexidade de tarefas e responsabilidades inerentes a cada nível. No estágio seguinte, estabeleceram uma régua de funções conforme a atividade exercida Atendimento, Criação, Produção e Planejamento, para finalmente definir o objetivo de cada função e o respectivo nível, por exemplo, para atuação na área de Atendimento: Estagiário, Assistente (Júnior), Executivo de Conta (Pleno), Supervisor de Contas (Senior), Gerente de Contas (Gestão) e Diretor de Contas (Direção).

O levantamento mostra o quanto temos avançado na construção de um setor cada vez mais maduro e profissional. O live marketing vai deixando para trás o estigma de um segmento movido à força de vontade e espírito criativo. Nosso business é ciência exata. Com emoção, certamente, porque lida com experiências ao vivo. Mas feito por verdadeiros profissionais. Conseguimos ser realmente estratégicos para os negócios de nossos clientes também porque investimos na formação e aprimoramento de nossos talentos", enfatiza o presidente da Ampro, Wilson Ferreira Jr.