Bloco de rua da Agência Tudo desperta interesse de marcas por carnaval

‘Vem Ni Mim Que Eu Tô Com Tudo’, que completa quatro anos em 2017, circulou no último dia 18 pelos Jardins, zona Oeste de São Paulo, animado por um trio elétrico.

Em 2013 um grupo de colaboradores da Agência Tudo (Grupo ABC) resolveu colocar de pé uma ideia inusitada: lançar um bloco de carnaval da agência e desfilar pelas ruas dos Jardins, em São Paulo. A equipe fez um requerimento na Prefeitura Municipal e, dias depois, recebeu uma grande notícia. O bloco havia sido aceito e faria parte da programação oficial do Carnaval de Rua paulistano. Foi assim que surgiu o ‘Vem Ni Mim que Eu Tô com Tudo’, um bloquinho de carnaval de rua que cresce exponencialmente ano a ano.

No primeiro ano, um carro de som embalado por uma playlist arrastou 150 animados foliões. Em sua última edição, no ano passado, já com banda e trio elétrico, a festa arrastou mais de 1.000 foliões. Em 2017, a página do evento no Facebook já conta com mais de 30 mil pessoas interessadas na folia, que acontecerá no dia 18 de fevereiro (das 11h às 18h), na Rua Canadá, 301 – Jardins. A folia foi embalada pelo cantor baiano Vini Cohin e banda, que há quatro anos prepara um repertório especial de marchinhas, axés que marcaram os anos 90 e atualidades.

O ‘Vem Ni Mim que Eu Tô com Tudo’ também ofereceu uma opção aos que queriam curtir a folia com um pouco mais de conforto. Quem adquiriu a camisa da festa (R$ 80) teve direito ao acesso à sede da Agência Tudo, onde aconteceu o ‘Esquenta Redondo Skol’ (a partir das 11h) e o ‘After Skol Beats Senses’ (a partir das 15h) nos jardins da agência. Foram eventos open bar com DJ, banda, customização de camisas, chapelaria e food trucks.

Para os que quisessem curtir a folia sem pagar, a rua Canadá (que foi fechada a partir das 12h) contou ainda com o trio elétrico, além de food trucks, banheiros químicos e pontos de venda de cerveja. Para minimizar o impacto no bairro, a agência programou um percurso combinado com a CET, espalhou banheiros pelo percurso em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros e organizou um arrastão de limpeza para recolher eventuais resíduos jogados no chão após a passagem do bloco.

“Há um tempo temos tentado fazer com que a sede da agência seja cada vez mais um espaço integrado com a cidade. Queremos ocupar cada vez mais as ruas para promover entretenimento e experiências de marca”, ressalta Cleber Paradela, sócio-head de estratégia da Tudo e um dos idealizadores do bloquinho.

A fidelidade do público e a organização da festa vem atraindo o interesse de marcas. Em 2016 a festa contou com Amstel, Bacardi, Red Bull e sorvetes Green. Em 2017 recebeu um patrocínio exclusivo da Skol. Para seguir à risca o conceito da marca, o bloco promete fazer um dos bairros mais tradicionais de São Paulo se transformar no metro quadrado mais redondo do Brasil. Para isso, serão feitas intervenções ao longo do percurso.

O que era para ser uma brincadeira de funcionários, acabou se transformando em uma ferramenta da agência de experiências de marca. A ação se tornou uma plataforma de relacionamento com os stakeholders da agência: clientes, prospects, patrocinadores, imprensa, ex-colaboradores e poderes públicos. Além de reverberar em todo o mercado. Apenas no Facebook o bloco jå impactou mais de 900 mil pessoas. Número significativamente maior do que as demais iniciativas de marketing realizadas para promover a agência. Para isso, o bloquinho deixou de ser um happy hour e se transformou em um projeto. Tem equipe dedicada, reuniões na prefeitura, assessoria de imprensa e assessoria jurídica.

Parece que a história se repete para Maurício Magalhães, presidente da agência. Em 1981 ele se juntou a um grupo de 13 amigos do Colégio Maristas, de Salvador, para colocar na rua o Bloco Eva. O carnaval de Salvador, naquela época, dava os primeiros passos na profissionalização. Sem perceber eles estavam surfando uma onda de oportunidade. A brincadeira também ficou séria e, ao longo de 35 anos, a empreitada projetou nacionalmente artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Ricardo Chaves, Durval Lelys, Emanuelle Araújo, Saulo e Felipe Pezzoni. “Para nós o bloquinho da Tudo é uma grande brincadeira. Mas, sem dúvida, está caminhando para se tornar um produto da Tudo”, encerra Maurício Magalhães, sócio da Tudo e do bloco Eva.