Fonte Elo Ibirapuera inicia apresentações de Natal

O Espetáculo de Natal, o primeiro com apresentações após a revitalização da fonte, é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo cartão Elo.

No dia 1ºde dezembro, a Fonte Elo Ibirapuera deu início às apresentações de Natal, que acontecerão diariamente, até 6 de janeiro, em três sessões, 20h30, 21h e 21h30.

A preparação do espetáculo contou com mais de 15 homens trabalhando arduamente, em seis andaimes, na montagem das quase 2 milhões de lâmpadas que iluminam mais de 180 árvores que cercam o lago onde está a fonte.

O Natal, premiado duas vezes como o mais espetacular da cidade, é ainda maior esse ano, com lâmpadas de LED de última geração colocadas na copa das árvores, que chegam a atingir mais de 30 metros de altura.

Produzido pela Divina Comédia e realizado pela Elfus Eventos e com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o espetáculo de Natal desse ano abre com uma locução que deseja boas vindas aos presentes com um emocionante texto. O primeiro ato simboliza a origem, com um jogo de imagens, que mescla estrelas, planetas, galáxias indo à cena do nascer do Sol que com o decorrer se transforma em uma árvore de Natal formada pelos elementos celestiais. Nesse momento apenas uma árvore do bosque se acende representando a primeira árvore plantada no Parque.

Na sequência do espetáculo, símbolos que representam a presença da humanidade e da união de grupo; comidas e brinquedos simples, que fazem referência à solidariedade e os primeiros presentes. Finalmente aparece a referência ao Papai Noel, representado por Nicolau.

Uma forte presença brasileira segue a narrativa com canções natalinas interpretadas por Maria Bethânia e Dominguinhos. Em momento descontraído, o show segue com Papai e Mamãe Noel dançando um rock contemporâneo.

A apresentação segue com uma envolvente mensagem de Paz Mundial e, então, as árvores são acesas e, ao som de “Happy XMas (War Is Over)”, de John Lennon, o espetáculo vai se encerrando.

Na trilha que compõe a história estão músicas como, “Firebird Suite”, “Isa Lei”, “Making The Plane”, “I Love Rock and Roll”, “Dance of The Sugar”, “The Great Secret”, “Milagre dos Peixes”, além de “Anoiteceu”, na voz de Maria Bethânia e “Sapatinho”, com Dominguinhos.

A Fonte foi totalmente revitalizada pela empresa de cartões de crédito Elo com o apoio do Ministério da Cultura. A reinauguração aconteceu no dia 21 de agosto com o novo espetáculo das águas.

A nova Fonte do Ibirapuera é uma instalação flutuante com 110 metros de comprimento, por dois metros de largura, que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto, a cada coreografia. Cada torre de água da fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens.

Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago. Seus bicos, motores hidráulicos, equipamentos eletrônicos, suas cores foram totalmente renovados pela Elo, que também investiu na produção de novos espetáculos.

O cartão Elo também contribuiu para a montagem de um palco flutuante, especialmente construído na fábrica do Amyr Klink, que abrigará shows e apresentações futuras.

Além do efeito artístico, a fonte é extremamente importante para melhorar a oxigenação da água dos lagos, melhorando as condições da vida da sua fauna e flora aquáticas.

SERVIÇO

Nova Fonte do Parque Ibirapuera

Apresentações de Natal: Diariamente, em três sessões: às 20h30, 21h e 21h30.
Modo Ornamental: A fonte funciona em modo ornamental todos os dias. De 2ª a 6ª, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº
GRÁTIS
Fonte: Assessoria