GloboNews reforça a importância do conteúdo colaborativo com filme do aplicativo ‘Na Rua’ e experiência de live marketing

A notícia acontece quando menos se espera. Onde menos se espera. Seja um evento totalmente novo ou a atualização de algo que já esteja em curso, ela precisa ser registrada para então ser contada e fazer com que as informações cheguem a todos.

E para possibilitar que as pessoas compartilhem seus olhares com milhares de outros brasileiros, a GloboNews lançou, em junho, o aplicativo ‘Na Rua GloboNews’, que agora passa a ser divulgado na programação do canal por meio de dois filmes em que o destaque é a força do conteúdo colaborativo. Posteriormente, em uma segunda fase do lançamento, o canal aposta em live marketing e propõe que os usuários experimentem a ferramenta nos eventos que apoiar, com o HUB GloboNews, a banca do futuro.

No primeiro filme, o movimento de piscar os olhos foi usado como convite para as pessoas emprestarem o seu olhar e contarem as histórias que testemunham ou vivenciam. Com o plano fechado, o trabalho registra o abrir e fechar de pálpebras que, no decorrer do filme, percebemos ser de diferentes pessoas. Já no segundo, uma sequência de imagens de diferentes locais é apresentada com frases sobre acontecimentos que poderiam ser registrados ali. Exemplos como um salvamento, uma enchente ou uma manifestação, entre outros, trazem a ideia de que, na rua, tudo pode acontecer e que com o aplicativo, se uma pessoa viu, todas as pessoas podem ver. As assinaturas “Baixe o aplicativo Na Rua GloboNews e mostre ao mundo o que só você viu” e “Baixe o aplicativo Na Rua GloboNews e empreste seu olhar”, encerram cada um dos filmes reforçando o interesse do canal em ouvir as pessoas, sempre atentas, sobre o que está movimentando a vida nas cidades que, assim como a GloboNews, nunca desligam.

Além da campanha, a apresentação do ‘Na Rua GloboNews’ contará também com ações de live marketing, pensadas para proporcionar aos usuários uma experiência interativa com o app e a oportunidade de discutir, juntos, o futuro do jornalismo. Para isso, nos próximos eventos em que participará, o canal de notícias irá levar o HUB GloboNews, a banca do futuro. Realizado em parceria com a produtora UP Line, o projeto tem como objetivo criar um ponto central de comunicação em rede, a partir da reflexão sobre “O que é o jornalismo do futuro para você?”, envolvendo profissionais, estudantes e pessoas interessadas em inovação. Diante desta questão, como serão as bancas de jornal, um símbolo concreto da profissão, daqui a alguns anos? A primeira conversa será no Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que acontece em São Paulo nos dias 8 e 9 de outubro. E a discussão, que começa no HUB GloboNews, reverbera no universo online, umas vez que participantes poderão dar a sua opinião no twitter com a hashtag #HUBGloboNews. Ainda como parte da ação, tablets espalhados pela banca do futuro demonstram que, com o aplicativo ‘Na Rua GloboNews’, qualquer pessoa está apta a tornar pública qualquer notícia, de onde estiver.

Com o aplicativo ‘Na Rua GloboNews’ é possível enviar conteúdo em vídeo, áudio, foto e textos, que podem ser exibidos nos telejornais do canal. Após baixar o aplicativo, disponível para iOs e Android, é importante que o usuário ative a geolocalização do celular e as notificações por push, para que os jornalistas da GloboNews possam entrar em contato, com o objetivo de apurar melhor as sugestões e também para que os usuários sejam notificados, pelo celular, caso as notícias sugeridas sejam selecionadas ou aprovadas.

Os vídeos gravados devem ter até dois minutos e os áudios, até cinco minutos. Não há limitação para o número de fotos. Para usar o aplicativo, é preciso que o usuário tenha iOS com versão acima de 7 ou sistema operacional Android com versão a partir de 4.1. A conexão com a internet é fundamental para envio de colaborações.

Confira os filmes nos links: https://youtu.be/AoQbanFfHMM e https://youtu.be/27TAZBhSJKM

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho

Criação: Thiago Fernandes e Bruno Di Celio

Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina e Patricia Doliveira

Produção Globo: Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Thais Soares

Produtora: Mixer

Direção: João Simi

Direção de fotografia: Pepe Mendes

Produção Executiva: Sergio Tikhomiroff

Montagem: Mixer

Pós-produção e finalização: Mixer

Produtora de som: A9 Áudio

Maestro: Equipe A9

Locução: Paulo Vasilescu

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2016

Mais informações g1.com.br/globonews