Unidas escolhe Brandia Central para reposicionar sua marca

Brandia Central reposicionará branding da Unidas Rent a Car

img2208

img2209
Divulgação
Segundo Luis Grottera, sócio da Brandia Central e idealizador do reposicionamento da Unidas o trabalho de branding para a empresa de aluguel de carros Unidas Rent a Car mantém-se nos bastidores, norteando decisões sobre o negócio.

Uma das mudanças geradas pelo projeto foi a recente competição para escolha de um novo fornecedor na área de agência de publicidade. Pelo projeto, o rebranding da Unidas deve se realizar no próximo ano. Segundo Grottera, que foi o idealizador do reposicionamento da marca, “a melhor solução estratégica foi mudar rapidamente algumas outras variáveis no marketing mix da empresa, gerar um rápido crescimento para aumentar a massa crítica de negócios da empresa”.

Grottera explica que usa a metodologia Elevation System, a qual permite desenvolver projetos nos quais o conceito branding passa a ser adotado de forma ampla, tornando-se um novo modelo de gestão das empresas.

A excelência e a profundidade dos projetos de branding desenvolvidos pela Brandia Central leva a implementação de uma cultura de marca, que impacta profundamente o RH do cliente, seus métodos produtivos, a área de pesquisa e desenvolvimento e, só depois, as atividades comerciais de marketing e comunicação. E por qual razão uma empresa deve passar por esse processo? Porque as mudanças que a tecnologia e as novas gerações estão trazendo ao mundo, estão alterando estruturalmente as regras do jogo. Numa velocidade estonteante”, afirma Grottera.

No Brasil, onde ainda é comum se confundir o branding como a mudança de logotipo, os trabalhos desenvolvidos pela Brandia Central atestam a criação de novos paradigmas e formatos na solução de problemas empresariais, visando tornar as marcas únicas e com força magnética para seus stakeholders. “Há uma frase pronunciada por Godard na década de 60 que sempre me inspirou: ‘A ética é a estética do futuro’. Depois que me tornei um brander e comecei a estudar o design, entendi que se mudar a frase, ela também faz sentido: A estética é a ética do futuro”, resume o CEO da consultoria.

img2206
Um ano de Brasil - Há um ano, Luis Grottera abraçava o desafio de se associar a Brandia Central, uma das 10 maiores consultorias de branding na Europa, com 25 anos de experiência no setor e mais de 200 funcionários no seu badalado escritório localizado nas Docas de Alcântara, em Lisboa.

A empresa conta com sua larga experiência internacional e um dos maiores bancos de cases do mundo no segmento de branding. “Na Brandia estamos à procura do que as marcas têm por dentro. O que são, o que as move, o que faz delas únicas. E é do seu interior que criamos um caminho só delas. Um caminho que lhes permite elevarem-se acima das outras marcas e chegar a um patamar único, no qual a relação com os consumidores é de empatia, de carinho, de confiança. Esse é o maior bem que a empresa pode ter. Aqui no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo”, afirma Miguel Santos, VP internacional da consultoria.

Grottera, com larga experiência e reconhecido por sua visão de longo alcance, estratégica e nada ortodoxa, atualmente sócio e CEO da Brandia Central, aproveita a comemoração do primeiro aniversário da união para apresentar alguns cases desenvolvidos, além da Unidas Rent a Car.

Britannia. Nascida pelas mãos de uma senhora britânica da sociedade carioca, a famosa e elitizada escola de inglês foi adquirida por um novo grupo empresarial que tem planos expansionistas para a marca. Para isso precisava se modernizar e usar uma nova linguagem que ampliasse o relacionamento com seus novos stakeholders. O branding desenvolvido pela Brandia Brasil reformulou da fachada ao posicionamento, da papelaria aos novos personagens que interagem no ambiente da escola.

Câmara Portuguesa - Tradicionalíssima em seu posicionamento e como instituição, as câmaras de comércio carecem de um novo olhar sobre como estimular negócios entre as empresas. Especificamente a Câmara Portuguesa, por ocasião de seu centenário, apostou na implementação de um branding mais moderno. O resultado da estratégia desenvolvida pela Brandia Brasil adota um conceito inovador de reposicionar a imagem do empresário português no nosso País, assumindo como marca a sigla globalmente usada para Portugal em toda área de transporte na Europa: POR. E sobre a sigla adiciona um “ + “, forma que dá uma dupla leitura à nova marca, enfatizando uma imagem moderna e uma linguagem de business mais atual. Permitindo assim que a Câmara comunique-se POR + NEGÓCIOS, POR + RELACIONAMENTO, POR + EVENTOS, entre outros tantos exemplos.

Beach Park – Complexo de 180 mil metros quadrados que inclui parque aquático e hotéis na vizinhança da cidade de Fortaleza, no Ceará, o Beach Park é o 12o maior parque aquático do mundo. A empresa que fará 25 anos e vive um momento de excelente performance, está com um projeto de rebranding on going na Brandia Brasil, depois desta ter vencido uma concorrência entre três das maiores empresas do setor. Nos próximos meses surpreendentes propostas serão apresentadas ao mercado, fruto do trabalho conjunto realizado pela empresa e pela consultoria.

Com mais de 25 anos de experiência no setor, detentora de uma inovadora metodologia de branding com a ideia de FIGHT GRAVITY, criada e desenvolvida para elevar o magnetismo das marcas, a Brandia Central aportou no Brasil em 2011, tendo o publicitário Luis Grottera como CEO.

Denominada Elevation System™, a metodologia proprietária utilizada pela empresa resulta do conhecimento e da experiência adquiridos nos mercados onde opera, sempre colocando a criação e gestão de marcas em uma perspectiva holística e integrada. Esta inovadora metodologia apresenta uma aplicabilidade particularmente diferenciadora para o momento econômico brasileiro, no qual surgem necessidades específicas por parte de empresas em processo de IPO (Inicial Public Offering).

Situada entre as 10 maiores do mercado europeu, a Brandia Central tem um ousado plano de internacionalização, sob o comando de Miguel Santos, VP internacional. Sua proposta é fazer sua marca se comunicar com eficiência e consolidar o projeto de ser a primeira consultoria de branding especializada em países emergentes. Hoje a Brandia Central tem escritórios em Madri (Espanha), Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique). Depois do Brasil, planeja chegar à Rússia e Índia. Paralelamente, faz projetos em vários mercados, como é o caso da Polônia, Ucrânia, Turquia, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Segundo Miguel Santos, a entrada no Brasil é um objetivo estratégico e um grande desafio para a Brandia Central. “Acreditamos que a nossa experiência e know-how em mercados emergentes, a mesma herança cultural e linguística e a liderança de um profissional reconhecido pelo seu perfil de estrategista pode alavancar o sucesso das marcas brasileiras no maior mercado da língua de Camões”, diz.

Luis Grottera, profissional de reconhecida reputação como estrategista, que durante anos capitaneou sua própria agência de comunicação multidisciplinar e há cinco vendeu sua participação societária na TBWA\ para o Grupo Omnicom, defende o modelo de trabalho da Brandia de assumir o branding como um novo modelo de gestão das empresas

A unidade brasileira constituirá uma base de acesso para o mercado na América Latina, mas isso só será prioridade depois de vencido o desafio de fazer a Brandia Central do Brasil ter um desempenho de destaque no mercado brasileiro. Com credenciais nos mais diversos setores, a carteira de clientes da Brandia Central inclui gigantes mundiais como a UEFA, entidade responsável pela organização da Copa Euro 2012, concorrência europeia recentemente vencida contra quatro empresas de branding de Londres. Conta ainda com marcas expoentes de mercado em Portugal, como Sumol-Compal, Banif, Nestlé, TAP e Brisa.


Fonte: Silaba Comunicação