Wilson Ferreira Junior será o novo presidente da AMPRO

Entrevista exclusiva com o próximo presidente da Associação de Marketing Promocional.

As eleições para a formação da nova diretoria que estará à frente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional no biênio 2016-2017 em andamento. A assembleia geral que elegerá os novos membros está marcada para o dia 30 de novembro e os associados com interesse em concorrer aos cargos tinham prazo até o dia 03 de novembro para apresentar sua candidatura. A posse da nova diretoria ocorrerá no decorrer do mês de janeiro de 2016.

Após a realização de dois Congressos Brasileiros de Live Marketing, com grande sucesso, além de outras realizações, “A AMPRO passou a ser percebida como uma associação de grande valor para o mercado, acreditamos num projeto de valorização e, hoje, somos referência entre as associações”, afirma o presidente da AMPRO, Kito Mansano, que completa, em 2015, dois mandatos consecutivos à frente da Entidade.

Entre os destaques da gestão de Mansano estiveram a criação do “4 or Pay”, que contribuiu para reduzir o número de concorrências com mais de quatro agências sem remuneração; o “Fala Mais”, um canal para que agências, fornecedores e até mesmo clientes compartilhem boas e más práticas do mercado; a evolução do conceito do marketing promocional para o Live Marketing, que contribuiu para o reposicionamento do mercado; e a criação do Comitê de Relacionamento com o Mercado, projeto de Wilson Ferreira, que tem em sua presidência Ronaldo Ferreira Jr.

As eleições terão chapa única, sendo a candidatura de Wilson Ferreira fruto dos anseios da maioria das agências de live marketing do país, tendo grande apoio das empresas de fora de São Paulo e, também, das chamadas 10 maiores do mercado, que estarão representadas na chapa pelo Celio Aschar.

Em entrevista exclusiva ao Portal Eventos, Wilson Ferreira Jr. expos seus projetos e programas de trabalho, que estão consubstanciados em cinco eixos de atuação:

1. Imagem institucional – um trabalho de construção da percepção de valor da indústria live marketing junto aos diversos stakeholders do mercado. A própria missão da Ampro é tornar o live marketing protagonista das estratégias de comunicação dos clientes. Nos acreditamos que o sentido estratégico e a importância que o live já adquiriu junto as empresas não está em consonância com o status e a percepção de valor que o mercado tem do live marketing. Existe um gap na evolução da imagem institucional não só junto a clientes como ao mercado como um todo.

2. Criar valor para a Ampro – como se faz isso? Através evolução da discussão, troca de experiências e difusão do conhecimento. Nesse segundo eixo existem três focos de ação:

a. Comitês institucionais permanentes (Relações Sustentáveis, Incentivo, Trade Marketing, o novo Womens & Power) terão sua dinâmica equiparada a da Diretoria Nacional, seus dirigentes farão parte de todas as reuniões da Diretoria e serão acompanhados de perto no sentido de emponderar estes Comitês para gerem conhecimentos e valor para os associados.

b. Grupos disciplinares e de discussão em relação as atividades afim ao live marketing. Grupos setoriais: produção, atendimento, planejamento, estruturas menores que também serão abrigadas na Ampro.

c. Valorização do GEA Grupo de Estudos Acadêmicos. Hoje temos o programa Live Marketing nas universidades e queremos aprimorar este programa levando o Live Marketing para mais universidades, fomentando cursos de live marketing, enfim, interfaciando com outras instituições como a Academia Brasileira de Eventos, For/Eventos, Abeoc para que possamos levar conhecimento e trazer os estudantes, fazendo com que o live marketing seja fator de atratividade também para estudantes. Hoje o estudante têm os heróis deles, quem são os principais criativos da publicidade, mas não conhecem os do live marketing. Nos não temos heróis.

3. Projetos especiais que são dois no principio.

a. Congresso Brasileiro de Live Marketing, já agendado para 2017, buscando uma mudança no mix de público. No 2º tivemos 80% de agências de live marketing e 20% entre clientes, mídia, parceiros e estudantes

b. Festival de Criatividade e Planejamento, alternando bienalmente já a partir de 2016, com os anos de realização do Congresso. Enquanto o Congresso trata dos grandes temas do setor, o Festival irá apresentar cases, como os apresentados no Prêmio Caio, formar os heróis do mercado, queremos que mercado conheça os principais criativos, os principais planners, os principais produtores do live marketing. Queremos aumentar a percepção de valor de algo que tem sido desvalorizado pelos clientes, que é o valor da criatividade e do planejamento no live marketing, as verdadeiras joias que deveriam estar sendo avaliadas pelos clientes em sua relação com as agências.

4. Ações estruturantes – as lutas permanentes da Ampro e comuns a vários mercados, são históricas e não se resolvem em uma ou duas gestões.

a. Auto-regulamentação – temos como objetivo dar passos concretos no sentido de alcançar a auto-regulamentação.

b. Justiça tributária – a discussão para evitar a bitributação, pois hoje não temos uma base legal para evitar a bitributação, que é injusta e desequilibrada nas relações econômicas do mercado.

c. Relações trabalhistas – um item que ultrapassa muito o espectro de atuação da Ampro, mas é um ponto importante e precisamos participar ativamente das lutas para implantação de modelos mais modernos e condizentes com a realidade do mercado no que diz respeito a terceirização, temporários etc.

5. Governança e representatividade – como instituição nacional, acreditamos que a Ampro deva ter formas de evoluir no modelo de governança e representatividade para uma presença nacional mais consistente, com presença no dia-a-dia, de forma rotineira