Sustentabilidade em eventos com resultados

Como agir de forma sustentável na realização de eventos

Todos os anos são realizados no Brasil milhares de eventos de diversos segmentos. Os organizadores pensam estrategicamente em cada detalhe para garantir o seu sucesso: como divulgá-lo, o menor custo, a melhor localização, entre outros.

“Preocupar-se com ações sustentáveis precisa fazer parte da rotina de qualquer empresa. Quando se trata de eventos, é preciso motivar todos os envolvidos a terem uma consciência ambiental antes, durante e depois da sua realização”. Essa é a opinião de Daniel de Freitas, coordenador da Comissão de Estudos Especiais - CEE 142 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que elabora a Norma ISO 20.121 de Gestão Sustentável de Eventos.

A Norma ISO 20.121 (a ser publicada em junho de 2012) estabelece padrões de gestão sustentável para eventos como as Olimpíadas de 2012 e a Copa do Mundo de 2014.

Conforme Daniel de Freitas, estão englobadas nessas estratégias medidas práticas que privilegiam o desenvolvimento sustentável como um todo, levando em consideração que a sustentabilidade é baseada em um tripé econômico, social e ambiental.

Sem perceber, algumas empresas até desenvolvem ações sustentáveis, mas não sabem que já estão contribuindo. “Por isso é importante buscar a orientação de um consultor para que seja traçado um plano de Gestão Sustentável  e faça os envolvidos perceberem que algumas ações realizadas já fazem parte de um movimento sustentável, e que podem cooperar muito mais. Trata-se de um processo de aculturação”.

Para ajudar os organizadores a descobrirem como podem fazer para tornar o seu evento mais sustentável e entender que o investimento em sustentabilidade é revertido em muitos benefícios para a empresa gerando um bom retorno, o profissional lista algumas dicas:

-        Tente reduzir ao máximo os resíduos gerados pelo evento e através do evento;

-        Utilize recursos reaproveitáveis ou recicláveis;

-        Nos estantes, dê  preferência para lâmpadas econômicas, como as LED´s que chegam a economizar até 90% de energia;

-        Verifique a acessibilidade das pessoas deficientes;

-        Possibilite a inclusão social;

-        Opte por brindes recicláveis ou feitos de material reciclado. Banners podem ser feitos de tecido de garrafas pets;

-        No desenvolvimento de um evento, o item transporte pode representar cerca de 80% das emissões de Gases Efeito Estufa. Trabalhar com fornecedores da região do evento, além de reduzir a quantidade de poluentes jogados no ar incentiva a economia local;

-        Faça a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos gerados no seu evento;

-        Na área de alimentação, opte por produtos orgânicos ou mais saudáveis.

A empresa que investe em ações ambientais e que faz parcerias com fornecedores também focados em sustentabilidade mostra que está preocupada em oferecer os melhores serviços com menores impactos ambientais.

Sobre Ibev

O Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev) tem a missão de gerar e implementar soluções em consultoria, capacitação, treinamento e pesquisa, voltadas para os setores Público, Privado e Associativo nas áreas de Eventos e Turismo, como parceiro das entidades afins. Trabalha para ser reconhecido como um centro de excelência na capacitação e atualização de estudantes e profissionais de eventos e turismo, ao disponibilizar conhecimento de ponta para criação, gestão de projetos, pesquisas e estudos que visem o fomento e o desenvolvimento destas áreas.


* Daniel de Freitas é Graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com MBA em e-Business pela FEA (USP), possui 30 anos de vivência nas áreas de Eventos e Promoções. É diretor e coordenador da Comissão de Certificação e Normatização do Instituto Brasileiro de Eventos (Ibev), é coordenador da Comissão de Estudos Especiais CEE 142 que elabora a norma ISO 20121 de Gestão Sustentável de Eventos, é representante brasileiro ISO, capacita profissionais, treina consultorias, realiza cursos e palestras sobre o tema Sustentabilidade em eventos, sendo referência nesse mercado. Trabalha com diversas empresas parceiras como: Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras (ABRACEF), Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras (Sindiprom) e União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE).