Eduardo Paes, Henrique Alves e Nizan Guanaes debatem sobre o legado Olímpico no Fórum Exame Abril no Rio

O Fórum, que faz parte do Projeto da Editora Abril, discorreu sobre o legado e os negócios em torno do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas

A Cidade Olímpica recebeu na manhã desta terça-feira (24), no Hotel Sofitel, em Copacabana, o 1º Exame Fórum Abril no Rio. Com o tema "Rio 2016: Muito além de um evento esportivo”, o encontro contou com a presença de palestrantes ilustres como Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Henrique Alves, ministro do Turismo, e Nizan Guanaes, sócio fundador do Grupo ABC. Além deles, Thomaz Assumpção, presidente da consultoria Urban Systems, José Carlos Pinto, sócio-líder de consultoria da Ernst & Young (EY) no Rio de Janeiro, e o arquiteto Vinicius M. Netto, especialista em desempenho urbano, lacram a lista de convidados que debateram sobre o assunto.

A pouco mais de 250 dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, os convidados do encontro conversaram por quatro horas e abordaram os mais diferentes assuntos do universo de legado Olímpico, que vão desde âmbito infraestrutura, economia/negócios até o social. O fórum foi aberto à imprensa e ao público e teve as inscrições esgotadas.

“O encontro foi espetacular, pois conseguimos debater sobre as diversas perspectivas de assunto acerca dos Jogos Olímpicos no país. Conseguimos perceber como a cidade está preparada para o ano que chega e, também, como precisamos nos preparar para as próximas décadas”, comentou o diretor de redação de EXAME, André Lahóz. “É de suma importância ver que as Olimpíadas será um elemento transformador para o Rio de Janeiro e para o Brasil, mas não podemos deixar esse legado acabar em 2016. Começamos uma caminhada de desenvolvimento e precisamos aproveitar essa oportunidade de transformar não só a história da cidade, mas do Brasil”, completou Lahóz.

“Estamos lidando muito mais do que apenas um evento esportivo. Isso inclui a imagem positiva do país, o legado que não para fora e sim, para dentro, para os cidadãos”, falou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. “Não queremos apenas que os Jogos Olímpicos sirvam-se da cidade, mas, sim, que a cidade sirva-se das Olimpíadas. Este é o legado”, finalizou o prefeito.

“Já construímos o legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas precisamos contar. O mundo precisa ouvir essa história, mas, neste momento, estamos mais para o storydoing do que para o storytelling”, enfatizou Nizan Guanaes. “Precisamos ter uma mentalidade turística. O Rio de Janeiro tem vocação para ser global e tem que ser a cara do país ao mundo. Temos ótimo produto que precisa ser vendido” finalizou o empresário e grande publicitário brasileiro.

“O país uma gigante potencialidade para o turismo e vamos usar este momento a favor para atrair turistas de todo o mundo”, disse Henrique Alves, ministro do Turismo. “O Esporte mais amplo e mais continental é descobrir esse grande Brasil”, finalizou Alves.

Os eventos do projeto Abril no Rio reúnem convidados, como patrocinadores, anunciantes, atletas, formadores de opinião e profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, para discutir temas relacionados ao evento, como bastidores da preparação estrutural da cidade, urbanismo, mobilidade e preparação técnica dos competidores.