Prêmio Caio 2017 divulga relação dos empreendimentos finalistas da etapa regional

Vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze serão conhecidos no dia 12 de dezembro, no Expo Center Norte

A organização do Prêmio Caio divulgou esta semana a relação dos empreendimentos regionais finalistas aos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze do Prêmio Caio 2017. Os 114 empreendimentos finalistas estão divididos em quatro regiões (Centro-Oeste/ Norte, Nordeste, Sudeste e Sul), e classificados em 10 categorias.

JULGAMENTO - Anualmente, o Prêmio Caio reúne um time de experts para eleger os melhores destinos, hotéis e centros de convenções para eventos do país. “O foco da avaliação dos jurados é infraestrutura destes destinos e empreendimentos para receber eventos, principalmente os corporativos e de negócios”, explica Sergio Junqueira Arantes, diretor do Prêmio Caio.

Para eleger os melhores empreendimentos do ano, a avaliação do Prêmio Caio é dividida em duas fases: Etapa Regional, em que os jurados elegem os 3 melhores de cada uma das 10 categorias em suas respectivas regiões; e a Etapa Nacional, em que, em cada categoria, os 3 finalistas de cada região irão competir entre si para ver quem conquista os Jacarés de Ouro, Prata e Bronze como os melhores do Brasil em suas categorias.

Os 114 destinos e empreendimentos finalistas já são vencedores do Prêmio Caio 2017 - Etapa Regional, e receberão seus respectivos troféus no dia 12 de dezembro, no centro de convenções do Expo Center Norte, quando será revelado quem fica com o Ouro, o Prata e o Bronze de cada categoria, em cada região.

O que faz de um destino, hotel ou centro de convenções um dos melhores de sua região: estar sempre procurando atender as necessidades dos produtores de eventos, buscar sempre a excelência nos serviços, e também, saber se promover junto aos principais players da indústria de eventos”, afirma o diretor do Prêmio Caio.

Paralelamente a divulgação dos finalistas da Etapa Regional, a organização do Prêmio Caio informou que a segunda fase da avaliação já está em andamento: desde o último dia 13 de setembro, os jurados do Prêmio Caio já estão votando para eleger os Melhores do Brasil, em cada uma das 10 categorias de empreendimentos, além de Destino para Eventos de Grande Porte.

JURADOS – Anualmente, o Júri do Prêmio Caio é composto por profissionais indicados pelas entidades que compõem o Conselho Diretor do Prêmio Caio. Em 2017 são 262 jurados, entre gestores de eventos de empresas contratantes de eventos (48%), dirigentes de associações realizadoras feiras e congressos (25%), profissionais de agências de marketing promocional, organizadores de eventos, além de jornalistas da mídia especializada e professores universitários.

Desde 2005, toda a avaliação do Prêmio Caio é feita em nossa plataforma on-line”, explica Junqueira. “Isto permite que tenhamos um leque bastante amplo de jurados do país inteiro, que podem fazer suas avaliações e votação on-line, sem sair de casa, de qualquer lugar do país ou do mundo, e garante que o resultado final seja um raio-x completo da infraestrutura para eventos de nosso país, região por região”.

A relação com os nomes e qualificação dos membros do Júri do Prêmio Caio 2017 será disponibilizada na página do Prêmio Caio após o encerramento da última etapa de votação da premiação. “Fazemos isso para preservar os jurados durante o processo de julgamento”, explicou Sergio Junqueira. “Mas para quem quiser conhecer um pouco do perfil do Júri, a relação dos profissionais que participaram em anos anteriores fica disponível em nossa página, na área Edições Anteriores”.

DESTAQUES - Na Região Sudeste são 30 empreendimentos finalistas, divididos em centros de convenções, pavilhões para feiras e exposições, hotéis, resorts e espaços para eventos.

Um destaque nesta região é Rooftop 5 & Centro de Convenções, inaugurado em 2016, e que já em 2017 está entre os três finalistas da categoria Centro de Convenções de Pequeno e Médio Porte da Região Sudeste.

Outros destaques em relação as edições anteriores estão na categoria Pavilhão de Feiras & Exposições: o São Paulo Expo, antigo Imigrantes, após sua reformulação em 2015, se consolida como uma das três forças da categoria na capital paulista. Já o Parque Anhembi, que já foi vencedor desta categoria em anos anteriores, em 2017 não ficou nem no Top Five, dando lugar ao Pro Magno Centro de Eventos, pavilhão inaugurado em 2014, e que nesta edição já figura entre os cinco melhores epaços para feiras e exposições da região sudeste.

Na categoria de Destino para Eventos de Pequeno e Médio Portes, os três classificados são do estado de São Paulo: Campinas, Campos do Jordão e Guarujá.

Na Região Sul, o estado de Rio Grande do Sul lidera a quantidade de indicações entre os finalistas em 2017, com 12 finalistas, seguido do Paraná, com 10 finalistas, e de Santa Catarina, com 8 indicações.

Mas se Santa Catarina ficou na lanterna numérica de indicações nesta edição, em ao menos uma categoria o estado gabaritou, e ficou com todas as indicações: Resort de Praia, com Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis; Plaza Itapema Resort & SPA, em Itapema, e Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, Governador Celso Ramos.

Já na categoria Destino para Eventos de Pequeno e Médio Portes as indicações ficaram mais equilibradas, com um destino de cada estado: pelo segundo ano consecutivo, a disputa pelos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze ficou entre Balneário Camboriú/SC, Foz do Iguaçu/PR e Gramado & Canela/RS.

Na Região Nordeste, a quantidade de indicações é menor do nas regiões Sudeste e Sul, já que a região não possui empreendimentos para concorrer na categoria Pavilhão de Feiras e Exposições.

Os 27 finalistas ficaram distribuídos entre oito estados: Ceará (6 indicações), Paraíba e Pernambuco (5 indicações cada), Rio Grande do Norte (4 indicações), Bahia (3 indicações), Maranhão (2 indicações), Alagoas e Sergipe (1 indicação cada).

Entre as cidades do Nordeste com maior quantidade de indicações, o estado do Ceará também: Fortaleza teve cinco empreendimentos classificados entre os finalistas, seguida de Natal, com 4 indicados, e de João Pessoa e Recife, com três indicados cada.

Um dos destaques desta edição está na categoria Resort de Praia: o Summerville Beach Resort, no Pernambuco, que já foi vencedor em anos anteriores, e havia ficado de fora dos finalistas nas últimas edições, volta a figurar em 2017 entre os três melhores da região Nordeste, junto com Dom Pedro Laguna Beach Villas, Golf & Spa Resort, de Aquiráz/CE, que conquista sua segunda indicação na história da premiação, e o Hotel Transamerica Ilha de Comandatuba, de Una/BA, veterano de indicações em sua categoria.

Na categoria Destino para Eventos de Pequeno e Médio Portes da Região Nordeste a disputa ficou polarizada entre três capitais: João Pessoa/ PB, Natal/ RN e São Luís/ MA.

As Regiões Centro-Oeste / Norte, que no Prêmio Caio se unem numa única região em função da quantidade de empreendimentos, também somaram apenas 27 finalistas, já que a região não disputa a categoria Resort de Praia.

Os estados do Centro-Oeste lideram a quantidade de indicações, com 20 finalistas: o Distrito Federal teve 8 indicados, todos de Brasília, seguido por Goiás com 6 e Mato Grosso do Sul com 5. Apenas duas cidades da região Norte tiveram empreendimentos indicados nesta edição: Manaus, com 4 finalistas, e Belém, com 3.

Um dos destaques na região está na categoria Pavilhão de Feiras & Exposições, com o Studio 5 Pavilhão de Exposições, de Manaus, conquistando sua segunda indicação consecutiva, e se consolidando entre os três melhores pavilhões da região, junto com o Albano Franco Centro de Convenções e Exposições, de Campo Grande, e o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de Belém, ambos veteranos como finalistas do Prêmio Caio Regional.

Outro destaque é o Centro Internacional de Convenções do Brasil, de Brasília, que em 2016 figurou pela primeira vez entre os finalistas da categoria Centro de Convenções de Pequeno e Médio Porte das Regiões Centro-Oeste e Norte, e nesta edição confirma que veio para ficar, junto com as outras duas forças na região: Centro de Convenções de Goiânia, de Goiânia, e o Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, também de Brasília.

Na categoria Destino para Eventos de Pequeno e Médio Portes os finalistas são Belém/PA, Campo Grande/MS e Goiânia/GO.

Confira abaixo a lista dos empreendimentos finalistas - Etapa Regional ou acesse PRÊMIO CAIO 2017

Destino para Evento de Pequeno e Médio Porte

Centro-Oeste \ Norte
Belém / PA
Campo Grande / MS
Goiânia / GO

Nordeste
João Pessoa / PB
Natal / RN
São Luis / MA

Sudeste
Campinas / SP
Campos do Jordão / SP
Guarujá / SP

Sul
Balneário Camboriú / SC
Foz do Iguaçú / PR
Gramado/ Canela / RS

 

RESORT URBANO OU DE CAMPO

CENTRO-OESTE \ NORTE

Malai Manso Resort Iate Golf Convention - Chapada dos Guimarães/ MT

Rio Quente Resorts - Rio Quente/GO
Tropical Manaus Eco Resort & Convention Center - Manaus/AM

NORDESTE

Gran Solare Lençóis Resort - Barreirinhas/MA
Villa Hípica Resort - Gravatá/PE

Xingó Parque Hotel - Canindé do São Francisco SE

SUDESTE

Bourbon Atibaia Resort Spa & Convention - Atibaia/SP
Grande Hotel Campos de Jordão - São Paulo/SP
Royal Palm Plaza Resort Campinas - Campinas/SP

SUL

Bourbon Cataratas Convention Resort - Foz do Iguaçu/PR
Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu/ PR
Wish Serrano Resort & Convention - Gramado/RS

 

RESORT DE PRAIA

NORDESTE
Dom Pedro Laguna Beach Villas, Golf & Spa Resort - Aquiráz/CE
Hotel Transamerica Ilha de Comandatuba - Una/BA
Summerville Beach Resort - Ipojuca/ PE

SUDESTE
Club Med Rio das Pedras - Rio das Pedras/RJ
Sofitel Jequitimar Guarujá - Guarujá/SP
Vila Galé Eco Resort de Angra - Angra dos Reis/ RJ

SUL
Costão do Santinho Resort & Spa - Florianópolis/SC
Plaza Itapema Resort & SPA - Itapema/ SC
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort - Gov. Celso Ramos/SC

 

HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE GRANDE PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Grand Mercure Belém - Belém/ PA
Meliá Brasil 21 - Brasília/ DF
Royal Tulip Brasília Alvorada - Brasília/ DF

NORDESTE
Holiday Inn Natal Hotel - Natal/ RN
Hotel Garden Campina Grande - Campina Grande/ PB
Marina Park Hotel - Fortaleza/ CE

SUDESTE
Grand Hyatt São Paulo - São Paulo/SP

Hotel Transamerica - São Paulo/SP
Sheraton WTC Hotel SP/ WTC Convention Center - São Paulo/SP

SUL
Hotel Serra Azul - Gramado/RS

Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos - Porto Alegre/ RS
Rafain Palace Hotel & Convention Center - Foz do Iguaçu/PR

 

HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE MÉDIO PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Golden Dolphin Resort - Caldas Novas/ GO
Hotel Princesa Louçã - Belém/ PA
Windsor Plaza Brasília - Brasília/DF

NORDESTE
Gran Marquise - Fortaleza/CE
Sheraton da Bahia Hotel - Salvador/ BA
Tropical Tambaú - João Pessoa/PB

SUDESTE
Bourbon Convention Ibirapuera - São Paulo/SP
Hilton São Paulo Morumbi - São Paulo/SP
Hotel Villa Rossa - São Roque/SP

SUL
Dall´Onder Grande Hotel - Bento Gonçalves/ RS
Four Points by Sheraton Curitiba - Curitiba/ PR
Laje de Pedra Hotel & Resort - Canela/ RS

 

HOTEL COM ESPAÇO PARA EVENTOS DE PEQUENO PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Blue Tree Premium Manaus - Manaus/ AM
Bristol Multy Exceler Plaza Hotel - Campo Grande/ MS
Mercure Manaus - Manaus/ AM

NORDESTE
Brisamar Hotel - São Luís/ MA
Holiday Inn Express - Natal/ RN
Hotel Atlante Plaza - Recife/ PE

SUDESTE
Gran Estanplaza Berrini - São Paulo/SP
Grand Mercure São Paulo Ibirapuera - São Paulo/SP
Hotel Fasano Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/ RJ

SUL
Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection - Bento Gonçalves/RS
Novotel Florianópolis - Florianópolis/ SC
Vila Ventura Hotéis - Viamão/ RS

 

CENTRO DE CONVENÇÕES DE GRANDE PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Centro de Convenções de Goiânia - Goiânia/GO
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 - Brasília/DF
Centro Internacional de Convenções do Brasil - Brasilia/DF

NORDESTE
Centro de Convenções de João Pessoa - João Pessoa/PB
Centro de Convenções de Natal - Natal/RN
Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza/CE

SUDESTE
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo/SP
Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro/RJ
Mendes Convention Center - Santos/SP

SUL
Centro de Eventos FIERGS - Porto Alegre/RS
CentroSul - Florianópolis/SC
Expotrade Convention Center - São José dos Pinhais/ PR

 

CENTRO DE CONVENÇÕES DE PEQUENO / MÉDIO PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Centro de Convenções Rubens Gil Camillo - Campo Grande/ MS
Centro de Convenções de Bonito - Bonito/ MS
Centro de Convenções diRoma - Caldas Novas/ GO

NORDESTE
Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Maceió/ AL
Centro de Convenções da UFPE - Recife/ PE
Centro de Negócios do Sebrae - Fortaleza/ CE

SUDESTE
Campos do Jordão Convention Center - Campos do Jordão/SP
Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP
Rooftop 5 & Centro de Convenções - São Paulo/ SP

SUL
Centro de Convenções Shopping Novo Batel - Curitiba/ PR
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre/RS
Centro de Eventos Sistema FIEP - Curitiba/PR

 

PAVILHÃO DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES

CENTRO-OESTE \ NORTE
Albano Franco Centro de Conv. Exposições - Campo Grande/ MS
Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Belém/PA
Studio 5 Pavilhão de Exposições - Manaus/AM

SUDESTE
Riocentro Exhibition & Convention Center - Rio de Janeiro/RJ
São Paulo Expo - São Paulo/SP
Transamérica Expo Center - São Paulo/SP

SUL
Fundaparque - Bento Gonçalves/ RS
Parque Vila Germânica - Blumenau/ SC
Serra Park Centro de Eventos e Feiras - Gramado/ RS

 

ESPAÇO PARA EVENTOS DE GRANDE PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Oliveira´s Place - Goiânia/ GO
Parlamundi Eventos - Brasília/DF
Unique Palace - Brasília/DF

NORDESTE
Espaço Cultural Jose Lins do Rego - João Pessoa/ PB
Mucuripe Club - Fortaleza/ CE
Spazzio - Campina Grande/ PB

SUDESTE
Casa Petra - São Paulo/ SP
Espaço das Américas - São Paulo/ SP
Jockey Club de São Paulo - São Paulo/ SP

SUL
Espaço Expofair - Blumenau/SC
Fields Floripa  - Florianópolis/SC
Village Praça de Leilões e Eventos - Cambé/ PR

 

ESPAÇO PARA EVENTOS DE PEQUENO / MÉDIO PORTE

CENTRO-OESTE \ NORTE
Mansão Country House - Brasília/DF
Trianon Recepções - Goiânia/ GO
Yotedy - Campo Grande/MS

NORDESTE
Arcádia Recepções Paço Alfândega - Recife/ PE
Olimpo Recepções - Natal/ RN
Unique Eventos - Salvador/ BA

SUDESTE
Casa Fasano Itaim - São Paulo/SP
Centro de Convenções AMCHAM - São Paulo/SP
Terraço Itália - São Paulo/SP

SUL
Castelo do Batel Eventos - Curitiba/PR
Centro de Eventos Sogipa - Porto Alegre/RS

Moinho Vermelho Buffet - Maringá/ PR


SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Caio® é um produto da Revista EVENTOS, realizado pela Eventos Expo Editora. Desde sua criação o Prêmio Caio® é gerido por um Conselho Diretor, que em 2017 é composto pela ABEOC Brasil – Associação das Empresas de Eventos; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; ABRACCEF - Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras; ACADEMIA Brasileira de Eventos e Turismo; AMPRO – Associação de Marketing Promocional; e UneDESTINOS - União Nacional das Entidades de Destinos e EXPO Editora

O Prêmio Caio® é apoiado oficialmente pelas entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABETAR, ABLA, ABRACE, ABRACOR, ABRACORP, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, ANSEDITUR, BRAZTOA, EVENTPOOL, FBHA, FENACTUR, FENADVB, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA, IRES, OBME, RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.

O "Oscar dos Eventos" foi criado em 1999, com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia.

Sinônimo de qualidade, o Prêmio Caio® é a única premiação no setor, o que faz com que sua importância seja ainda maior. Prêmio Caio® tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país.

Além disso, o Prêmio Caio® também objetiva: resgatar a memória e preservar a cultura do setor; estimular a atividade como um todo; realizar um grande encontro entre todos os envolvidos com o setor no país; promover a cidade-sede onde é realizada a premiação, seus locais e seus equipamentos para eventos.

POR QUE CAIO?

O nome do prêmio é uma homenagem a Caio de Alcantara Machado, profissional pioneiro na área de eventos e feiras de negócios, criativo e bem-sucedido no lançamento de novos produtos, promoção e organização de eventos. Caio enfrentou muitas dificuldades até atingir seus objetivos. Seus trabalhos, sempre reconhecidos, foram premiados diversas vezes, incluindo o prêmio Homem de Marketing do Ano, que arrematou seis vezes, e a Legião de Honra da França.

POR QUE JACARÉ?

O formato do prêmio entregue anualmente aos melhores profissionais e empresas de eventos foi inspirado na frase "Um dia vai dar jacaré", ouvida por Caio Alcantara Machado de um apostador contumaz, tornando-se sua marca registrada. Essa expressão é conhecida entre as pessoas que convivem com feiras e eventos e virou uma identificação carinhosa para Caio. Através dos tempos, dezenas, centenas de quadros e alegorias de jacarés foram se espalhando por seu escritório, presenteadas por seus amigos e admiradores.