Uma pesquisa online conduzida pela empresa Toluna, líder global na oferta de insights digitais para empresas, mostrou que a Coca-Cola foi a marca mais lembrada do Rock in Rio (55%), seguida de Itaú (48%) e Heineken (48%). Por outro lado, o estudo mostra que os consumidores não enxergaram alguns dos patrocinadores e apoiadores como marcas que tinham identificação com a proposta do evento, mesmo com todo o investimento em comunicação e marketing realizado. O estudo foi feito com 600 participantes em todo o Brasil.
Alguns dos principais patrocinadores do Festival tiveram seus esforços reconhecidos. Coca-cola com 42% foi a top of mind seguida de Itau (37%), Heineken (36%). Entretanto, Doritos e Ipiranga foram identificados apenas por 15% e 17% respectivamente. Entre aqueles que mencionaram Coca-Cola, Itaú e Heineken, a conversão entre lembrança e reconhecimento do patrocínio é 75% ou mais para as 3 marcas, indicando efetividade das suas ativações e campanhas.
Os entrevistados que identificaram, correta ou incorretamente, as marcas como patrocinadores foram então perguntados quais marcas combinavam mais com o Rock in Rio. Coca-cola foi mencionada por 70% e Heineken por 62%. Algumas das empresas que receberam respostas significativas não tinham nenhuma relação com o evento – 42% mencionaram a Brahma, 42% McDonalds e 45% Mastercard.
O estudo foi conduzido pela empresa Toluna por meio de uma das suas soluções de pesquisa online, o Quick Survey. O produto permite às empresas acompanharem o resultados em tempo real e rapidez na geração dos insights, graças a sua comunidade que conta com mais de 13 milhões de consumidores cadastrados globalmente e com diferentes perfis para atender a demanda de qualquer empresa.
A Toluna entrevistou 600 pessoas de ambos os sexos, entre 18 e 59 anos, das classes A, B e C em todo o Brasil.
Rock in Rio 2017: karaokê com banda dá aos fãs dia de estrela
O espaço da Coca-Cola no festival recebeu aspirantes a cantores em verdadeiros shows
Não são só as bandas e artistas famosos que brilham nos palcos do Rock in Rio 2017. Os fãs também tiveram a oportunidade de ter seu dia de star. No espaço da Coca-Cola, próximo à Rock District, um karaokê com banda ao vivo foi uma das atrações mais bombadas desta edição do festival. No espaço de 180 metros quadrados, doze jovens músicos (entre eles o guitarrista João Gil, neto de Gilberto Gil, e o baterista André Coelho, filho do ex-árbitro de futebol e comentarista Arnaldo Cézar Coelho) acompanharam os cantores por um dia. Cinquenta pessoas sobem ao palco juntas a cada vez para soltar a voz, em doze microfones, na canção escolhida. Guitarras e baterias também estão disponíveis para os aspirantes a músicos, após uma audição prévia. Quem quisesse cantar deveria escolher sua música com os funcionários do espaço e recebe uma pulseirinha com o horário da apresentação. Haviam vinte opções, já ensaiadas pelos músicos, que ganharam novos arranjos. A seleção priorizou o repertório de artistas do line-up do festival, mas há também outros hits atuais.
Quem passou por lá pode até pensar que se tratava de mais uma atração aguardadíssima do evento: na plateia, uma multidão cantava junto e vibra como se estivesse mesmo em um dos shows. Até artistas consagrados costumam aparecer para pegar o microfone ao lado da banda: na última semana, passaram por lá para dar uma canja os cantores Tiê, Tico Santa Cruz (Detonautas) e Di Ferrero (NX Zero). Os momentos de maior empolgação, no entanto, são protagonizados pelos covers de Você Partiu Meu Coração, do Nego do Borel, e Bang, da Anitta – nos intervalos, aliás, quando o DJ Tucho toca Sua Cara, parceria da cantora com a musa do momento Pabllo Vittar, a multidão vai ao delírio. Ausência sentida no festival, Lady Gaga também levanta o público com o coro de Bad Romance, seguido – surpresa – de dois temas roqueiros: Sweet Child o’ Mine, do Guns n’ Roses, atração principal de sábado (23) no Palco Mundo, e Learn to Fly, do Foo Fighters, grupo que já esteve no Rock in Rio em 2001. Na saída, os participantes recebem um link com a foto da apresentação e uma garrafinha do refrigerante.
Comentários