A Tipologia de Eventos

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo solicitou à ABNT uma prorrogação no prazo da Consulta e, sob a coordenação da Acadêmica Marisa Canton, está convidando TODOS os interessados na matéria para uma reunião no dia 17 de fevereiro, no São Paulo CVB. A reunião é aberta a todos que tenham interesse e queiram contribuir para que a Norma de Terminologia em Eventos seja a mais adequada possível.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instituiu a Comissão de Estudos Especial de Gestão de Eventos (ABNT/CEE-142) que objetiva estudar e normalizar diversos aspectos do setor de eventos, a exemplo da Norma de Sustentabilidade emitida no ano passado.

No momento estão em estudos Segurança, Qualidade e Tipologia de Eventos, sendo que esta ultima foi colocada em Consulta Pública no final do ano passado.

A Tipologia de Eventos que se encontra em Consulta até o dia 29 de fevereiro, quando aprovada, passa a ser Oficial, de uso obrigatório pelos órgãos públicos em licitações etc. Mas, também, se constituirá em Norma de uso recomendável por todos que atuam no setor de eventos no Brasil.

Em post em seu Blog, no dia 20 de janeiro, Andréa Nakane, alertou:

"o resultado até agora formatado é muito falho e precisa URGENTEMENTE de aperfeiçoamentos. O documento que deveria ter todo um embasamento teórico e didático fica anos luz desse propósito e o pior mescla equivocadamente o que é tipologia e o que é área de interesse, de negócios".

Nakane continua:

"Isso sem comentar que inúmeras tipologias foram esquecidas como Raves, Mostras, Show Casing, Festas Temáticas, Festa do Divórcio, Cerimônias Fúnebres, Lançamento de Pedra Fundamental, Reunião, entre tantas outras. Se o objetivo é criar uma normativa única e completa para o mercado essa exclusão é inaceitável e não pode ser a balizadora do crescimento padronizado do mesmo".

Após vários debates na rede social, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo solicitou à ABNT uma prorrogação no prazo da Consulta e , sob a coordenação da Acadêmica Marisa Canton, está convidando TODOS os interessados na matéria para uma reunião no dia 17 de fevereiro, no São Paulo CVB.

A reunião será aberta a todos que tenham interesse e queiram contribuir para que a Norma de Terminologia em Eventos seja a mais adequada possível.

_______________________________________________________________________________________

COMUNICADO

Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Assunto: Consulta Pública Projeto ABNT NRR 16004

Comunicamos, a quem possa interessar, que atendendo à solicitação de profissionais representantes do setor de eventos, obtivemos junto à Comissão ABNT/CEE –142, a confirmação da prorrogação de prazo da consulta nacional do Projeto ABNT NBR 16004 "TERMINOLOGIA DE EVENTOS", de 25/01/2016, para o dia 29/02/2016 .

Assim sendo, convidamos a participar de uma reunião de discussão sobre o referido documento, a realizar-se:

  • Dia 17 de fevereiro 2016
  • Das 14h30 às 17h30
  • Local: SPCVB - Alameda Ribeirão Preto, 130 – São Paulo/SP

Solicitamos gentileza de confirmação de presença até 15/02, com a Sra. Cristina pelo e-mail: secretaria@abevt.org.br 

Antecipadamente, agradecemos sua importante presença,

Sergio Medina Pasqualin                               Marisa Canton