Andrea Matarazzo promete melhoria na infraestrutura da cidade para turismo de negócios

Vereador substituiu Marta Suplicy em encontro com empresários do setor na capital

O vereador pelo PSD e candidato a vice na chapa de Marta Suplicy, Andrea Matarazzo, discursou na última quarta (21), durante o Café com os Candidatos, no lugar de Marta, que precisou se ausentar para gravação emergencial de um programa. Este foi o terceiro de uma série de encontros com os candidatos à prefeitura de São Paulo, organizados pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, pelo SKÅL Internacional São Paulo e pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo. O objetivo foi discutir sobre infraestrutura, promoção do turismo e dos eventos e políticas públicas, com a participação de profissionais e entidades diretamente ligados à indústria de eventos e turismo.


“São Paulo é uma cidade que deve receber cerca de 11 milhões de turistas todos os anos, mais da metade focado em negócios. Ainda assim temos carência de locais com potencial turístico, mesmo fora dos negócios, e este é um assunto que precisa ser melhor tratado”, enfatizou Matarazzo, durante discurso inicial.

Na ocasião, Matarazzo comentou a questão do descuido do patrimônio público na cidade. “São Paulo maltrata o turismo e o turista e percebemos isso ao observar diversas regiões, em especial o centro da cidade, região de intensa visitação, mas, que ao mesmo tempo, é maltratada e abandonada. Temos grandes monumentos turísticos, museus que recebem volume imenso de pessoas, no entanto os entornos desses lugares são quase inacessíveis”.

Outra questão importante levantada por Matarazzo foi a da infraestrutura dos centros de comércio da cidade, muito buscados por visitantes do interior do estado e de todo o País como região da 25 de março, Santa Ifigênia, do Brás e afins. "Estas localidades devem ser geridas como shoppings centers a céu aberto, com mais segurança, limpeza e iluminação, para incentivar ainda mais este tipo de turismo de comércio", apontou.

Matarazzo defendeu que o planejamento do turismo para a cidade precisa vir “de fora para dentro”. “A prefeitura tem condições de providenciar a infraestrutura e o apoio a alguns eventos principais, como o carnaval, o réveillon, mas não muito mais do que isso, além de ouvir as necessidades para dar o aval aos planos apresentados. Há quem faça com competência”.

Sobre a possibilidade de privatizações do Pacaembu e Anhembi, Matarazzo foi enfático. “O Pacaembu é um patrimônio completamente tombado, num bairro tombado. Quem fala sobre privatização dele não sabe o que está falando. Já o Anhembi, não tem como deixar como está, precisa ser recuperado”.

O vereador respondeu ainda a questionamentos com base no documento “Premissas e Perguntas”, elaborado pelas entidades apoiadoras do encontro, entre eles a respeito do ajuste da carga tributária para as empresas ligadas ao setor de eventos e de turismo; a regulamentação de serviços como Airbnb; e os cuidados com a cidade. “O primeiro ponto é estar com a cidade em ordem para a própria população de São Paulo. O setor público precisa de muito diálogo e negociação, mas nossa experiência diz que dá para fazer”. “Ser prefeito de São Paulo não é um cargo para amador. Prefeito não tem dia feliz, é um exercício permanente de humildade”, afirmou.

O documento Premissas e Perguntas é assinado pela ADVB, Skål São Paulo, Academia, ABEOC SP – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, ABIH SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, Abracorp - Associação Brasileira de Viagens Corporativas, Abrajet SP – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Abrasel SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Ampro – Associação de Marketing Promocional, Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, ForEVENTOS – Fórum das Entidades do Setor de Eventos, São Paulo Convention & Visitors Bureau e Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras.

Os candidatos Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT) e Luiza Erundina (PSOL) também foram convidados.