Embratur e ACRio articulam promoção de eventos internacionais para o Brasil

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) reúnem esforços para promover eventos internacionais no Brasil. Na tarde da última terça-feira (16), o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, e o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção, Gilson Lira, se reuniram com o presidente da Associação, Paulo Protásio, para dar início às estratégias e organização para o XI World Chamber Congress, que será sediado em 2019 na capital carioca.

Os representantes discutiram as ações para a captação de recursos e abordaram o que será necessário para sediar, de forma brilhante, mais um evento internacional. Com o reflexo positivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e após o ciclo de megaeventos do Brasil, de 2007 a 2016, o presidente da Embratur acredita que este seja o melhor momento para fechar tais parcerias, já que o País ganhou evidência em todo o mundo.

“Queremos manter o fluxo de turistas estrangeiros após a Rio 2016, onde já provamos a capacidade brasileira de organização e realização de eventos internacionais de grande porte. Receber um evento mundial beneficia não só os negócios, mas também o turismo de lazer e traz uma importante visibilidade para o Brasil”, comentou.

Outros eventos

Além do XI World Chamber Congress, a Embratur já confirmou a captação de mais três eventos e até o fim do ano são esperadas outras seis: o 33º Congresso Internacional de Psicologia, também no Rio de Janeiro em 2024; o 26º Congress of the International Pig Veterinary Society, na cidade de Florianópolis e o International Conference on Electrical Bio-Impedance, em Joinville.

De acordo com o Instituto, o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) é o segundo que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o País, após o de lazer, demonstrando um crescimento exponencial nos últimos anos. A equipe técnica e estratégica da Embratur retornará à Associação Comercial do Rio para reunião no dia 24 de agosto, em que serão discutidas novas ações e o plano de trabalho até 2019.