Presidente da ABEOC culpa governo pelo mau desempenho do Brasil no ranking da ICCA

A International Congress and Convention Association (ICCA) divulgou o ranking dos países que mais realizaram eventos internacionais em 2016.

O Brasil caiu novamente, da 11º posição em 2015 para a 15ª posição no ranking atual. “Não temos recursos, não temos verbas e nem apoio. Somos chamados para intermináveis reuniões, mas muito pouca coisa acontece. Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo, transformaram a reunião numa apresentação política e nada foi discutido”, desabafa a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Ana Claudia Bitencourt. “Esta posição reflete a falta de incentivo para a captação de eventos internacionais”, resume.

Para a presidente da ABEOC Brasil, o trade precisa ser realista e ir em busca de mudanças no cenário atual para que os números voltem a ser positivos. “Queremos o melhor, trabalhamos para o melhor, mas, sozinhos, não conseguimos, precisamos de políticas públicas e investimentos que estimulem a captação de eventos”, enfatiza. “Nós acreditamos no Turismo e em especial no segmento de turismo de eventos, mas vemos o que vem acontecendo em decorrência da crise e precisamos tomar atitudes para alavancar os eventos no Brasil”, destaca Ana.

O que piora ainda mais este cenário é que o Brasil despencou no ranking da ICCA logo após ter realizado uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Outros países, no período em que sediaram estes megaeventos, alçaram as primeiras posições no ranking. Um dos legados destes eventos deveria ter sido o crescimento da captação de eventos internacionais, mas, para isso, o país deveria ter feito sua lição de casa: construção de centros de convenções, uma política pública/privada de captação de eventos, o desenvolvimento da marca Brasil etc.

Ao divulgar o fato, o Governo Federal procurou destacar que o Brasil está posicionado à frente da Argentina, esquecendo de observar que, enquanto o Brasil, em cinco anos, caiu da 7ª para a 15ª. posição, nosso vizinho do Sul vem crescendo, tendo passado da 40ª. posição, para a 19º no mesmo período. Nesse passo, em pouco tempo nem a Argentina servirá de consolo para o Governo brasileiro. Aliás, eles esqueceram de dizer que Buenos Aires é a primeira do ranking latino-americano, à frente de São Paulo e Rio de Janeiro.

No infográfico abaixo, estão apontados os principais números divulgados pela ICCA (sigla em inglês para Associação Internacional de Congressos e Convenções), com destaque para os países que ocupam o topo do ranking: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França e Espanha.

Confira o ranking dos 20 países por número de reuniões organizadas em 2016:

Classificação/ País/ Reuniões em 2016

1. Estados Unidos: 934

2. Alemanha: 689

3. Reino Unido: 582

4. França: 545

5. Espanha: 533

6. Itália: 468

7. China: 410

8. Japão: 410

9. Países Baixos: 368

10. Canadá: 287

11. Portugal: 287

12. Áustria: 268

13. República da Coreia: 267

14. Suécia: 260

15. Brasil: 244

16. Austrália: 211

17. Polônia: 195

18. Bélgica: 194

19. Argentina: 188

20. Suíça: 184

Fonte: Assessoria