Especialista analisa setor de eventos e prevê aquecimento em 2017

Jurado do ‘Oscar dos eventos’, Scher Soares comenta o segmento no Prêmio Caio 2016 e estima melhora do mercado no próximo ano
Scher Soares, especialista em comportamento e desenvolvimento humano

Entre queda de investimentos, perda de confiança e embates políticos, em 2016, o Brasil iniciou a recuperação do fôlego econômico. Durante este ano, todos os setores acabaram sendo impactados com a situação financeira atual, mas o segmento de eventos apresentou grandes indícios de crescimento. De acordo com Scher Soares, especialista em mudança de comportamento e palestrante, a retração deste ano foi menor do que o esperado, pois acabaram se tornando determinantes para o alcance de metas. A perspectiva é que, em 2017, tenha ainda mais investimento em ações corporativas e sociais diferenciadas.

Com essa realidade em vista, um dos principais reconhecimentos do setor, o Prêmio Caio 2016 reuniu, na noite da última terça-feira (13), renomados profissionais para eleger os destaques do ano. A premiação contou com um corpo de jurados de peso, composto por empreendedores, profissionais e associações para eleger os mais influentes da indústria de turismo no Brasil. Na ocasião, Scher Soares, um dos participantes da banca avaliadora, destacou a importância desse mercado. “Esse prêmio ratifica a relevância da profissionalização, sobretudo quando os eventos passam a fazer parte da estratégia de negócio, marketing, comunicação e comercial das corporações”, afirma. Segundo ele, a premiação é um ritual que consagra o crescimento da área.

No início deste ano, a expectativa era de uma grande retração no volume de investimento na área em função da retração da economia, mas, com o passar dos meses, a realidade mudou. “Muitas empresas mantiveram seus orçamentos como parte importante do planejamento, e essas atividades diferenciadas passaram a ser decisivas para alcançar os resultados”, destaca. Com muitas companhias e pessoas realizando corte de gastos, parece loucura investir nisso. Porém, de acordo com Scher, para aqueles que sabem identificar tendências e usar a imaginação, o momento não poderia ser mais oportuno.

E o cenário deve melhorar em 2017. “Para o ano que vem, espera-se uma retomada de investimentos e uma alavancagem de tipos específicos de serviços de eventos como forma de conseguir criar cada vez mais ações que tenham uma contribuição efetiva para o resultado dos negócios e para a estratégia da empresa”, finaliza.

Scher Soares, especialista em comportamento e desenvolvimento humano, é autoridade quando o assunto é vender, motivar, liderar, alcançar o sucesso e reúne uma experiência extremamente rica nesses aspectos. Em suas palestras, é reconhecido pela mensagem que mescla alto nível de conteúdo com uma abordagem lúdica e divertida, ao mesmo tempo em que provoca e estimula mudanças e atitudes no público. Ele ainda traz em sua bagagem o sucesso como CEO do Grupo Empresarial Triunfo, que controla a agência Triunfo Sudler Brasil, única vencedora do Cannes Lions 2016 do interior de São Paulo, e, em breve, lançará um livro sobre liderança.