Costão do Santinho valoriza recursos naturais e biodiversidade

Localizado em meio à Mata Atlântica, resort investe na preservação do patrimônio natural e cultural e foca suas ações em práticas sustentáveis.

Usufruir momentos de lazer e negócios no Costão do Santinho é sempre inesquecível. Um dos atrativos do resort, além da sua infraestrutura arrojada com seis restaurantes, nove piscinas, quadras de tênis, campo de futebol e de golfe e SPA, é a sua área verde. Ocupando um milhão de metros quadrados no norte de Florianópolis, 75% da extensão do empreendimento é composto pela Mata Atlântica. Gestores e equipe trabalham focados na preservação, valorização, proteção e práticas educativas.

Em 1999, o Costão do Santinho criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Morro das Aranhas. O objetivo é conservar o morro para futuras gerações por meio da proteção ambiental, pesquisa e prática de turismo sustentável. Desde o ano 2000, as reservas privadas passaram a ter o mesmo status de conservação da natureza que as reservas governamentais por meio da Lei nº 9.985. O objetivo da criação de RPPNs é proteger a riquíssima biodiversidade brasileira.

Caminhadas ecológicas

Os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com a Mata Atlântica e seus ecossistemas. Ao caminhar pelas trilhas, os participantes sentem o ar puro das mais de 80 espécies de árvores e várias espécies de orquídeas, bromélias e plantas medicinais. Foram catalogadas 80 espécies de aves no local. Ao total, são sete opções de caminhadas que passam também pela praia do Moçambique, pelas dunas costeiras, praias vizinhas, morros, restinga e sítios arqueológicos.

Além de conhecer a natureza exuberante da Mata Atlântica, praias e dunas, é possível descobrir sobre a história dos povos que habitaram a região antes da chegada dos europeus ao país. O Museu Arqueológico ao Ar Livre e o Museu dos Brunidores recebem anualmente cerca de 300 mil visitações. Nestes espaços, se tem a oportunidade de se observar as oficinas líticas na pedra e as inscrições rupestres deixadas pelos sambaquis há 5 mil anos. O Costão oferece visitas orientadas gratuitas para hóspedes, escolas e visitantes.

Educação

Junto às escolas, o resort atua a fim de desenvolver nas crianças e adolescentes um sentimento de responsabilidade e conscientização ambiental. O costume e o legado cultural dos povos antigos, a geologia, a flora e fauna, o tratamento de esgoto, os recursos hídricos, o ciclo da água e a reciclagem do lixo são os assuntos que a equipe do complexo desenvolve para instituições de ensino da região por meio do Programa de Educação Ambiental e Patrimonial. Ao total, cerca de 2,3 mil estudantes e professores são atendidos anualmente.

Responsabilidade Social

Outro público que tem a atenção do resort é a comunidade local, a colônia de pescadores e os funcionários. Pessoas que vivem na região têm contato com ações que estimulam a preservação ecológica. A colônia de pescadores da praia do Santinho recebe canoas, redes e estrutura para alojamento durante o período de safra da tainha. Os restaurantes do empreendimento são os principais consumidores do produto. Somado a isso, os colaboradores recebem treinamento e capacitação pessoal para seu desenvolvimento.

Recursos naturais e gerenciamento de resíduos

Pensando na infraestrutura e no meio ambiente, vários equipamentos foram instalados para a economia de recursos naturais, entre eles um gerador de energia elétrica com uso de biodiesel, temporizadores automáticos de presença, redutores de água para torneiras e reutilização de água para a limpeza de calçadas e jardins. Além da coleta de resíduos da empresa, o Costão realiza a coleta de lixo em toda a orla da praia do Santinho e da estrada geral. O resort possui uma estação de triagem, coleta, transporte, separação, acondicionamento e disposição correta dos resíduos.

Tratamentos de Efluentes

A Estação de Tratamento de Efluentes do complexo é tão eficiente a ponto de garantir a reutilização de 100% da água tratada. A Estação é considerada uma das mais modernas do Sul do país. Seu sistema de descontaminação utiliza filtragem à base de carvão ativado, passando por lâmina de lâmpadas ultravioleta - sistema que eleva o nível de pureza a um índice acima de 98% de potabilidade. As atividades para valorizar e preservar o meio ambiente estão no alvo de iniciativas do Costão do Santinho.

Reconhecimento no TripAdvisor

Recentemente, o portal de viagens TripAdvisor concedeu o Certificado de Excelência ao resort devido à ótima avaliação dos visitantes ao Museu Arqueológico. Ao total, cerca de 300 mil pessoas de todo o mundo visitam o local anualmente. Além disso, o Costão do Santinho Resort recebeu o prêmio Expressão de Ecologia neste ano devido às suas práticas ambientais na RPPN.

Visitas guiadas

Nas visitas com escolas, a equipe de Ecologia do resort trabalha com os alunos aspectos como história e ocupação humana, recursos naturais, ecossistemas, fauna, flora, geração e tratamento de resíduos. Ao final das atividades educacionais, um belo lanche é servido aos participantes. É possível que qualquer visitante acesse o local por conta própria durante o dia. É só estacionar na rua que dá acesso à Praia do Santinho e caminhar cerca de 100 metros até o canto sul da praia (próximo ao resort). O museu possui um trajeto pavimentado com muitas placas informativas, onde o visitante consegue compreender as características principais da cultura pré-histórica e ver de perto as inscrições rupestres gravadas nas pedras há milhares de anos.

Mais informações no site.

Fonte: assessoria