Meliá: Assembleia geral dos acionistas 2017

Pela primeira vez como executivo sênior, Gabriel Escarrer Jaume descreve o desempenho da empresa em 2016 e as perspectivas estratégicas para 2017.

A Meliá Hotels International realizou hoje a sua Assembleia Geral de Acionistas em Palma de Mallorca, presidida por Gabriel Escarrer Juliá. Tanto o presidente como o vice-presidente executivo e diretor executivo da Meliá descreveram aos acionistas os resultados positivos para 2016, bem como os principais aspectos da transformação da empresa e os fatores mais importantes que afetarão sua estratégia nesta nova era.

Destaca-se o importante progresso da empresa em Responsabilidade Social Corporativa, com foco especial em crianças, direitos humanos, empregabilidade, educação e cultura, bem como a luta contra as mudanças climáticas. Ambos os executivos explicaram seu orgulho nos mais de 44.400 funcionários da empresa, com mais de oito mil pessoas contratadas em 2016, sendo 21% na Espanha.

A combinação de renovação e continuidade que o componente familiar traz para o Meliá Hotels International é mais eficaz do que nunca. Gabriel Escarrer Jaume agradeceu a audiência por sua confiança e a honra de participar da Assembleia Geral de Acionistas pela primeira vez, já que o fundador e atual presidente não executivo, Gabriel Escarrer Juliá, entregou poderes executivos a seu filho.

Gabriel Escarrer Juliá, presidente não executivo, comenta: "Tenho a imensa boa sorte de poder me afastar e dar lugar a uma nova geração nas melhores condições possíveis, com a empresa em sua melhor fase e continuar a oferecer a minha experiência e o meu conhecimento da indústria. Continuaremos a construir uma empresa sólida, rentável e sustentável, não só para nossos acionistas e funcionários, mas também para a sociedade como um todo e para as gerações futuras. Tenho o prazer de anunciar um aumento no lucro por ação, triplicando o dividendo pago em 2016 e melhorando o índice de pagamento para 30%”.

Gabriel Escarrer Jaume, vice-presidente executivo e diretor executivo conplementa: "Nosso modelo de negócios diversificado e liderança clara da indústria hoteleira de resorts, juntamente com nossos resultados financeiros e comerciais, aumentaram nosso valor de ações em mais de 25% em 2017 e continuamos a construir confiança em nossa estratégia e nossos pontos fortes, em um ambiente muito positivo para a indústria de viagens. Tenho orgulho de representar a segunda geração da família e a oportunidade que isso nos dá de combinar experiência e continuidade em coisas básicas, como nossos valores corporativos, com a renovação e o impulso de mudança que todos os grupos multinacionais precisam hoje para preservar sua liderança. Aumentamos os ganhos por ação em 143% em relação a 2015, e nosso preço de ações reflete a crescente confiança no mercado, com 61% dos analistas continuando a recomendar a compra de nossas ações devido ao histórico de sucesso”.

Gabriel Escarrer Juliá (esquerda) e seu filho Gabriel Escarrer Jaume

Clientes, Equipe e Expansão, fatores-chave

Gabriel Escarrer Juliá descreveu brevemente o que considera as chaves da força de Meliá: seus clientes, a equipe e a expansão internacional. Escarrer lembrou que, em 2016, a empresa obteve uma classificação de 82% em pesquisas de satisfação dos funcionários, com um nível muito alto (42,8%) de recomendação. A inovação e as marcas hoteleiras, que a empresa continuou a atualizar em 2016, também permitiram diferenciar sua abordagem para todos os diferentes perfis de clientes contemporâneos, além de personalizar o relacionamento com eles através de esforços significativos em digitalização.

Para o fundador da Meliá, as pessoas da empresa sempre foram seus ativos mais importantes e, em seu discurso, Escarrer destacou o papel dos mais de 44.400 membros da equipe e as políticas implantadas pela empresa para atrair os melhores profissionais, desenvolver seus talentos através de uma inovadora Universidade virtual e capacitar a liderança dos gerentes. Os prêmios recebidos em 2016 e 2017, como a melhor empresa de viagens para trabalhar na Espanha (pessoas MERCO) e a empresa mais atraente para trabalhar na indústria, de acordo com a ADECCO são pontos de prova. Meliá também foi a segunda melhor marca empregadora na indústria hoteleira na China, de acordo com os Prêmios de Turismo da China Hotel.

As pessoas também são uma parte essencial da expansão internacional exitosa e intensa da empresa, o que permitiu a diversificação que protegeu a empresa de circunstâncias adversas. 31 novos hotéis se inscreveram em 2016, um pipeline de 64 hotéis e 16.605 quartos para o ano, e uma intensa programação de novas aberturas hoteleiras (17 em 2016) foram os principais motivos para o sucesso de Meliá em novos mercados como Myanmar, Irã ou Nova York, além dos hotéis emblemáticos existentes da empresa em 43 países e aqueles que continuarão a abrir tão longe quanto o Serengeti, na África, nas Maldivas ou em Dubai.

Impacto social dos resultados

Os executivos informaram sobre o desempenho positivo de Meliá e o profundo processo de mudança cultural e prioridades estratégicas que tornaram isso possível, superando a difícil crise que abalou a indústria de viagens nos últimos anos.

As melhorias no desempenho da empresa mencionadas o Lucro Líquido (+180%), EBITDA (+14%) e Resultados Financeiros (+49%) entre outros parâmetros, especialmente destacando os resultados em seu KPI mais importante, receita por quarto disponível (RevPAR), que cresceu 14% no total, com crescimento espetacular na região do Mediterrâneo (+42%) e EMEA (+12,4%).

O diretor executivo da Meliá explicou como esses resultados afetaram todas as partes interessadas da empresa graças ao "fluxo de caixa social" ou à redistribuição das receitas. Dos 2.878 milhões de euros de receita total, 1.256 milhões foram pagos a fornecedores, mais de 600 milhões a empregados e 273 e 260 milhões, respectivamente, em pagamentos a administração pública e investimentos em manutenção de produtos. 243 milhões de euros foram gastos em pagamentos de arrendamento hoteleiro (28% da carteira) e 198 milhões de euros para os proprietários de hotéis administrados, enquanto 12,4 milhões foram pagos aos acionistas por meio de dividendos.

Transformação e estratégia

Gabriel Escarrer Jaume explicou o processo de transformação através do qual Meliá conseguiu gerenciar a crise financeira e sair dela ainda mais forte do que antes, tendo mudado a marca corporativa (da antiga Sol Meliá para Meliá Hotels International), atualizou valores corporativos sem perder a essência de ser uma empresa de capital aberto com uma base familiar forte e apresentar uma nova visão estratégica focada na consolidação da liderança global da empresa em hotéis de resort, ao mesmo tempo em que se afasta do foco nos custos para a excelência no gerenciamento de receita e de um modelo de negócio baseado em possuir a maioria dos hotéis em direção a um modelo baseado na gestão de hotéis de propriedade e de terceiros.

Tudo foi possível dentro do contexto da modernização das marcas hoteleiras da empresa, a transformação digital e o empoderamento de seu pessoal, bem como outros intangíveis, como reputação e governança corporativa. As receitas on-line do Grupo aumentaram em 275 milhões desde 2014, com uma receita estimada de 540 milhões no final de 2017, o que faz com que o melia.com canalize a fonte de renda mais rentável para a Companhia.

A visão estratégica para 2017 e 2018 dará prioridade a:

a) Expansão Internacional, mantendo o ritmo de novos acordos hoteleiros (30 hotéis inscritos em 2016) e novas aberturas hoteleiras (17 hotéis abertos durante o ano) observados nos últimos dois anos. O crescimento dará prioridade aos destinos turísticos mais populares e cidades com um forte componente de lazer (bleisure)

b) Digitalização e personalização, com novas ferramentas B2C, como a nova versão do melia.com, o maior canal de vendas da empresa e ferramentas B2B como o MeliaPro, que registrou crescimento de 71% ao longo do ano. O programa de fidelidade MeliaRewards cresceu 44 por cento, consolidando seu papel como motor essencial do relacionamento com clientes

c) Estratégia de Gerenciamento de Receita, consolidando ainda mais os esforços que já alcançaram 80% do crescimento do RevPAR, que deve-se a taxas melhoradas e 27 trimestres do crescimento RevPAR no setor

d) Fortalecer a estratégia e crescimento imobiliário através de Joint Ventures com parceiros prioritários

e) A estratégia de renovação e reposicionamento (em alguns casos com mudança de marca) de alguns dos hotéis e destinos mais importantes da empresa. Após a transformação bem sucedida de Magaluf, Ibiza, Torremolinos e outros, a Meliá está atualmente trabalhando em outros projetos, como a revitalização do passeio marítimo de Palma, impulsionado pelo recém-adquirido Palau de Congressos Convention Center e um plano ambicioso para renovar ativos estratégicos na Espanha sob as marcas Meliá e Gran Meliá. A empresa investiu mais de 500 milhões de euros em reformas na Espanha entre 2011 e 2016

Depois de analisar os desafios e oportunidades que enfrenta a indústria de viagens em 2017, o vice-presidente executivo e CEO da Meliá concluiu: "Estou muito orgulhoso por ter sido capaz de apresentar hoje uma empresa financeiramente sólida e saudável com uma visão muito clara do futuro de nossos negócios. A chave para alcançar essa visão, agradecendo à equipe de gerenciamento e a mais de 44.400 funcionários por seu trabalho e lealdade, e também o Conselho de Administração, seis dos quais são independentes”.

Fonte: assessoria