Soluções de Cidadania e Urbanismo são temas de debate no Sesc Santos

Seminário internacional apresentará iniciativas da Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Holanda que podem ser aplicadas à cidade

Seminário Internacional Cidadania Ativa Ana Carla Fonseca Reis
Nos dias 28 e 29 de novembro, quinta e sexta-feira, acontece o Seminário Internacional Cidadania Ativa e Transformação Urbana, no Sesc Santos. Com curadoria de Ana Carla Fonseca Reis e Marta Porto, a programação propõe o debate acerca da realidade de Santos, trazendo experiências práticas de cidadania ativa em diversas cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, e em países como Alemanha, Colômbia, Estados Unidos e Holanda.

“A condição urbana tornou-se praticamente um atributo da contemporaneidade – o resultado disso são cidades maiores, repletas de pessoas e ideias. A essa situação corresponde uma magnitude de desafios que se tornaram mais complexos com o passar do tempo. Como dar conta dessa situação?”, pergunta Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.

É com esses questionamentos e desafios que o seminário acontece. A cidade de Santos tem singularidades históricas e culturais, potencialidades do presente e futuro, além de desigualdades gritantes e carências explícitas. “Santos é uma cidade onde tem água, mar, petróleo, o maior porto da América Latina, mas ainda tem muitas melhorias a serem feitas”, diz a curadora Marta Porto. “A cidade merece e carece de uma discussão que a leve a lançar um olhar sobre si mesma a partir do espelho de experiências alheias de releituras e novas propostas”, explica Ana Carla Fonseca Reis.

A abertura do seminário, no dia 28 de novembro, quinta-feira, fica por conta das participações do Diretor Regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda, o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa e as curadoras Ana Carla Fonseca e Marta Porto, às 10h.

Na sequência, às 10h30, dá-se início a primeira mesa de debates Renascimentos Urbanos – Cidades que se reinventaram após atingirem momento de inflexão. A primeira convidada é a recifense Karina Zapata, que conta a experiência da Bomba do Hemetério, localizada na zona norte do Recife, onde, desde 2008, funciona um programa que integra atividades de cultura, educação, meio ambiente, saúde e geração de renda.

A holandesa Aletta Koster inicia, às 11h30, a palestra Mobilidade e facetas da cidadania. A atual diretora da Dutch Cycling Embassy vai contar mais detalhes sobre a instituição, uma parceria público-privada que atua na cooperação a iniciativas que coloquem a bicicleta como parte da estrutura de mobilidade urbana. Logo após a exposição, acontece um debate entre os participantes com mediação de Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna de Santos.

A partir de 15h, acontece o debate Urbanidades – Espaços de Autonomia, com o fundador da Redes da Maré Edson Diniz. Fundada em 2007 por moradores da Maré, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, a organização trabalha com cinco eixos estratégicos: educação, desenvolvimento local, arte e cultura, comunicação e segurança pública. Logo após, às 16h, o ex-secretário de Cultura Cidadã de Medellín, na Colômbia, o jornalista Jorge Melguizo fala sobre a experiência bem-sucedida de políticas públicas de Medellín, que melhorou indicadores sociais e índices de violência por meio de programas sociais e de moradia. Na sequência, há um debate entre os dois com mediação de Edmur Mesquita, secretário do Estado de Desenvolvimento Metropolitano.

Wagner Rebehy, da Fábrica de Música de Paraisópolis e o alemão Thorsten Heitkamp, da Universidade de Dortmund, abrem as mesas do dia 29 de novembro, a partir de 10h. Leite vai falar sobre o Direito à estética como direito à cidade, com o Fábrica de Música, um belo projeto arquitetônico localizado no Grotão, centro da favela de Paraisópolis, em São Paulo, um dos maiores assentamentos informais do mundo, com mais de 100 mil habitantes. O alemão Thorsten Heitkamp, da Universidade de Dortmund, vai contar a experiência do pólo pós-industrial do Vale do Ruhr, na Alemanha, onde, desde 1990, trabalha em processos de transformação urbana e regulamentação. Na sequência, acontece um debate entre os dois com mediação de Marcos Medina Leite, Reitor da Universidade Católica de Santos.

Os rios e o papel de sua recuperação na cidade é o tema da conversa que começa às 14h30. A iniciativa Rios e Ruas, criada há quatro anos para trazer à tona a realidade de centenas de rios soterrados em São Paulo há décadas, é representada por José Roberto Bueno e Luiz de Campos Jr., ambos membros da associação. Eles vão contar mais detalhes da experiência lúdica e transdisciplinar que envolve arquitetura, sustentabilidade, ocupação urbana, política, arte e educação que já sensibilizou milhares de jovens e adultos para o tema. A partir de 15h30, o americano Robert Walters conta como criou o Groundwork Hudson Valle, organização sem fins lucrativos que se engaja na transformação de cidades fragilizadas. É responsável por revelar o rio Saw Mill, em Yonkers e mantém uma fazenda hidropônica flutuante, movida por energias solar e eólica. Após as duas palestras, acontece o debate com mediação de Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Universidade Santa Cecília.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28 de novembro, quinta-feira

9h

Credenciamento

10h

Abertura

Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do Sesc São Paulo

Paulo Alexandre Barbosa – Prefeito de Santos

Ana Carla Fonseca e Marta Porto – curadoras

Mesa RENASCIMENTOS URBANOS

10h30

Mobilização comunitária e desenvolviment

Karina Zapata da Bomba do Hemetério (Recife)

11h30

Mobilidade e facetas da cidadania

Aletta Koster, da Dutch Cycling Embassy (Holanda)

12h30

Debate - Mediador: Roberto Clemente Santini - Diretor-presidente da TV Tribuna (Brasil)

URBANIDADES EM CONSTRUÇÃO - ESPAÇOS DE AUTONOMIA - Redes e espaços como alavancas de acesso à cidade

15h

Contruindo redes de cidadania

Edson Diniz, Redes da Maré (Rio de Janeiro, Brasil)

16h - 16h50

O Direito à participação como base de cidadania

Jorge Melguizo, ex-Secretário de Cultura Cidadã de Medellín (Colômbia)

17h

Debate - Mediador: Edmur Mesquita - Secretário do Estado de Desenvolvimento Metropolitano

Dia 29 de novembro, sexta-feira

CONEXÕES CIDADÃS - MOBILIDADE E ESTÉTICA – Projetos estratégicos de envergadura, promovendo conexões e como pontes de acesso à prática cidadã

10h

Direito à estética como direito à cidade

Wagner Rebehy, da Fábrica de Música de Paraisópolis (São Paulo, Brasil)

11h

Transformações possíveis em áreas periféricas

Thorsten Heitkamp, da Universidade de Dortmund (Alemanha)

12h

Debate - Mediador: Marcos Medina Leite - Reitor da Universidade Católica de Santos

URBANIDADES LÍQUIDAS - CIDADES QUE FLUEM – O papel da recuperação dos cursos d’água, símbolo da emoção, como fio condutor de cidadania, engajamento e resgate.

14h30

Rios urbanos e conexões afetivas

José Roberto Bueno e Luiz de Campos Jr., Rios e Ruas (São Paulo, Brasil)

15h30

Revivendo águas, revelando cidadania

Bob Walters, da Força-Tarefa de Política Verde de Yonkers (Estados Unidos)

16h30

Debate - Mediador: Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente da Universidade Santa Cecília

Inscrições antecipadas e gratuitas:

sescsp.org.br/cidadaniaativa

SERVIÇO

Seminário Internacional Cidadania Ativa e Transformação Urbana

Dias 28 e 29 de novembro, quinta e sexta-feira

Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida – Santos

(13) 3278.9800 / (13) 3227.5252

Estacionamento

Vagas: 400

Preços

R$ 1,00 (por hora)

R$ 5,00 (valor único para evento)

Horário de Funcionamento

Horários especiais em dias de show e teatro

Terça a sexta, das 7h às 22h

Sáb, dom e feriados, das 10h às 19h

Fonte: Assessoria