Bristol Jangada Fortaleza pretende ampliar a economia de água em até 50%

Para atingir a meta em 2016, hotel investe em captação de água da chuva, arejadores para chuveiros e torneiras, além de planejar a compra de filtros dessanilizadores

Todo mundo sabe que Fortaleza é considerada um dos destinos mais procurados no verão. Pensando em atender essa alta demanda de hóspedes com qualidade e, ainda por cima, garantir a economia de água na estação mais quente do ano, o Bristol Jangada Fortaleza, parte da Rede Bristol Hotéis & Resorts, começou a se planejar desde o ano passado. Em 2016, o principal objetivo da unidade é conseguir reduzir, pelo menos pela metade, o consumo de água do empreendimento.

Uma das soluções encontradas para colocar em prática este projeto foi a instalação de arejadores, popularmente conhecidos como economizadores de água, em todas as torneiras e chuveiros da unidade. “Sabemos que somente essa ferramenta pode diminuir o consumo de água em até 30%”, conta Rogério Filho, gerente do Bristol Jangada Fortaleza. Além disso, o empreendimento criou um processo de captação de água da chuva que redireciona o líquido para uma cisterna. “Essa quantia captada é utilizada para a limpeza das áreas sociais do hotel e para molhar as plantas de nosso jardim”, explica.

Mas as novidades não devem parar por ai. A previsão é que, ainda neste primeiro semestre, seja instalado um dessalinizador, responsável por filtrar o sal da água e a deixar própria para a utilização. “Esse procedimento será acompanhado para atestar de maneira correta a qualidade da água que será utilizada e consumida em nosso empreendimento”, diz.

De acordo com previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará inicia este ano de 2016 com uma grande probabilidade de seca para os primeiros meses. O estado tem 65% de chance de ter chuva abaixo da média histórica no período e pode entrar no quinto ano seguido de seca. “Estamos em uma situação complicada. A cidade de Fortaleza, a partir deste ano, deve contar com um racionamento. Com essas duas novas ferramentas nós pretendemos ser mais independentes da rede pública e obter uma economia de, pelo menos, 50% nos gastos com água”, finaliza o gerente.