Adobe discute propriedade intelectual no ambiente digital

Executivo da Adobe debate a gestão de conteúdo digital e os desafios da propriedade intelectual na era da informação.

Nos próximos dias 18 e 19 de maio, acontece em São Paulo a 5ª edição da Conferência Bienal de Direito e Tecnologia. Com realização da Associação Internacional dos Advogados (IBA, na sigla em inglês), o encontro tem o objetivo de discutir os limites sociais e regulatórios das novas tecnologias. Dentre os palestrantes que participam da Conferência está Rodrigo Leme Freitas, gerente para a América Latina da área de usos não autorizados da Adobe, que fará parte da mesa sobre Ativos Digitais e Publicidade On-Line: Produção, Proteção e Monetização da Propriedade Intelectual.

Junto com Rodrigo, participarão da sessão outros experientes conselheiros da IBA Latin America Regional Forum em uma mesa-redonda com participação do público. O debate será em torno de questões de produção de conteúdos digitais, bem como sua gestão e exploração. Os palestrantes também discutirão os diferentes modelos de publicidade e rastreamento, a partir do ponto de vista da privacidade do usuário.

A era da informação representou uma mudança de paradigma no mercado, partindo-se cada vez mais de um modelo baseado no custo marginal do bem manufaturado para uma relação em que usuários buscam experiências dinâmicas e flexíveis, por meio do acesso a informação", afirma Rodrigo Freitas. "Numa era em que tempo e atenção representam a nova commodity, a tecnologia passou a permitir pleno gerenciamento de cada atividade do usuário na rede, mas, ao mesmo tempo, trouxe desafios a temas como privacidade e propriedade intelectual. A Adobe, como empresa líder na área de tecnologia, especialmente no desenvolvimento de software para as áreas criativa e de marketing digital, entende como sendo fundamental participar de discussões dessa natureza", conclui.

Rodrigo Leme Freitas é gerente para a América Latina da área de usos não autorizados da Adobe e vice chairman do comitê de membros da BSA no Brasil (The Business Software Alliance). Advogado especialista em Processo Civil (PUC/SP) e mestre em Direitos Difusos e Coletivos (PUC/SP), Freitas é doutorando em Direito Internacional da Propriedade Intelectual (USP), membro coordenador do grupo de estudos da USP GEDE-DIMEC (Direito, Economia e Direito Internacional do Mercado de Capitais) e membro da Comissão Permanente de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP.

Além do executivo da Adobe, o painel Ativos Digitais e Publicidade On-Line: Produção, Proteção e Monetização de Propriedade Intelectual tem a participação de Juan Pablo Alvarado (Desapegar.com, Buenos Aires), vice-presidente regional do conselho geral; Denise Guillen (Nielsen Company, Cidade do México), chefe do conselho; Ricardo Lagreca (MercadoLivre.com, São Paulo), representante do conselho geral; Erik Nybo, gerente jurídico global da Easy Taxi (São Paulo); e Tania Weinschenker, diretora de serviços jurídicos para a América Latina da Accenture (Rio de Janeiro).

Mais informações em http://www.ibanet.org/CONFERENCES/CONF769.ASPX

SERVIÇO

5ª Conferência Bienal de Direito da Tecnologia

Data: 18 e 19 de maio, das 14h30 às 16h

Painel: Ativos Digitais e Publicidade On-Line: Produção, Proteção e Monetização de Propriedade Intelectual

Local: Hilton São Paulo Morumbi, Av. das Nações Unidas, 12901 – Torre Leste - Brooklin Paulista, São Paulo (SP)

Fonte: Assessoria