Aviação doméstica encolhe quase 6% em outubro

Todos os indicadores da operação nacional – oferta, demanda, fator de aproveitamento e volume de passageiros – tiveram variações negativas. Desempenho do mês, somado às quedas anteriores, compromete crescimento acumulado no ano

A recessão econômica nacional, que já vinha impactando o setor aéreo desde meados de 2014, chegou realmente forte à aviação doméstica em outubro. A demanda1 por transporte aéreo dentro do Brasil recuou 5,7% ante outubro de 2014. O número mostra a aceleração do viés de baixa do indicador, que havia registrado quedas de 0,6% e 0,8% em agosto e setembro, respectivamente, na comparação com iguais períodos do ano anterior. A redução da oferta2 da indústria não foi suficiente para manter os níveis de ocupação de um ano atrás. A retirada de capacidade no mês, da ordem de 3,9%, foi menor do que a variação da demanda, levando a uma piora de 1,6 ponto percentual do fator de aproveitamento3. Com isso, o índice fechou o mês em 79,30%. O total de passageiros transportados em outubro caiu 2,4% na mesma base de comparação, somando 8,1 milhões de viagens. Os números são a compilação das estatísticas fornecidas pelas companhias aéreas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

“Enquanto foi possível estimular a demanda oferecendo tarifas vantajosas, mesmo com custos em alta, isso foi feito. Agora, apesar das tarifas achatadas, o crescimento já não ocorre”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. Na explicação do dirigente, o cenário negativo está durando mais que o imaginado.

“A redução da atividade econômica, a queda do poder de consumo e o avanço do desemprego têm sido consistentes e impedem a recomposição dos preços mantendo o tamanho do mercado”, detalha. “O setor está lidando com a realidade usando as alternativas ao seu alcance. As empresas estão concluindo estratégias que estavam em curso em relação às frotas. Feito isso, a tendência é de encolhimento, como já tem sido indicado pelos anúncios de redução de oferta, corte de frequências e até supressão de destinos”, lamenta. “Sem atitudes que corrijam as distorções dos custos de operação no Brasil, essa tendência não deve se alterar”, conclui.

Participação de mercado4 – Em parcelas da demanda, o mercado doméstico se dividiu assim no mês:

TAM – 37,40%

GOL – 35,10%

AZUL – 17,21%

AVIANCA – 10,29%

Acumulado – Nos 10 meses de 2015, a oferta doméstica ainda registra alguma expansão, 1,7%. A demanda, por sua vez, cresce 2,4%. Boa parte desse avanço aconteceu no 1º trimestre do ano em razão de vendas feitas ainda em 2014, quando o ambiente de consumo ainda não estava tão degradado. Recentemente, a sequência de três retrações consecutivas na demanda eliminou quase dois pontos percentuais do crescimento acumulado que se registrava até agosto, confirmando a deterioração do cenário. O fator de aproveitamento tem leve melhora de 0,5 ponto percentual, situando-se em 80,15%. Até outubro somam 79,1 milhões os passageiros transportados nos voos domésticos, cifra 1,6% superior em relação ao mesmo período de 2014.

Internacional – O mercado internacional segue registrando um crescimento expressivo decorrente do início das operações da AZUL em dezembro de 2014. São, portanto, diferentes as base de comparação. Vale notar, ainda, que as associadas ABEAR respondem apenas 30% desse mercado, o que limita as análises. Essas considerações justificam o aparente contrassenso em relação ao desempenho da aviação doméstica.

Em outubro, a oferta internacional das associadas ABEAR foi expandida em 18,2% sobre o mesmo mês do ano anterior. A demanda cresceu em um patamar inferior, de 15,5%. Dessa forma, o fator aproveitamento das operações teve baixa de 1,9 ponto percentual para 83,10%. O número de viagens internacionais realizadas nas companhias brasileiras foi próximo de 640 mil em outubro, um crescimento de 14,3%.

Também pelo critério de parcela da demanda, a participação das associadas ABEAR no mercado internacional ficou dividida da seguinte forma em outubro (AVIANCA teve participação inferior a 1%):

TAM – 80,73%

GOL – 12,41%

AZUL – 6,81%

Os 10 meses em análise, a oferta internacional tem crescimento de 16,6% e, a demanda, de 14,8%. O fator de aproveitamento recua 1,2 ponto percentual para 81,55%. O total de passageiros transportados supera 6,1 milhões, em alta de 15,6% no período.

Cargas – O mercado doméstico de cargas, mais sensível às variações da atividade econômica nacional do que o negócio de passageiros, teve retração de 14,9% do peso total movimentado, somando 29,8 mil toneladas em outubro. Na operação internacional (feitas as mesmas ressalvas do mercado de passageiros), o total de bens movimentados somou 18,7 mil toneladas, um crescimento de 12,7% sobre outubro de 2014. As estatísticas consideram as operações da TAM CARGO juntamente com as de AVIANCA, AZUL, GOL e TAM.

De janeiro a outubro foram transportadas 272,6 mil toneladas de carga doméstica (-9,4%) e 147,8 mil toneladas de carga internacional (+6,1%)

Confira as planilhas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.