Avianca Brasil lança sua nova campanha institucional com o posicionamento: “Quem voa, ama”

A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, lançou nesta terça-feira seu novo posicionamento de marca no mercado: “Quem voa, ama”. Com criação da agência Grey, a plataforma de comunicação destaca os principais diferenciais em viajar com a companhia e as novidades relacionadas a atendimento, conforto, serviço de bordo, entretenimento e aeronaves.

Flávia Zulzke, Adriana Esteves, Frederico Pereira, Rodrigo Jatene e Tarcisio Gargioni
Este está sendo um ano muito importante para a Avianca. Aqui no Brasil, iniciamos operações em Foz do Iguaçu e Navegantes, e lançaremos voos em Belo Horizonte em 21 de agosto. No exterior, começamos Miami, inauguraremos Santiago no dia 7 e anunciamos, hoje, Nova York, a partir de dezembro. A companhia está se transformando”, disse Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil. "Já vínhamos trabalhando o projeto da nova campanha, mas fazia sentido esperar estes lançamentos e, além disso, queríamos muito inovar no conceito e na forma. Foram meses de maturação. Estamos trazendo algo diferente, inédito”.

Enquanto as demais companhias aéreas nacionais tiveram decréscimo, a Avianca cresceu 15,3% no último ano. Desde seu lançamento em 2011, quando transportou 1,8 milhão de passageiros, a Avianca cresceu 600%, devendo atingir a marca de 11 milhões este ano. A Avianca optou por ser um produto diferenciado, com qualidade superior, partindo do pressuposto de que uma empresa de qualidade, apesar de ter um custo maior, terá uma receita compatível, pois sendo amada por seus usuários, obterá melhor taxa de ocupação.

Rodrigo Jatene, Flavia Zulzke e a equipe de marketing da Avianca
Propaganda com cara de propaganda é uma boa ideia para um segmento que tem haters ao invés de lovers, como é o mercado de aviação?”, questionou Frederico Pereira. “Uma empresa que preza pela experiência do consumidor e trabalha isso como um grande ativo não deveria ter essa preocupação em suas campanhas publicitárias, produzindo conteúdo divertido e interessante ao invés de interromper o público com comerciais convencionais?

A campanha nasceu das redes sociais, pelos comentários dos nossos clientes que são promotores da marca e que, agora, chamamos de AviancaLovers. É claro, não seria possível concebê-la se não prestássemos um serviço de excelência, com colaboradores engajados. Afinal de contas, o amor nasce de dentro para fora", afirmou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da companhia. Flávia Zülzke, gerente-geral de Marketing, complementou: "São dois os grandes protagonistas nesta campanha: os lovers e nossos colaboradores. Somos cinco mil apaixonados, o backstage desse grande show que damos, diariamente, em 240 voos”. Para isso, quase uma centena de Lovers foram entrevistados, 20 foram selecionados e terão participação ativa na campanha.

Grey transforma a experiência de voar Avianca Brasil em um grande musical, ao som da Orquestra Voadora
Rodrigo Jatene, CCO da Grey, reforça que o conceito da campanha nasceu das reações dos próprios clientes da Avianca Brasil, que não poupam elogios quando voam com a empresa. “O índice de avaliação da experiência de viagem é tão alto e os comentários espontaneamente enviados pelos clientes são tantos, que tínhamos que incorporar essa realidade ao conceito. As pessoas realmente amam voar de Avianca. Quando se tem o privilégio de trabalhar para uma marca com uma percepção tão boa, nada mais natural do que trazer essa verdade, esse sentimento, para dentro da comunicação, com uma boa música”.

O filme Avianca Lovers, para veiculação em TV aberta, a cabo, internet e cinema, marca a estreia do novo posicionamento e conta, justamente, com a participação de lovers reais da companhia. Com formato de musical, em pleno aeroporto, a produção reflete todo o clima e a experiência positiva de voar.



A trilha sonora da campanha é uma composição inédita da consagrada Orquestra Voadora – big band composta por músicos cariocas que modernizaram o conceito de bandas de fanfarra no Brasil ao promover a mistura de ritmos entre rock, funk, pop e jazz com frevo, samba e maracatu. Ela participa do comercial colocando bailarinos em roupas de comissários para dançar. Durante as cenas, quando os diferenciais da companhia são anunciados, o ícone do coração é apresentado para representar a paixão dos clientes pela marca.

No total, além do filme, a campanha será desdobrada para os canais digitais da companhia, sites e portais, e anúncios para mídia impressa.

A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. Atualmente, atende 23 destinos domésticos e dois no exterior com 240 decolagens diárias, utilizando a frota mais jovem da América Latina, de 49 aviões da Airbus. Em seu modelo de negócios, a companhia propõe uma série de diferenciais aos passageiros, como entretenimento com telas individuais, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (ela é a única no país a ter todas as fileiras de assentos de todas as aeronaves classificadas com o selo “A” da ANAC, atestando conforto superior).

Inovadora, a Avianca Brasil foi também a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do ultramoderno A320neo. Recentemente, no dia 23 de junho, lançou seu primeiro voo intercontinental, entre São Paulo e Miami (Estados Unidos), e expandirá os serviços internacionais com duas operações diárias para Santiago (Chile) a partir de 7 de agosto e uma para Nova York (Estados Unidos), em dezembro. Seu programa de fidelidade, Amigo, com 4 milhões de clientes cadastrados, permite a emissão de passagens para mais de 1.300 destinos em todo o mundo, por meio das empresas parceiras na Star Alliance.

Ficha técnica

Título: Avianca Lovers
Duração: 1x 3’, 2x60”, 2x30”
Agência: Grey Publicidade do Brasil Ltda.
Cliente: Avianca Brasil
Produto: Institucional
Diretor de Criação Executivo: Adriano Matos
Diretor de Criação: Bruno Brux, Marcelo Bruzzesi
Criação: Bruno Brux, Marcelo Bruzzesi, Ale Koston
Co-Presidente e CCO: Rodrigo Jatene
Co-Presidente e COO: Marcia Esteves
Planejamento: Raquel Messias, Roberto Sandrin, Carolina Guimarães e Gabriela Ferraroni
Atendimento: Caroline Conrado, Juliana Saito
Mídia: Marcia Guerreiro
RTV: Mariana Mendes e Renata Ruas
Produção Gráfica: Robinson Silva e Rodrigo Giammarin
Produtora: Bando Studio
Diretor: Leandro HBL
Diretor de Fotografia: André Faccioli
Produção Executiva: Marcela Sutter
Edição: Bruno Lasevicius e Fernando Stutz
Produtora de Áudio: Nova Onda
Atendimento Produtora: Rafael Lopes Pontes
Produtor Musical: André Ramos (Orquestra Voadora), Passarinho e Raphael Bessa
Participação Especial: Banda Orquestra Voadora
Aprovação Cliente: José Efromovich, Frederico Pedreira, Tarcísio Gargioni, Flavia Zülzke