Desafios e tendências da mobilidade urbana são temas de fórum Quatro Rodas

Realizado em parceria com a Superinteressante, evento vai discutir os próximos passos para carros autônomos, o trânsito e a internet das coisas, além de um sistema de transporte mais solidário e inclusivo.

A mobilidade urbana é um desafio das grandes cidades. Com uma frota considerável de veículos nas ruas, baixo investimento em transportes públicos e pouco respeito às leis de trânsito, é necessário repensar políticas e implementar uma gestão mais eficaz. Para ajudar nesse processo, Quatro Rodas, maior revista do segmento no país, em parceria com a Superinteressante e patrocínio da Petrobras, BMW e Idea! Zarvos, realiza o Fórum Mobilidade. Marcado para quinta-feira (20), no Complexo Aché Cultural (Tomie Ohtake), em São Paulo, o evento vai reunir nomes como Sérgio Avelleda, secretário de Transportes da cidade de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, presidente da CET-SP e Guilherme Telles, diretor-geral do Uber no Brasil.

O Fórum Mobilidade tem como foco discutir a relação entre os carros, os pedestres e o dia a dia das cidades. "O jeito de nos mover pelas cidades está mudando rapidamente: bicicletas, Uber, carro compartilhado, carona solidária... Qual é o próximo passo? Qual será o futuro dos automóveis? É isso que esperamos responder no nosso fórum”, diz Zeca Chaves, redator-chefe da Quatro Rodas. Também serão abordados como desenhar cidades mais eficientes e os novos negócios da mobilidade.

O encontro contará com a abertura de Walter Longo, presidente do Grupo Abril. Na sequência, o painel “Autônomos e compartilhados: o novo papel do automóvel nas cidades” recebe os palestrantes Péricles Mosca, diretor da Maven, empresa de compartilhamento da GM Brasil; Conrado Ramires, fundador da Pegcar; e Matheus Moraes, diretor de Policy & Communication da 99.

Sérgio Avelleda, secretário de transportes de São Paulo, sobe ao palco em seguida para abordar “O sistema de transporte mais solidário e inclusivo”. Já as movimentações e oportunidades de mercado são tema de “Os novos negócios da mobilidade”, no qual a Liga Venture convida Bynd, Kit Livre, Tembici e Moovit, startups conectadas à mobilidade para apresentam seus cases.

Na mesa redonda “O trânsito e a internet das coisas” participam Severiano Leão Macedo, digital transformation advisor da Cisco; João Octaviano Machado Neto, presidente da CET-SP; e Ricardo Takahira, diretor da Associação Brasileira de Veículo Elétrico e especialista IOT automotivo. Logo depois outra mesa redonda, com a participação de Paulo Fonseca de Campos, do FabLab; Mateus Silveira, gestor do projeto O Futuro das Cidades na Fiat; e Renata Falzoni, jornalista e cicloativista, discutem a “Arquitetura Urbana: como desenhar cidades eficientes”. Para encerrar a manhã, o painel “O futuro da mobilidade urbana” contará com a presença de Guilherme Telles, diretor geral do Uber no Brasil, para falar sobre a evolução dos automóveis, mostrando quais são as grandes promessas para as próximas décadas.

SERVIÇO

Fórum Mobilidade Urbana

Local: Complexo Aché Cultural (Tomie Ohtake) – Rua dos Coropés, 86 – Pinheiros, São Paulo

Data: 20 de julho de 2017

Horário: 8h30 às 12h10

Fonte: Assessoria