Black Friday é sucesso para o turismo nacional e internacional

Sexta-feira de promoções foi um grande sucesso para agências de turismo online em diversas regiões do país

Brasileiros esperaram a Black Friday para adquirir diversos produtos, inclusive passagens aéreas. Com descontos de mais de 60%, as viagens também foram um sucesso de vendas na data mais esperada pelo comércio.

O interesse dos consumidores continuou semelhante em relação aos trechos nacionais, de acordo com dados do ViajaNet, com destinos como Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis e São Paulo entre os mais buscados, com tickets médios – já com as taxas inclusas – de R$ 549,92, R$ 333,21 R$ 465,27, R$ 315,73 e 358,19, respectivamente.

No entanto, entre os destinos internacionais apareceram algumas surpresas, como Johannesburgo, que foi o destino internacional mais comprado, com um ticket médio de R$ 853,76 já com as taxas. Buenos Aires (com ticket médio de R$ 708.16), Las Vegas (com preços a partir de R$ 1.388,87), Lisboa (a partir de R$ 1.895,73) e Toronto (por R$ 2.905,58) completam os 5 mais vendidos fora do país.

Os brasileiros também estiveram mais confiantes e dispostos a gastar mais em 2016 do que na edição dos anos anteriores. “O ticket médio de compra neste ano teve um grande aumento, comparado a 2015”, revela Gustavo Mariotto, Marketing Manager do ViajaNet. Em 2016, os consumidores gastaram em média R$ 1.344,62, enquanto no ano anterior o ticket médio foi de R$ 1.119,49.

Região Norte se destaca nas buscas

De acordo com o Google Trends, a região Norte do Brasil foi a mais engajada na busca por passagens aéreas durante a Black Friday, com Amapá, Amazonas Roraima e Acre tendo a maior participação. Em seguida ficaram os estados do Centro Oeste, como Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás.

A participação dos brasileiros, em geral, também foi recorde nesta edição do evento. Em 2016, apenas o site ViajaNet teve mais de meio milhão de buscas, indicando um aumento de aproximadamente 50% em relação ao ano anterior.