Viaje Seguro nas férias

Obrigatório em alguns países, o seguro viagem é item fundamental para auxiliar você em situações de emergência

Mais de 6 milhões de passageiros embarcaram nos aeroportos do Brasil para diferentes destinos, no ano passado, de acordo com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Os destinos internacionais responderam por 31,6% deste número, mais de 1.8 milhão de pessoas.

Na hora de planejar uma viagem, diversas etapas são importantes como, por exemplo, escolher o destino, pesquisar a melhor época do ano para cada região, ver passagens, hotel, definir a programação, comprar a moeda local em casas de câmbio, entre outras.

O que algumas pessoas não sabem ou, muitas vezes, não lembram, é que o seguro viagem também é um item de fundamental importância, sendo até obrigatório em alguns países e regiões, como em boa parte da Europa, através do Tratado de Schengen. Entretanto, mesmo nos países em que não é obrigatório, o seguro viagem é um cuidado importante para o viajante que quer se proteger de custos inesperados, especialmente diante de um acidente ou emergência como uma doença repentina, já que os custos lá fora são altos.

Apesar de ser mais usado em destinos internacionais, o produto também tem abrangência nacional, com coberturas que se adequam e podem auxiliar os viajantes em diversas situações. De acordo com o sócio-diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman Neto, “é fundamental que o segurado conheça todas as possibilidades de cobertura para contratar uma apólice de acordo com a necessidade de cada viagem. Além disso, o custo de um seguro pode variar dependendo, principalmente, do destino, da idade dos contratantes e da quantidade de dias que a viagem irá durar”. Outra medida importante é fazer uma simulação.