Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
04
janeiro
2015

2015:um ano de esperança

escrito por Bayard Boiteux
Quero  começar 2015, agradecendo a  todos os que me seguiram em 2014 e compartilharam comigo suas opiniões e pudemos assim em conjunto conversar e buscar soluções paras o Turismo. Devo confessar que foi um ano difícil mas que com muito trabalho conseguimos nossos objetivos. Criamos um canal de turismo no YouTube, hoje com 90 vídeos, fundamos a Associação dos Embaixadores do Turismo do RJ, ministramos 12 cursos de extensão, fizemos 40 palestras, demos consultoria para 05 empresas, escrevermos 65 artigos, concedemos 95 entrevistas, iniciamos um trabalho profícuo na gerencia de Turismo do Preservale, sob a direção de Nestor Rocha, iniciamos atividade docente no novo curso de turismo da Ucam, algumas parcerias foram desenvolvidas como a da Fundação Cesgranrio e da Escola técnica de Turismo Cieth. Foi também um ano triste com o fim da UniverCidade, onde dediquei parte da minha vida e que me deve uma quantia grande, que espero um dia receber pois fiz do curso de Turismo daquela Instituição, um dos melhores do país, reconhecido nacional e internacionalmente, com as praticas mais avançadas no campo do ensino do turismo. Acho que poderia ter feito mais e sobretudo compartilhado mais ainda o pouco que sei. Tentarei fazer em 2015 o ano das realizações que vão beneficiar um turismo sustentável.
Continuarei lutando, sem puxar o saco das autoridades e tendo a liberdade de dizer o que penso,respeitando os limites constitucionais e da liberdade do próximo.
O Preservale terá grandes desafios nas áreas de capacitação,promoção e sustentabilidade,previstos na Carta Preservale de desenvolvimento turismo sustentável do Vale do café. Deverá nascer o Convention Bureau do Vale do Café, um programa de capacitação para os municípios, sempre levando em conta o trabalho que foi sendo fortalecido desde a criação do Instituto, por Sonia Mattos e a saudosa Evelyn.
O ensino superior do turismo está em crise no Estado do Rio de Janeiro e precisamos buscar respostas criativas e empreendedoras. Talvez o Conselho de assessoramento ao Ensino do turismo, q ue criei e que agora sob a presidência do Prof Serpa, poderá ajudar a nova fase de reconstrução do ensino superior. Vamos torcer para que mais nenhuma faculdade feche no Rio e que tenhamos avanços nas propostas curriculares e seu modus operandi.
Inicio também 2015 com a criação do Instituto de Pesquisas e Estudos  do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, sob minha direção, para sistematizar todas as pesquisas feitas  no Estado do Rio e ainda desenvolver outras com o apoio decivisivo da Fundação Cesgranrio.
Espero escrever novos livros, fotografar muito e fazer exposições virtuais e físicas, viajar muito, muito mesmo para entender cada vez melhor a humanidade (conheço hoje 152 países) e fazer posts diários no FB/TwItter e nos meus blogs viajando com Bayard Boiteux e o presente que me foi gentilmente  concedido pelo Sergio Junqueira  do Portal Eventos e que tem me surpreendido pelo numero de leitores...
Enfim, são algumas ideias para 2015 e espero que apareçam novas oportunidades que me deixem colocar em pratica minha vontade constante de inovar...
Feliz 2015 e deixo claro  que todo o trabalho só consegue exito, se feito em grupo, com a colaboração de varias pessoas e com muito comprometimento ....
Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades