Diversidade e Turismo
Bayard Boiteux
"Turismo é aprender a conhecer outras culturas, respeitá-las e sobretudo fazer de cada morador um aliado no desenvolvimento turistico"
Bayard Boiteux
29
novembro
2015

A Carta de Turismo e sustentabilidade do RJ

escrito por Bayard Boiteux

UNISUAM –PRESERVALE-ASSOCIAÇÂO DOS EMBAIXADORES DE TURISMO DO RJ-FUNDAÇÂO CESGRANRIO-SITE CONSULTORIA EM TURISMO-BAYARD BOITEUX

Carta de Turismo e sustentabilidade do Rio de Janeiro

A presente carta ,fruto do I Seminario UNISUAM sobre Turismo e Sustentabilidade,realizado no Auditório Arapuan Motta ,no dia 11 de novembro de 2015,em função das palestras de Deise Correia-diretora da Resamundi,Vitor Vianna,diretor da Aventureiros de Nova Iguaçu,Sonia Mattos diretora executiva do Preservale e Bayard Boiteux coordenador do curso de Turismo da UNISUAM recomenda:

I-Adotar as recomendações do Codigo de Etica Mundial do Turismo nas políticas publicas de Turismo e nas ações da iniciativa privada.

II-Desenvolver políticas de sustentabilidade nos meios de hospedagem e nos parques naturais,como forma de fortalecimento da sobrevivência da humanidade.

III-Criar eventos no Estado do Rio de Janeiro que valorizem a preservação do meio ambiente e da cultura local e possibilitem a integração da comunidade com o trade turístico.

IV-Criar uma campanha de conscientização do RIO SUSTENTAVEL para os moradores dos principais polos turísticos do Estado,com ênfase na amabilidade..

V-Desenvolver uma certificação das propriedades que atendam o conceito de sustentabilidade com o selo Preservale.

VI-Criar o Prêmio UNISUAM/PRESERVALE que vai homenagear anualmente empresas ou pessoas que tenham desenvolvido projetos pioneiros.

VII-Estimular processos de certificação dos equipamentos e serviços turísticos que atendam critérios de sustentabilidade.

VIII-Estimular políticas de recuperação do patrimônio florestal,dos recursos hídricos,da paisagem e de cuidados com o descarte de resíduos sólidos.

IX-Colocar em prática a legislação em vigor,no que diz respeito a fiscalização para o uso sustentável dos recursos naturais e culturais.

X-Entender sustentabilidade,como um conceito que se aplica a três grandes áreas:natureza,cultura e sociedade.

Rio de Janeiro,11 de novembro de 2016.

Arapuan Netto

Reitor UNISUAM

Nestor Rocha

Presidente do Preservale

Carlos Serpa

Presidente Fundação Cesgranrio

Aloysio Maria Teixeira

Presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ

Bayard Do Coutto Boiteux

Presidente executivo do I Seminario UNISUAM sobre Turismo e sustentabilidade

Sonia Mattos

Coordenadora Geral do I Seminário UNISUAM Sobre Turismo e sustentabilidade

Arquivos
Buscar nos Blogs
O que deseja procurar?
Escritores
Newsletter
Receba as novidades